TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxoplasmose Conhecida Popularmente Como Doença de Gato

Por:   •  2/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.958 Palavras (8 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

LAURENE XAVIER BAIE RAMALHO

VIVIAN TAVARES BRITO SILVA

TOXOPLASMOSE

Mogi das Cruzes, SP

2015


UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

LAURENE XAVIER BAIE RAMALHO 11151504377

VIVIAN TAVARES BRITO SILVA 11151504400

TOXOPLASMOSE

[pic 1]

Mogi das Cruzes, SP

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 AGENTE ETIOLÓGICO        

2.1 TAXONOMIA        

2.2 CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS        

2.3 MORFOLOGIA        

2.4 CICLO EVOLUTIVO        

3 DESCRIÇÃO DA DOENÇA        


1 INTRODUÇÃO

        A toxoplasmose, conhecida popularmente como doença de gato, é uma infecção causada por um protozoário chamado Toxoplasma gongii. A doença é transmitida pela ingestão de alimentos contaminados ou pela transmissão mãe-filho, quando mulheres grávidas estão infectadas e não fazem o tratamento da doença.

        A doença não provoca sintomas na maior parte das pessoas, entre 80% a 90% dos casos e pode passar despercebida naqueles pacientes cuja imunidade é normal, porém pode ter conseqüências graves como cegueira, convulsões e morte,  quando a pessoa apresenta diminuição nas defesas imunológicas, por qualquer razão (Aids, câncer, ou até mesmo após uma doença muito debilitante), os sintomas podem se manifestar. No entanto, essa doença tem cura e seu tratamento é feito através do uso de antibióticos.

O hospedeiro definitivo da toxoplasmose é o gato doméstico e outros felinos; humanos e outros mamíferos são hospedeiros intermediários. A infecção em humanos inicia com a ingestão de cistos presentes em carne malpassada ou pelo contato com as fezes de gatos. No intestino delgado, a ruptura dos cistos libera formas que invadem a parede do intestino, onde eles são ingeridos pelos macrófagos e diferenciam-se em trofozoítos com multiplicação rápida (taquizoítos), os quais matam as células e infectam outras células. A imunidade mediada por células geralmente limita a dispersão dos taquizoítos e os parasitas entram nas células dos hospedeiros no encéfalo, no músculo e em outros tecidos, onde eles se desenvolvem em cistos em que o parasita multiplica-se lentamente.


2 AGENTE ETIOLÓGICO

2.1 TAXONOMIA

O Toxoplasma gondii está classificado segundo Levine et. al., (1980) da seguinte forma:

REINO Protista

SUBREINO Protozoa

FILO Apicomplexa

CLASSE Sporozoea

SUBCLASSE Coccidia

ORDEM Eucoccidiida

SUBORDEM Eimeriina

FAMÍLIA Sarcocystidae

SUB-FAMÍLIA Toxoplasmatinae

GÊNERO Toxoplasma

ESPÉCIE Toxoplasma gondii 

2.2 CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS

O toxoplasma gondii é um parasito intracelular obrigatório de baixa especificidade, com a maior parte dos apicomplexas, pois te a capacidade de infectar quaisquer animais homeotérmicos. Os protozoários que pertencem a este Filo possuem como principal característica, o complexo apical, permitindo-o invadir células nucleadas, vários tecidos e líquidos orgânicos. É prevalente na maioria das áreas do mundo e tem uma significativa importância médica e veterinária, por causar aborto ou doença congênita em seus hospedeiros intermediários.

Em algumas circunstâncias a toxoplasmose pode ocorrer em graus variáveis de morbidade que podem ocasionar seqüelas graves e fatais como acontece com cepas de maior virulência, uma carga infectante maior, uma via de penetração mais favorável e um hospedeiro com suas defesas orgânicas deficitárias. Os grupos de indivíduos mais susceptíveis incluem receptores de órgãos transplantados, pacientes com certos tipos de câncer e pacientes portadores da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Segundo Dubey (1987), a idade do animal, o gênero e a espécie também influenciam na susceptibilidade a T. gondii.

2.3 MORFOLOGIA

Toxoplasma gondii é encontrado sob três formas evolutivas importantes do ponto de vista da infecção e transmissibilidade:

  1. Taquizoítos: forma de multiplicação rápida produzida pelo ciclo assexuado do parasito em células nucleadas dos hospedeiros intermediários, características da infecção aguda. Apresenta a forma de arco com o extremo posterior arredondado e o anterior afilado. Constitui a forma menos resistente do parasito, sendo facilmente destruída pelas condições ambientais adversas, pela desidratação, variáveis osmóticas e pela tripsina ou pepsina. É encontrada na maioria das células e tecidos do hospedeiro e facilmente em líquidos biológicos, facilitando assim, sua manutenção no hospedeiro. Possuem importância epidemiológica por serem as formas transmitidas verticalmente, via gestação, constituindo um problema em Saúde Pública, e do ponto de vista médico, esta fase é importante, porque o parasito fica vulnerável aos fármacos.
  2.  Bradizoítos: estão contidos no interior dos cistos e caracterixa a forma de multiplicação lenta, nas infecções crônicas ou assintomáticas. São resistentes às enzimas proteolíticas e ao esfriamento à 4ºC por 30 dias. Possuem grande tropismo pelo cérebro, retina, músculos esqueléticos e cardíacos, órgãos ricos em células estáveis, sendo encontrado com menor intensidade em órgãos como pulmão fígado e rins.
  3.  Oocistos/esporozoítos: encontrados nas fezes de felídeos, resultantes do ciclo enteroepitelial do parasito que ocorre apenas no intestino de membros da família Felidae. Sobrevivem por longos períodos em condições ambientais adversas, podendo sobreviver por meses a anos em solo úmido e ser transportado mecanicamente por moscas, baratas, besouros e outros artrópodes. Sendo, portanto uma forma de resistência e de disseminação ambiental dessa parasitose.

 

2.4- CICLO EVOLUTIVO

        O ciclo de vida do T. gondii está bem estabelecido. É heteroxeno facultativo, tendo como hospedeiros definitivo representantes da família Felidae, entre eles o gato doméstico. Os caprinos e outros animais, bem como os homens são os hospedeiros intermediários. No hospedeiro definitivo ocorre a fase sexuada e assexuada, enquanto que no hospedeiros intermediário, passa por duas fases de desenvolvimento assexuado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (155 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com