TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paullinia Cupana Popularmente Conhecida como Guaraná

Por:   •  28/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 8

1 folha: sobre o guaraná

2 folha: propriedades alimentícias do guaraná

3 folha: eletrólitos do guaraná

4 folha: cafeína ou propriedades energéticas do guaraná

5 folha: discussões e resultados

6 folha: referencias

7 folha: resumo


Paullinia Cupana popularmente conhecida como guaraná, é uma planta da família das Sapindaceae. A planta é um cipó lenhoso (trepadeira) de caule sulcado com casca escura, que pode atingir até 10m de altura em área de floresta ou capoeira, crescendo sobre as árvores, em áreas abertas possui porte de arbusto podendo alcançar 2 a 3 metros. As folhas, compostas por 5 folíolos, tem coloração acentuadamente verde.As flores são brancas ou de cor amarelo clara, agrupadas ao longo do caule em inflorescência do tipo panícula.Os frutos aglomeram-se em cachos compridos e, quando maduros, possuem coloração avermelhada e apresentam-se entreabertos, exibindo sementes negras com arilo branco e espesso.

Muitas formas de explicar o seu surgimento, o guaraná possui uma bastante peculiar que é dada por uma lenda da tribo dos Maués que diz: Um casal de índios da tribo Maués foram presenteados com um filho, que lhes foram concebidos por Tupã o rei dos Deuses (na religião dos Maués). O menino cresceu bondoso, bonito e generoso. Porém Jurupari, o Deus da escuridão (na religião dos Maués) possuía extrema inveja do garoto e assim decidiu que iria tirar sua vida. Um dia, o menino foi coletar frutos na floresta e Jurupari se aproveitou da ocasião para lançar sua vingança. Ele se transformou em uma serpente venenosa e mordeu o menino, matando-o instantaneamente. A notícia rapidamente se espalhou, alguns raios caíram por perto de onde o corpo do garoto estava e sua mãe entendeu que eram mensagens de Tupã dizendo para que plantassem os olhos do menino, os índios acataram o pedido e no lugar onde plantaram nasceu o guaraná cujos frutos muito se assemelham a olhos humanos.

Cientificamente falando o guaraná tem seu surgimento em áreas tropicais, pois nessas áreas o cultivo é bastante propicio no que diz respeito à fertilidade do solo e temperatura. Nativo da floresta amazônica, o guaraná se adaptou e passou a ser cultivado em várias outras regiões do Brasil. O guaraná pode ser encontrado também no Peru e Venezuela, países próximos ao Brasil, porém é só no Brasil que ele é cultivado a nível industrial e de exportação. Os estados produtores são Acre, Amazonas, Rondônia, Pará, Bahia e Mato Grosso. O seu cultivo se dá em áreas quentes e úmidas, com temperaturas anuais entre 22ºC e 29ºC e umidade relativa de 80%. O seu plantio deve ser feito em um espaçamento de 5 x 3 metros, possibilitando assim o plantio de 666 plantas por hectares.

A adubação do solo é feita de acordo com os resultados da análise do solo, no caso do guaraná o pH do solo deverá estar entre 4,6 e 5,4. Recomenda-se que os solos possuam uma boa profundidade com o lençol freático, sendo muito bem drenados, porém sem que haja um alto excesso de água sobre o solo, ou seja, sem que haja problemas com o encharcamento do solo, deverão apresentar uma textura que possua boas condições de aeração e de retenção de água, sendo assim solos com baixo teor de argila, ou solos leves não são recomendados por apresentarem baixa capacidade de retenção de água e como conseqüência ocorrendo uma perda considerável de nutrientes. É recomendável também que o plantio seja feito em solos de média e de alta fertilidade natural, como por exemplo: terra roxa estruturada, latossolos vermelho-amarelo ou amarelo de estrutura argilosa.

O guaraná é uma fruta que possui uma vasta gama de utilidades, isso se deve ao seu elevado numero de propriedades alimentícias que podem se transformar em propriedades terapêuticas ajudando na manutenção de muitas ausências no corpo humano provocadas por alguma doença ou por uma má alimentação do individuo.

O guaraná possui muitas qualidades em sua composição, porém as que mais se destacam de forma considerável são as seguintes: Vitaminas A e B1; as vitaminas são compostos orgânicos que são essenciais na transformação da energia e auxiliando nas respostas imunológicas do organismo assim protegendo-o. A vitamina A, possui um papel muito importante na visão, no crescimento, desenvolvimento, manutenção da pele e imunidade do organismo do corpo humano. Sua formula estrutural é a seguinte (Imagem 1):

[pic 1]

A Tiamina ou vitamina B1 auxilia na decomposição química de carboidratos em glicose, fornecendo energia para o organismo; para a decomposição química das gorduras e proteínas, ajudando no funcionamento normal do sistema nervoso; e para o tônus muscular no estômago e no trato intestinal; além de ser benéfica para a pele, cabelo, olhos, boca e fígado.  Porém a vitamina B1 age principalmente mantendo o bom funcionamento do sistema nervoso e circulatório, prevenindo o envelhecimento, melhorando a função cerebral, combatendo a depressão e a fadiga. Formula estrutural da vitamina B1 (Imagem 2):

[pic 2]

Amido: O amido é um componente que esta disponível de forma abundante na natureza, para o corpo humano ele é muito importante para o cólon, pois serve como substrato para flora bacteriana assim as mantendo em funcionamento contínuo.  Formula estrutural do amido (Imagem 3) :


O guaraná possui eletrolíticos importantes a serem repositados ao corpo humano, este trabalho utilizará todos esses eletrolíticos para que sirvam de base para o repositor hidreletrolitico. Os eletrolíticos componentes do guaraná e a partir de agora do repositor hidroeletrolitico são os seguintes: Potássio; Trabalha na manutenção do equilíbrio do pH, na contratura das fibras musculares e na regulação do equilíbrio hídrico do corpo humano e manter a pressão arterial estável e a ausência de potássio no corpo humano pode levar o indivíduo a desenvolver a hipertensão.
[pic 3]

Fósforo: O Fósforo trabalha com o Cálcio, ajudando a construir o esqueleto e os dentes. Auxilia o corpo na utilização das vitaminas e armazena a energia obtida do metabolismo de macronutrientes. Participa da formação do DNA e das membranas celulares. Mantém o pH normal, sendo sua falta pode levar o indivíduo a desenvolver doenças que estão relacionadas a parte óssea do corpo humano.

Cálcio: É vital na formação e manutenção dos ossos e dentes, é também um importante mineral é essencial no processo de coagulação e ajuda a evitar o câncer de cólon. O Cálcio protege os dentes e os ossos contra toxinas, como o chumbo, também auxilia no controle de batimentos cardíacos e na transmissão de impulsos nervosos. Por ser um eletrólito com varias funções no corpo humano, sua ausência desencadeia muitas doenças no individuo, como por exemplo: formigamentos, taquicardia, deformidades ósseas, hipertensão e outros.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (124.6 Kb)   docx (37 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com