TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Final de Avaliação Nutricional II

Por:   •  27/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  10.757 Palavras (44 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 44

        

  1. Introdução

O aspecto cultural e as experiências pessoais, como o modo de preparo dos alimentos e o seu consumo propriamente dito, são alguns dos fatores que envolvem o consumo alimentar.

O consumo alimentar é considerado um dos principais elementos determinantes na saúde e na qualidade de vida que são susceptíveis de mudanças, por esse motivo é constantemente objeto de investigações.

A avaliação do consumo alimentar de cada indivíduo é de elevada importância, pois através dele é possível investigar a relação entre estado nutricional e saúde, identificar os padrões alimentares e além disso, planejar políticas e programas de segurança alimentar e nutricional.

Ao realizar a análise do consumo alimentar serão necessários métodos apropriados para estimar a ingestão de alimentos e nutrientes, alguns desses processos são: Recordatório 24 horas (R24H), Registro alimentar (RA) e Questionário de Frequência Alimentar (QFA). A escolha do método a ser utilizado vai depender do desenho e do objetivo do estudo, público alvo e dos recursos financeiros disponíveis.

A alimentação nutricionalmente adequada pode atuar tanto na prevenção quanto no tratamento das doenças. Desta maneira, tem-se verificado cada vez mais a importância da avaliação dos hábitos alimentares dos indivíduos.

O índice dietético é um método de análise da alimentação que tem por objetivo a determinação da qualidade da dieta através de um ou mais parâmetros, tais como a ingestão adequada de nutrientes, o número de porções consumida de cada grupo alimentar, dentre outros. Esses índices estão sendo estudados com a finalidade de realizar a avaliação global da dieta.


        

  1. Objetivos

O presente estudo tem por objetivo avaliar o consumo de nutrientes e calorias por meio de três inquéritos alimentares, que avaliam tanto o consumo atual quanto o habitual, são eles: Recordatório de 24 horas, Registro Alimentar (três dias) e Questionário de Frequência de Consumo Alimentar. Além disso, tem o propósito de descrever a importância da aplicação desses métodos no diagnóstico nutricional do indivíduo, construção dos formulários de inquéritos e a sua determinada aplicação.

Através disso, realizar uma análise crítica do consumo alimentar, levando em conta o estado nutricional (IMC), recomendações nutricionais e o padrão alimentar apresentado pelo indivíduo.

Finalmente, executar uma análise da alimentação do indivíduo, através dos índices dietéticos, que irão ser aplicados para determinar a qualidade da dieta.

PARTE I

  1. Recordatório Alimentar de 24 horas (R24H)

O Recordatório Alimentar de 24 horas serve para obtermos informação do consumo realizado nas últimas 24 horas. Assim, se a entrevista começa às 8:00 horas, o indivíduo deveria relatar seu consumo das 8:00 horas do dia anterior até às 8:00 do dia da entrevista.

É importante que os sujeitos não recebam nenhum aviso anterior que serão entrevistados para não alterar seus hábitos alimentares.

     3.1 Regras básicas que devem ser seguidas pelo entrevistador:

  • Deve permanecer neutro.
  • Nenhuma atitude, expressão ou fala deve demonstrar censura, surpresa, aprovação ou desaprovação em relação às respostas dadas.
  • Fazer as questões exatamente da forma como elas estão formuladas;
  • Não deixar que o indivíduo veja as questões e respostas.
  • Não encorajar conversas que não tenham relação com a entrevista.

3.2 Primeiros passos

 Deve-se explicar ao entrevistado:

  • O que será feito, dizendo que será solicitado que ele relembre e relate todos os alimentos e bebidas consumidas no dia anterior.
  • Informar ao entrevistado que o procedimento durará cerca de trinta minutos.
  • Garantir ao sujeito que os dados serão tratados de forma confidencial e que sua privacidade será respeitada.
  • Afirmar que o objetivo é coletar o dado de consumo alimentar e não julgar a alimentação do entrevistado.
  • Enfatizar que ele deve recordar todos os alimentos e bebidas consumidas.
  • Explicar que inicialmente o indivíduo deverá simplesmente listar todos os alimentos e bebidas consumidas e os horários, sem se preocupar com quantidades.

3.3 Conduzindo o Recordatório Alimentar de 24 horas

  • 1º passo – Listagem Rápida

Ele deve listar todos os alimentos e bebidas que consumiu no dia anterior, juntamente com o horário em que os alimentos foram consumidos.

  • 2º passo – Revisão da Listagem Rápida

O entrevistador deve anotar os horários e os alimentos e bebidas consumidos. Cada alimento ou bebida deve ser registrado em uma linha separada.

  • 3º passo – Questionamentos dos nomes das refeições

O entrevistador deve questionar os nomes das refeições, isto é, se aquela ocasião de alimentação constituiu um café da manhã, almoço, lanche da tarde etc.

  • 4º passo – Ciclo de Detalhamento

O entrevistador coletará mais informações sobre aquilo que foi ingerido. Deve-se questionar quais foram as quantidades ingerida quando todas as informações forem obtidas. As informações extras que serão coletadas variam de acordo com cada alimento, mas de forma geral pode-se dividi-las em tipo, sabor, procedência, marca e forma de preparação.

  • 5º Passo – Revisão

Este é o momento em que o entrevistador deve rapidamente revisar o formulário para verificar se ele deixou de coletar alguma informação relevante.

A Figura 1 apresentada o fluxograma dos cinco passos para a coleta do Recordatório Alimentar de 24 horas.

[pic 1]

  • Formulários criados para a abordagem do entrevistado e aplicação - Anexo 1

  1. Questionário de Frequência de Consumo Alimentar (QFA)

O Questionário de Frequência Alimentar (QFA) é usado para avaliação da dieta habitual das pessoas. É composto por uma lista de alimentos e bebidas cuja frequência de consumo é perguntada ao indivíduo. Com esse método, obtêm-se informações sobre o padrão habitual de consumo de alimentos ou nutrientes. O objetivo do QFA é mensurar o consumo de alimentos dos indivíduos por um determinado período de tempo, a partir de uma lista de alimentos, sendo que essa lista não deve conter menos de 50 itens e no máximo 130. Listas alimentares curtas subestimam, enquanto que listas longas superestimam a ingestão. O número de itens alimentares deve ser apropriado para ser tornar o QFA o mais real possível. Além disso, o QFA obtém informações retrospectiva sobre os padrões alimentares durante determinado período de tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.2 Kb)   pdf (589.1 Kb)   docx (112.1 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com