TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Distúrbios Alimentares

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal do Tocantins

FISIOLOGIA

Distúrbios Alimentares

Palmas- TO, 17 de março de 2015.

Introdução

A adolescência é um tempo de intenso e rápido crescimento e desenvolvimento físico, psíquico e social, trazendo um aumento das necessidades nutricionais assim como a habilidade do indivíduo em satisfazer estas necessidades. Os desequilíbrios entre o conteúdo alimentar e o gasto de energia, durante esta fase, causam um impacto sobre a saúde dos adolescentes. Os distúrbios alimentares na adolescência aparecem frequentemente, mas também podem se desenvolver durante a infância ou mais tarde na vida. Neste trabalho serão abordados os distúrbios alimentares, o que causa e suas consequências, destacando-se a anorexia e bulimia.

Os Distúrbios alimentares são as doenças mentais que causam distúrbios sérios na dieta diária de uma pessoa. Pode manifestar como comendo extremamente pequenas quantidades de alimento ou severamente comendo demais. Os Distúrbios alimentares quando manifestados em uma idade nova podem causar o prejuízo severo no crescimento, na revelação, na fertilidade e no bem estar mental e social total. Além, igualmente levantam o risco de uma morte adiantada. 

Os Distúrbios alimentares podem afetar homens e mulheres e são ligeiramente mais comuns entre mulheres. Frequentemente estas desordens começam durante a adolescência ou a idade adulta nova, mas podem igualmente tornar-se durante infância ou mais tarde na vida.

É importante considerar sempre as condições mais comuns que afetam o estado nutricional dos adolescentes: conteúdo alimentar ingerido inadequado, condição sócio econômica, doenças nutricionais específicas, fatores psicossociais e estilos de vida.

Desnutrição crônica

 Muitas vezes pode passar despercebida em adolescentes de baixa estatura com atraso puberal, mas deve ser sempre considerada como um diagnóstico provável nos adolescentes com déficits de IMC/idade igual ou menor que 5 e história positiva para situações de maior risco, como parasitoses, infecções crônicas, pobreza, desintegração ou falta de vínculos afetivos, familiares ou sociais e/ou evasão escolar. O papel da recuperação nutricional com alimentos de baixo custo, mas de alto valor nutritivo é fundamental para o adolescente romper este ciclo vicioso e recuperar seu potencial genético de crescimento e desenvolvimento.

Distúrbio alimentar do Frenesi

Isto é caracterizado por episódios frequentes de comer do frenesi. Os Indivíduos sentem a perda de controle durante estes episódios do frenesi. Comer do frenesi pode conduzir às consequências sérias da saúde tais como a obesidade, o diabetes, a hipertensão e a doença cardíaca.

Anorexia nervosa

Há uma perda pelo menos de 15 por cento do peso corporal resultando da recusa para comer adequadamente apesar do sentimento com fome. Há um medo não natural de tornar-se gordo. Há uma distorção da auto percepção. Pode haver uma tendência exercitar obsessiva. Uma proporção significativa de povos com anorexia igualmente desenvolverá a bulimia.

As causas deste distúrbio estão relacionadas à soma de fatores como pré-disposição genética, alterações nas concentrações de serotonina e noradrenalina, e a própria imposição de um padrão estético magro como sendo sinônimo único de beleza. Acometendo principalmente mulheres, 0,5 a 1,0% delas, os índices de homens com este distúrbio vêm aumentando nos últimos tempos.

Com o tempo, as mulheres Anoréxicas podem ir meses sem obter seus períodos, sofrem a perda de peso, podem sofrer da infertilidade, problemas como desidratação, anemia, hipoglicemia, insuficiência renal, atrofia muscular, descompasso cardíaco, perda de massa óssea, maior suscetibilidade a infecções, dentre outros, podem ocorrer; aumentando as chances de morte por parada cardíaca e choque hipovolêmico. Devido aos problemas psicológicos que pode desencadear ou se acentuar, tal como depressão, não são raros os casos de pacientes anoréxicos que acabam por interromper intencionalmente suas vidas.

Para o diagnóstico, avaliam-se os comportamentos, como perda rápida e exagerada de peso, sem motivos justificáveis, olhos fundos, perda de cabelos, preocupação extrema com o valor das calorias dos alimentos, medo excessivo de engordar, comportamentos depressivos, intolerância ao frio e recusa em participar de refeições familiares.

       Sendo a anorexia identificada, o tratamento deve ser realizado por equipe multidisciplinar, como psiquiatra, psicólogo e nutricionista, visando à recuperação gradativa do peso corporal e o equilíbrio emocional. Pode ser necessário o uso de remédios específicos, como antidepressivos. Mesmo após a melhora, o indivíduo deve permanecer em acompanhamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com