TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIDRARIAS, UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO

Por:   •  31/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE UNINTA ITAPIPOCA

CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO

ANA GABRIELLE ROCHA RODRIGUES

VIDRARIAS, UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO

ITAPIPOCA- CE

2022

ANA GABRIELLE ROCHA RODRIGUES

VIDRARIAS, UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO

Relatório submetido à Faculdade UNINTA de Itapipoca, da disciplina de Bromatologia do curso bacharelado em Nutrição.

Orientador (a): Rafaela Soares

ITAPIPOCA-CE

2022

INTRODUÇÃO

É de suma importância conhecer o laboratório de química utilizado para as análises bromatológicas, e saber os cuidados e importâncias das substâncias e precisões. O laboratório de bromatologia atua na execução de análises físico-químicas em alimentos, como a quantificação de proteínas, extrato etéreo, resíduo mineral total (cinzas), umidade, fibra alimentar, além de análises de vitamina C, atividade antioxidante e conteúdo de carotenoides. Para isso, dispõe de equipamentos, como destilador de nitrogênio, capela para exaustão de gases, mufla, estufas, balanças analítica e semi-analítica, espectrofotômetro visível e UV, extrator de gordura, banhos-maria, chapas de aquecimento, diversas vidrarias, dentre outros equipamentos.

Devido a necessidade de entendimento para manuseio e cuidados, entender sobre a função de cada uma é fundamental. Este conhecimento introdutório se faz imprescindível para as aulas práticas sobre a disciplinas, posteriormente.

METODOLOGIA

Os matérias observados e entendidos, foram:

Balão de fundo chato:

Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, fazer reações de desprendimento de gases e no aquecimento demorado de líquidos, utilizando-se, para isso, o tripé com tela de amianto ou chapa de aquecimento. Pode ser com e sem boca esmerilhada. Os balões de boca esmerilhada são usados para sistemas de refluxo. A borda dos balões de boca esmerilhada deve ser lubrificada com silicone.

Balão de fundo redondo:

Utilizado principalmente em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo, para o aquecimento de líquidos e reações de desprendimento de gases.

Balão para destilação:

Utilizado para destilações simples. A solução é colocada em um balão de destilação, que é aquecido por uma chama, até que o líquido com menor ponto de ebulição comece a evaporar. Antes de colocar a solução, a boca do balão é fechada com uma rolha com termômetro.

Béquer: 

Utilizado para aquecimento de líquidos, reações de precipitação, reações entre soluções, dissolução de substâncias sólidas e pesagem de sólidos.

Deve-se evitar o uso de bastão de vidro contra as paredes e o fundo do Béquer, pois o mesmo pode ser quebrado. Para levá-lo ao fogo, deve-se usar tripé com proteção de tela de amianto.

Erlenmeyer: 

Empregado na dissolução de substâncias, em titulações, no aquecimento de líquidos e em reações químicas. Não pode ser utilizado para determinar medidas precisas, mas sim medidas aproximadas. Sua boca estreita não permite que respinguem soluções e impede a evaporação de solventes voláteis.

Frasco Kitassato: 

Utilizado em sistemas para filtração a vácuo. Deve ser conectado, por meio de uma mangueira, a uma bomba a vácuo. Deve ser utilizado um trap entre o Kitassato e a bomba, para evitar a passagem de resíduos para o interior da bomba.

Funil analítico: 

Auxilia em transferências de líquidos, em filtrações, no enchimento de frascos e como suporte para papel filtro. Deve ser sempre usado apoiado em um anel de ferro apropriado, preso a suporte adequado, e nunca apoiado sobre o frasco de acondicionamento.

Funil de separação: 

Utilizado na separação de líquidos imiscíveis e na extração líquido/líquido. Também pode ser chamado de funil de decantação ou funil de bromo.

Almofariz ou gral com pistilo: 

Utilizado para triturar e pulverizar sólidos.

Banho-maria: 

Usado para aquecer substâncias sólidas e líquidas que não podem ser expostas diretamente ao fogo e que precisam ser aquecidas lenta e uniformemente.

Balança: 

Permite aferir massas de substâncias.

Bastão de vidro: 

Utilizado para agitar substâncias, facilitando a homogeneização e a introdução de líquidos em frascos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com