TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Técnica ao Mercado Municipal de São Paulo

Por:   •  20/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório: Visita Técnica ao Mercado Municipal

No dia 17 de março de 2018, nós alunos do 1º semestre do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera- Guarulhos, realizamos uma visita técnica ao Mercado Municipal de São Paulo, sob a supervisão da Professora Carla Rangel.

O objetivo da visita técnica foi mostrar na prática aos futuros Nutricionistas, como se dá a busca por alimentos e produtos ofertados no Mercado Municipal. Nosso ponto de encontro foi em frente ao açougue “Porco Feliz”, iniciamos nossa visita por volta das 09h30min, com duração de aproximadamente duas horas. Fomos divididos em grupos para que todos pudessem ouvir as orientações e explicações da professora, nos diversos setores visitados.

Iniciamos a visita no setor de “Açougue”, passando pelo primeiro box e nos deparamos com alguns produtos um tanto diferentes, o “pênis e os testículos” do boi. Segundo o atendente do açougue ambos têm efeito afrodisíaco, o que não passa de mito para atrair a clientela. Ao passar pelo box do “Porco Feliz”, encontramos uma grande variedade de produtos embutidos, processados, carnes nobres e exóticas. Além das carnes comuns de suínos, bovinos e aves, encontramos também as seguintes carnes exóticas: Avestruz, Cabrito, Capivara, Cateto, Coelho, Cordeiro, Cutia, Faisão, Jacaré, Javali, Pato, Queixada, Rã e Vitelo. Uma curiosidade sobre a carne de Javali: essa carne lembra a parte magra do porco comum, mas é escura como a bovina, sem estrias gordurosas e com sabor marcante. É mais consistente em sua textura e encolhe muito pouco ao ser cozida. Já no setor de “Peixaria”, encontramos uma grande variedade de peixes e frutos do mar, dos mais populares aos mais exóticos. Exemplos: lagosta, robalo, sururu, marisco com casca vivo, vongolle com casca vivo, caranguejo centolla, carpaccio de salmão, hambúrguer de salmão, caviar, entre outros itens vindos do mar. Uma curiosidade interessante citada pela Professora Carla, foi sobre a coloração do Salmão. Os peixes de coloração mais forte são criados em cativeiro e recebem corante na alimentação, e os de cores mais claras são criados livres em águas de baixa temperatura, e ao se alimentarem de camarões absorvem o pigmento “Astaxantina”, que gera a coloração rosada. Passamos também pelos “Empórios”, que comercializam castanhas, amêndoas, frutas secas, cristalizadas e desidratadas entre outros itens. Visitamos também os boxes que vendem produtos para quem busca alimentos naturais e mais saudáveis, como: a semente de girassol, sal do Himalaia, pimenta com limão, chá verde, entre outros. Entre esses produtos está a chia, conhecida por combater gordura abdominal. No setor de “Laticínios”, degustamos um queijo holandês e também encontramos outros tipos de queijos, como: o Emmental, Chancliche, Brie, Roquefort, Camembert, vários tipos de Parmesão, Gorgonzola entre outros. A professora nos apresentou durante a visita, o “Jacu Bird Coffee” ou Café do Jacu, que é produzido de forma curiosa em Domingos Martins, no Espírito Santo. Esse caro e exótico café tem seus grãos colhidos das fezes de uma ave chamada Jacu, que come os melhores frutos do cafeeiro, aqueles sem defeito e completamente maduros. Depois, os grãos são colhidos manualmente, limpos e beneficiados. No estômago do pássaro, o grão absorve ácidos e enzimas, reação que torna o café de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com