TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oscilação Anual do Preço do Repolho no Mercado Municipal de Malanje

Por:   •  9/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  5.051 Palavras (21 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇÃO

       A cultura do repolho (Brassica oleracea var. Capitata), é a hortaliça mais importante da família Brassicáceas, pertencente ao grupo das Crucíferas, tendo amplo destaque na alimentação humana, pois apresenta excelente valor nutritivo, é rico em vitaminas e sais minerais, destacando-se entre os alimentos mais populares, barato e de grande importância sócio-económica aos agricultores e consumidores (Oliveira et al., 2005). O repolho é economicamente a hortaliça de ampla distribuição (Nunes et al., 2005).

         É uma hortaliça de cabeça, e sua formação ocorre pela sobreposição das folhas, é fonte de vitamina C e rico em vitaminas B1, B2 e E, além de sais minerais, sobretudo cálcio e fósforo (Lana e Tavares, 2010). Ainda segundo as autoras, pode ser consumido cru em saladas, cozido em água ou leite ou fermentado (chucrute),

          O repolho é uma hortaliça folhosa, com grande versatilidade, não somente pelo seu valor nutritivo (Lédo et al., 2000; Filgueira, 2008). Tem carácter social, pois utiliza muita mão-de-obra, sendo cultivada essencialmente por pequenos agricultores (Silva Júnior & Yokama, 1988; Filgueira, 2008).

          Daquilo que é a origem do repolho, sabe-se que tem como região de origem a Costa Norte Mediterrânica, Ásia Menor e Costa Ocidental Europeia. Em sua forma selvagem, o repolho era utilizado pelos egípcios, sendo que o seu uso generalizou-se com as invasões arianas entre 2000 e 2500 antes de Cristo. Por ser considerado uma fina iguaria pelos gregos e romanos, era cultivado em suas diversas formas. Acredita-se que o repolho tenha sido introduzido na Europa pelos celtas no século IX. Na América, o repolho foi levado sementes pelos conquistadores europeus por volta do século XV, e estendeu-se por todo mundo. As brassicáceas constituem a família botânica que abrange o maior número de culturas oleráceas, ocupando lugar de destaque. As espécies constituintes dessa família foram oriundas da couve silvestre (Brassica oleracea var. silvestris). Dentre elas destacam-se a couve-flor (B. oleracea var. botrytis), o repolho (B. oleracea var. capitata) e o brócolos (B. oleracea var. itálica) por serem os mais cultivados e consumidos (Filgueira, 2000).  

          O repolho é uma planta herbácea, formada por inúmeras folhas que se imbricam, dando origem a uma "cabeça", que constitui a parte comestível da planta (Tivelli; Purqueiro, 2005). Constitui-se em alimento de excelente qualidade, apresentando teores apreciáveis de β-caroteno, cálcio e de vitamina C (Ferreira, Ranal, Filgueira, 2002). Além das diversas propriedades nutritivas, é alimento muito versátil à mesa e na indústria, podendo ser consumido cru, cozido, assado, frito, na forma de chucrute, picles e desidratado (Filgueira, 2000).

           Portanto o presente trabalho foi realizado com a finalidade de poder contribuir na solução do seguinte problema científico:

  • Quais são os principais elementos que está na base da oscilação (subida e descida), do preço do repolho durante o ano no mercado Municipal de Malange?

Objecto de investigação

  • Oscilação anual do preço do repolho no mercado Municipal.

Objectivo geral  

  • Identificar porque é que o preço do repolho oscila em períodos diferentes do ano no mercado Municipal.

Objectivos específicos

  • Fundamentar teoricamente os aspectos gerais sobre a oscilação anual do preço do repolho.
  • Identificar os factores da oscilação dos preços tendo em conta a demanda e a procura.
  • Avaliar quando temos um ponto de equilíbrio entre demanda e a oferta do repolho durante o ano.

Tarefa de investigação

  • Fundamentação teórica, dos aspectos gerais da oscilação do preço do repolho no mercado.
  • Identificação dos factores da oscilação do preço tendo em conta a procura e a demanda.
  • Avaliação quando temos um ponto de equilíbrio entre demanda e a oferta do repolho durante o ano.

Método de nível teórico

          Neste presente trabalho utilizamos o histórico lógico, para saber, o trajecto passado do nosso objecto de estudo que é o repolho, na nossa investigação, o surgimento e a sua propagação até os nossos dias.

          O indutivo - dedutivo que é um método teórico, através deste recolhemos informações por vários meios deduzindo as mesmas, que ajudar-nos-á a chegar a uma determinada conclusão, precisa atendendo a

         Analítico sintético nos permitiu ver a parte bibliográfica e a documentação do trabalho.

  Métodos de nível empírico  

          Observação nos permitiu saber o registo sistémico e planejado do produto no mercado, saber como é o produto como funciona e essencialmente registar visualmente e naturalmente aquilo que ocorre em temo real um determinado fenómeno assinalando os seus acontecimentos de acordo com o esquema previsto, directa ou indirectamente, acompanhado de uma guia.

       Entrevista, usamos para colectar dados através das amostras directamente com o sujeito acompanhado também de uma guia de perguntas com as amostras e as suas respostas.

CAPÍTULO I. FUNDAMENTAÇAO TEÓRICA DA CULTURA DO REPOLHO.

1.1.Origem da cultura do repolho.

            O centro de origem do repolho é na Costa Norte Mediterrânea, Ásia Menor e Costa Ocidental Europeia. Na forma original, o repolho era utilizado pelos egípcios, sendo que o seu uso tornou-se mais popular quando ocorreram as invasões arianas entre 2000 e 2500 a.C. A introdução do repolho na Europa ocorreu pelos celtas no século IX. Já na América a sua introdução se deu pelos conquistadores europeus no século XV. É uma planta herbácea, possui inúmeras folhas arredondadas e cerosas que se imbricam, formando uma cabeça compacta, que constitui a parte comestível da planta (Filgueira, 2008; Tivelli & Purqueiro, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (253.6 Kb)   docx (71.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com