TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR PAULO FREIRE, EM ILHÉUS, BAHIA

Casos: INTERAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR PAULO FREIRE, EM ILHÉUS, BAHIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  9.686 Palavras (39 Páginas)  •  857 Visualizações

Página 1 de 39

INTERAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR PAULO FREIRE, EM ILHÉUS, BAHIA

MARIA CLÁUDIA DOS SANTOS MARQUES

MARIA ELOINA DAS NEVES CONCEIÇÃO

Ilhéus, Bahia

2010

Maria Cláudia dos Santos Marques

Maria Eloina das Neves Conceição

Interação Família e Escola: um estudo de caso na Escola Municipal

Professor Paulo Freire, em Ilhéus, Bahia

Monografia apresentada para Faculdade Santo Agostinho como requisito para obtenção do título de Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar.

Orientadora: Regina Leite de Farias (MSc)

Ilhéus, Bahia

2010

Necessita-se superar a visão restrita do mundo e compreender a complexa realidade, ao mesmo tempo resgatar a centralidade do homem na realidade e na produção de conhecimento, de modo a permitir, ao mesmo tempo, uma melhor compreensão da realidade e do homem como um ser determinante e determinado.

Heloísa Lück

DEDICATÓRIA

Este trabalho é dedicado a todos que acreditam na Educação

como premissa para um mundo melhor.

AGRADECIMENTOS

Não poderíamos deixar de agradecer primeiramente a Deus, que foi o alicerce para essa caminhada, nos dando forças para a conquista e solidificação do edifício de nossas vidas.

Agradecemos aos nossos pais pela compreensão e presença na estrutura familiar nos proporcionando uma educação alicerçada em princípios e valores no âmbito pessoal e profissional.

Sinceros agradecimentos aos professores pelo enriquecimento dos nossos conhecimentos.

A toda equipe do IBEC por terem se demonstrado aberto para a resolução de situações diversas que surgiram no decorrer do curso.

A orientadora Regina Farias que, apesar de distante nos orientou de maneira paciente e eficaz na retirada de dúvidas e construção desse valioso instrumento para a convalidação do nosso curso.

Aos nossos colegas de sala pela participação nos estudos em grupo, nos fazendo enriquecer conhecimentos na troca de experiências.

A equipe gestora, professores e pais de alunos da Escola Municipal Professor Paulo Freire pela importante contribuição que possibilitou a concretização deste projeto e a todos enfim eterna gratidão.

LISTA DE FIGURAS

LISTA DE TABELAS

1. População do Município de Ilhéus nos anos de 1920, 1930 e 1935 65

LISTA DE QUADROS

1.Quadro de Matrículas da Rede Municipal de Ilhéus no ano de 2010 37

LISTA DE GRÁFICOS

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

CPA Comissão Permanente de Avaliação

EJA Educação de Jovens e Adultos

EMPAF Escola Municipal Professor Paulo Freire

OA Objetivos Alcançados Totalmente

ON Objetivos Previstos Não Alcançados

OP Objetivos Parcialmente Alcançados

PPP Projeto Político Pedagógico

RESUMO

A relação família-escola é, hoje, tema em destaque na discussão sobre o alcance do sucesso dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. A ausência dos pais às reuniões pedagógicas pode ser um indicativo do pouco acompanhamento da vida escolar das crianças por parte dos pais sucesso dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, definiu-se como objetivo geral dessa pesquisa argumentar teoricamente sobre a importância da interação família e escola, e como objetivos específicos: analisar o papel da família na educação dos filhos; enumerar os fatores que exercem maior influência na interação entre a família e a escola; descrever o papel da escola no processo de interação com a família e verificar como ocorre a interação entre a escola e a família na EMPPF. Para a obtenção dos dados foi desenvolvido questionários a um grupo de pais de alunos, professores, coordenadores e um orientador em séries diversificadas. Foi constatado que a importância da educação na vida de um cidadão, a responsabilidade familiar de educar e cuidar dos filhos e a consciência dos efeitos positivos da presença assídua da família na escola sobre o desempenho escolar dos filhos é consenso entre as diferentes classes sociais e intelectuais da população família e escola pesquisada, porém, uma parcela muito pequena demonstrou ter conhecimento do Projeto Político Pedagógico da escola em questão. Sendo assim, conclui-se que a sociedade necessita de uma parceria de sucesso entre a família e a escola, pois só assim poderá, realmente, fazer uma educação de qualidade e que possa promover o bem estar de todos.

Palavras-chave:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com