TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ASSOCIAÇÃO ENTRE DENTÍSTICA E PERIODONTIA NO TRATAMENTO ESTÉTICO COM LENTES DE CONTATO: RELATO DE CASO

Por:   •  6/10/2020  •  Resenha  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 4

UniAGES

CENTRO UNIVERSITÁRIO

ODONTOLOGIA BACHARELADO

PAULA SOUZA DOS SANTOS

A ASSOCIAÇÃO ENTRE DENTÍSTICA E PERIODONTIA NO TRATAMENTO ESTÉTICO COM LENTES DE CONTATO: RELATO DE CASO

A IMPOANCIA DA MUCOSA QUERATINIZADA NA IMPLANTODONTIA.

INTER-RELAÇÃO PERIODONTIA E DENISTICA RESTAURADORA NA LAPIDAÇÃO DE FACETAS CERÂMICAS.

LESÕES ENDODÔNTICO-PERIODONTAIS: DO DIAGNÓSTICO AO TRATAMENTO.

ORTODONTIA E PERIODONTIA – PARTE II: PAPEL AUXILIAR DA TERAPIA ORTODÔNTICA NO TRATAMENTO PERIODONAL.

Fichamento apresentado no curso de Odontologia do Centro Universitário AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Odontologia Integrada II, no 7º período sob a orientação dos professores: Vanessa Tavares, Gustavo Almeida e Gustavo Lima.

Paripiranga/Ba

2020.1

OKIDA, Ricardo Coelho; RAHAL, Vanessa; OKIDA, Daniela Secches da Silveira. A associação entre dentística e periodontia no tratamento estético com lentes de contato: relato de caso. Rev. Odontol. Araçatuba (Online), p. 59-64, 2015.

DA CUNHA, Leonardo Fernandes et al. Interrelação Periodontia e Dentística Restauradora na lapidação de facetas cerâmicas. 2013.

MAIA, Luciana Prado et al. Ortodontia e periodontia–parte II: papel auxiliar da terapia ortodôntica no tratamento periodontal. Braz J Periodontol, v. 21, n. 3, p. 46-52, 2011.

GONÇALVES, Manuela Colbeck; MALIZIA, Claudio; ROCHA, L. E. M. D. Lesões endodônticoperiodontais: Do diagnóstico ao tratamento. Braz J Periodontol, v. 27, n. 01, 2017.

NOVAES, Vivian Cristina Noronha et al. A importância da mucosa queratinizada na implantodontia. Revista Odontológica de Araçatuba, p. 41-46, 2012.

Nos dias atuais a busca pelo sorriso perfeito fica cada vez mais presente, o qual considera-se um sorriso perfeito quando há uma harmonia entre os elementos dentários e o tecido gengival, com isso se faz de extrema importância a interação entre Periodontia e Dentística restauradora no tratamento estético. De acordo com o artigo, fica evidente que o sucesso do tratamento restaurador estético está diretamente interligado a integração dos dentes com os tecidos periodontais, no entanto tona-se indispensável desde o inicio um bom planeamento consequentemente uma excelente execução.

No caso clínico exposto foram utilizadas algumas ferramentas como, cirurgia periodontal, a qual foi realizada após adequação do meio bucal, clareamento dentário (utilizando a técnica de uso domestico com supervisão do cirurgião dentista) e lentes de contatos, a fim de resolver problemas estéticos e promover um sorriso mais harmônico.

Em casos de pacientes que apresentem os dentes com resina compostas desgastadas e formas irregulares com desnível de altura gengival, um dos recursos que pode se utiliza é a utilização de cerâmicas odontológicas, a qual propicia uma excelente estética. Lembrando que em casos de pacientes que possuam inflamação dos tecidos periodontais é de estrema importância que se faça a adequação ao meio bucal, utilizando de raspagens, cirurgia periodontal (para harmonização gengival), bem como instrução de higiene oral.

Um outro aliado no auxilio ao sorriso é a utilização de aparelhos ortodônticos, porém em casos que a pessoa  possua doenças periodontais, o mau posicionamento dos dentes pode ser considerado  um fator complicador ao qual pode leva a perda prematura das unidades dentaria. Para tano, o mesmo só pode ser tratado ortodonicamente após terapia periodontal.

Em todos os artigos presente, explana a importância da periodontia, está é responsável pelo estudo dos tecidos normais, bem como pela prevenção e tratamentos das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes. Um dos artigos aborda as lesões endodontias periodontais, desde o diagnostico ao tratamento, este se apesenta como um desafio para o clinico, pois a existência simultânea de problemas pulpares e periodontais podem complicar no diagnóstico. Alguns patógenos encontrados vivos na polpa bem como nos tecidos perirradiculares em condições de doenças são as bactérias, os fungos e os vírus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com