TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eficácia da Fisioterapia no Tratamento da Disfunção Temporomandibular: Estudo de Caso

Por:   •  27/10/2015  •  Artigo  •  1.610 Palavras (7 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 7

A Eficácia da Fisioterapia no Tratamento da Disfunção Temporomandibular: Estudo de Caso

Isabelle Viera Ferreira

*Acadêmica de Fisioterapia

FALS – Faculdade Leão Sampaio

Email: isabellevferreira@gmail.com

Resumo: O estudo tem por objetivo destacar a eficácia da fisioterapia no tratamento das disfunções da articulação temporomandibular, assim como os benefícios alcançados com o tratamento. Estudo de caso: MPOF, 22 anos, sexo feminino, apresentou-se à clínica indicado pelo buco- maxilo queixando-se de dor em ATM do qual havia iniciado tratamento ortodôntico com confecção e uso de placa miorrelaxante. O protocolo da fisioterapia proposto foi composto de uso da cinesioterapia. A paciente foi submetida a três sessões semanais com duração de quarenta e cinco minutos num período de três semanas. Tratamento fisioterápico com finalidade de reagrupar músculos comprometidos e devolver a funcionalidade de ATM. A percepção da melhora dos sintomas foi apontada pela paciente após três sessões, já referia diminuição da dor, com desaparecimento da sintomatologia dolorosa após duas semanas.

Palavras-chave: Fisioterapia, Disfunção temporomandibular, Cinesioterapia.

Abstract: The study aims to highlight the effectiveness of physiotherapy in the treatment of temporomandibular joint disorders as well as the benefits achieved with treatment. Case Study: MPOF, 22anos old female presented to the clinic indicated by maxillo buco- complaining of pain in the ATM which had begun orthodontic treatment with and making use of occlusal splint. The protocol of the proposed physiotherapy consisted of use of cinesioterapia. The patient underwent three weekly sessions lasting forty-five minutes in a period of three weeks. Physical therapy aiming to regroup compromised muscles and return the ATM functionality. The perception of symptom improvement was indicated by the patient after three sessions, as referred pain reduction and disappearance of painful symptoms after two weeks.

Keywords: physical therapy, temporomandibular dysfunction, Cinesioterapia.

Introdução:

A articulação temporomandibular (ATM) compreende um conjunto de estruturas anatômicas que estabelecem uma relação entre o osso temporal, base do crânio e mandíbula. Está disposta entre o côndilo da mandíbula e na eminência e fossa articular do osso temporal (LÉON et al., 2005).

        A ATM é parte do sistema estomatognático, capaz de realizar movimentos complexos. A função e a estabilidade dessa articulação regem a mastigação, deglutição, fonação e a própria postura mandibular (QUINTO, 2000). Esta articulação constitui uma ligação móvel entre o osso temporal e a mandíbula, sendo esta do tipo sinovial, que se inter-relaciona anatômica e cinesiologicamente com as articulações adjacentes e da coluna cervical (OKESON, 1992).

        A causa das disfunções da ATM é multifatorial, isto é, há muitos fatores etiológicos envolvidos: formas agudas e crônicas, extrínsecas e intrínsecas de fatores traumáticos, assim como a disfunção muscular induzida pelo sistema nervoso central e ao nível da oclusão, são as mais prováveis causas das disfunções da ATM (ASH, RAMFJORD, SCHIMIDSESER, 2007).

        Dentre os fatores etiológicos, o fator mais comum está relacionado à odontologia, envolvendo alterações na oclusão; restaurações ou próteses inadequadas; lesões traumáticas ou degenerativas na ATM; alterações esqueléticas; ausências dentárias; mastigação unilateral; má postura; hábitos orais inadequados; bruxismo; tratamento ortodôntico incompleto; desarmonia nos músculos da mastigação, da língua, do pescoço; desarmonia dos suprimentos vasculares e neurais dos músculos citados anteriormente; e por fim, fatores emocionais, como por exemplo, o estresse (TOMACHESKI et al., 2004; LÉON et al., 2005).

        O diagnóstico de disfunção da ATM está baseado primariamente na avaliação clínica do paciente e, quando indicado, em outros procedimentos diagnósticos apropriados, por exemplo, radiografia, artrografia, imagem por ressonância magnética e artroscopia. A maioria dos pacientes com disfunção da ATM são tratados eficientemente com formas simples de tratamento, por exemplo: conservador, reversível, incluindo farmacologia, fisioterapia, aconselhamento e tratamento com férulas oclusais para estabilização. Quando um paciente não responde aos tratamentos conservador e reversível, e a severidade da dor que envolve a ATM interfere significativamente na sua qualidade de vida, outras formas de tratamento podem ser consideradas (ASH, RAMFJORD, SCHIMIDSESER, 2007).

        As DTMs podem ser divididas entre DTM relacionadas a dores articulares, como por exemplo, fraturas, anquilose, neoplasia, osteoartrite, entre outras; e DTM relacionadas a dores musculares, como nos casos em que há presença de miosites, mioespasmo, contratura miofibrótica (AUVENSHINE, 2007).

        Os sinais e sintomas relacionados às DTMs são: sons (estalidos ou clicking e crepitações), ressaltos articulares, subluxação, dor, limitações ou restrições nos movimentos mandibulares. A dor na região da articulação frequentemente está acompanhada por efeitos autonômicos, como mudanças na pressão arterial, pulsação, náusea e vômito (TOMACHESKI et al., 2004).

        O tratamento dessas disfunções, até bem pouco tempo restrito ao médico ortopedista e aos odontólogos , tem crescido bastante, abrangendo também fisioterapeutas, fonoaudiólogos e em alguns casos o acompanhamento do psicólogo. A essa equipe multidisciplinar cabe o papel de realizarem juntos o diagnostico e o tratamento adequado de tais alterações. (CARADONNA et al.,1997)

        A fisioterapia atua no tratamento reversível, tentando devolver a função da articulação comprometida. Para isso, necessita de uma avaliação precisa, englobando o individuo como um todo, mais focalizando-o para sinais e sintomas apresentados na DTM. Exercícios de relaxamento ou de adaptação para a função muscular tem se mostrado efetivos na redução de distúrbios funcionais dos músculos e para distender os músculos abdutores. (CARADONNA et al.,1997)

        Esse estudo teve como objetivo destacar a eficácia da fisioterapia no tratamento das disfunções temporomandibulares, bem como os benefícios alcançados com o tratamento.

Metodologia

        O protocolo da fisioterapia proposto foi composto de uso da cinesioterapia. A paciente foi submetida a três sessões semanais com duração de quarenta e cinco minutos num período de três semanas. Tratamento fisioterápico com finalidade de reagrupar músculos comprometidos e devolver a funcionalidade de ATM.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com