TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biossegurança Na Odontologia

Por:   •  16/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 2

O presente trabalho visa alertar os acadêmicos em odontologia para os perigos de transmissão das doenças infecto-contagiosas no consultório e clínicas odontologicas, analisando o modo como os alunos utilizam do material de biossegurança nas clínicas.

A aplicação correta dos conceitos de biossegurança é essencial para a manutenção da saúde do cirurgião dentista e sua equipe, assim como para evitar contaminação cruzada para seus pacientes.

Desta forma foi observado na clínica os seguintes procedimentos:

Cuidados clínicos iniciais; higienização das mãos antes e depois de qualquer tipo de atendimento, lavagem feita de maneira completa.

Foi utilizado equipamentos de proteção individual, para a proteção dos acadêmicos e de seus pacientes. São eles; gorro, máscara, óculos de proteção, avental, luvas e sobre luvas.

As cadeiras odontologicas foram encapadas onde o acadêmico tera contato direto com as luvas durante os procedimentos, o material utilizado é o filme de pvc, as manetas do refletor, os apoios de braço e de cabeça da cadeira do paciente, qualquer tipo de comando digital para as mãos que o equipamento possa ter tambem deve receber esse  tipo de proteção. Foi encapado as canetas de alta rotação, baixa rotação e a seringa triciple foi utilizado saquinhos apropriados.

Os pacientes utilizaram bababor com cordão metálico autoclavável, o material que foi utilizado sempre aberto pelo auxiliar assim não há contaminação do material que será utilizado e mais de um paciente ou procedimento.

Após cada procedimento cada material foi descartado de acordo com sua natureza, conforme descrito no RSS ( resíduos de serviços de saúde), estes são os resíduos biologicos, químicos, perfurocortantes e comuns tendo um destino específico para cada categoria.

A limpeza do instrumental odontologico foi feita com equipamentos de proteção individual específico, usando luva de látex para limpeza pesada, utilizando detergentes neutros ou enzimáticos através da imersão completa do instrumental, sendo procedidos pela sua lavagem imediata em água corrente, todos devidamente desmontados com a máxima precaução para evitar acidentes, alimpeza manual tambem é realizada com escovas.

Após a limpeza procedendo se a secagem e levado para desinfecção e esterelização.

As canetas foram lubrificadas de acordo com as indicações do fabricante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (29.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com