TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cirurgia x Ansiedade

Por:   •  28/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

Diante de nossa revisão literária observamos que o consultório odontológico têm sido um dos ambientes causadores de ansiedade e medo nos paciente. Somente a ideia de ser submetido a um tratamento odontológico, já coloca o paciente em um grau de nervosismo, sendo a extração do dente, o principal causador do desconforto do paciente, geralmente ela se dá no período pré-operatório e isto pode acarretar no comprometimento da procura pelo tratamento e consequentemente em uma saúde bucal precária.

Ansiedade é um estado psíquico de receio ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa.

O paciente com sinais de ansiedade pode ser identificado pelo seu comportamento e avaliação ou pelo reconhecimento de alguns sinais e manifestações, como: queixa verbal, inquietação, agitação, midríase, palidez da pele, transpiração excessiva, sensação de formigamento das extremidades, hiperventilação, aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, choro e distúrbios gastrintestinais.

A relação entre o cirurgião-dentista e o paciente é muito importante neste momento, pois é uma forma de prevenção diante do tratamento, o profissional deve explicar e informar todo o procedimento a ser feito para o paciente, pois na maioria das vezes o paciente não é informado ou não teve nenhuma experiência com esse tipo de tratamento, ocasionando assim maior grau de ansiedade.

O objetivo deste estudo é avaliar a ansiedade dos pacientes pré-operatórios da clinica escola de odontologia da UNIFSP, analisando o grau por meio de questionários (Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar – HADS), visando também enfatizar a importância da integralidade no tratamento odontológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (25.6 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com