TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação plena entre os profissionais e a clarificação de conteúdos

Por:   •  10/1/2018  •  Artigo  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 5

Seja bem vindo(a) ao fórum de discussão da disciplina COMUNICAÇÃO EM SAÚDE. Sou a Prof. Dra. Beatriz Acampora, Doutora em Saúde Pública, Mestre em Cognição e Linguagem, Psicóloga.

Neste espaço vamos discutir o Caso de Harvard:  Children’s Hospital e relacionar com nossas aulas e experiências profissionais.

Resumo do caso de Harvard - Children’s Hospital: Esse caso apresenta todo o processo envolvido para a criação de um sistema interno de detecção e controle para minimizar possíveis erros médicos no Children’s Hospital. Após um sério erro que quase ocasionou a morte de uma criança, por falha no processo de instrução de enfermeiros, o hospital desenvolveu vários protocolos que possibilitaram uma sensível redução nos riscos e uma melhor comunicação entre as esferas envolvidas no processo de investigação.

1)Qual a importância de uma comunicação estruturada na hora de solucionar problemas?

2) Como uma comunicação plena entre os profissionais e a clarificação de conteúdos pode evitar erros de entendimento.  Ofereça exemplos.

 A comunicação plena entre os profissionais e a clarificação, devem ser pensadas  visando aperfeiçoar o sistema público de saúde e assegurar a participação dos cidadãos na construção das políticas públicas da área. Sendo assim, qualquer tipo de forma, que possa ser utilizado neste processo: oral, escrita, simbólica ou gestual e eletrônica estaremos sempre efetuará uma comunicação. Para isso, é fundamental pensá-las com base nos princípios e diretrizes do SUS.

Alguns fatores têm sido considerados cruciais para o desenvolvimento da comunicação efetiva entre os membros da equipe de assistência à saúde, tais como: contato dos olhos, escuta ativa, confirmação da compreensão da mensagem, liderança clara, envolvimento de todos os membros da equipe, discussões saudáveis de informações pertinentes, consciência situacional. Esta se refere à compreensão do ambiente atual e à capacidade de antecipar com precisão problemas futuros

Dessa forma, nas instituições de saúde a comunicação é a base principal da sustentabilidade de toda estrutura pois, uma falha no processo pode causar danos irreparáveis aos usuários do sistema. Sendo assim, ela deve ser mais cuidada e clarificada, para que não existam erros.

Por exemplo, uma falha na aplicação de uma prescrição medicamentosa ou de um procedimento cirúrgico, por exemplo, pode acarretar na morte do paciente. Infelizmente isso não é raridade no Brasil e nem mesmo nos EUA onde a legislação é muito rígida quando se trata de erros praticados por profissionais de saúde.

3)Analise a importância do processo de comunicação dentro de uma instituição de saúde.

4) Os objetivos da entrevista sobre a sequência de eventos oportunizada pelo Diretor associado de Assuntos Médicos da Clínica eram: entender o que aconteceu de errado, identificar as oportunidades de melhorar e dar apoio aos profissionais de saúde, aos pacientes e às famílias envolvidas. Como esse perfil poderia ser aplicado na resolução de problemas cotidianos na assistência em saúde?

Os nossos temas para debate são:

  1. Os métodos de cura funcional da infecção pelo HIV

A cura funcional significa que o vírus do HIV não foi completamente eliminado do organismo, mas ele passa a ficar indetectável e controlado. Entre os métodos testados e liberado para o tratamento do HIV está  Terapia Antirretroviral (TARV), que conseguem suprimir a carga viral circulante no sangue e evitar a progressão da infecção.

Contudo, eles são incapazes de penetrar nos reservatórios do vírus formado pelos vírus em estado de latência.

2- As vantagens e a descrição do método TRM no diagnóstico da tuberculose.

O TRM é um teste automatizado, simples, rápido e de fácil execução nos laboratórios. O teste detecta simultaneamente o Mycobacterium tuberculosis e a resistência à rifampicina em aproximadamente 2 horas. O TRM-TB utiliza a técnica de reação em cadeia da polimerase em tempo real para extração, amplificação e detecção do DNA do M. tuberculosis e triagem de cepas resistentes à rifampicina. O teste é executado com risco mínimo de contaminação, podendo ser executado em laboratórios com condições mínimas de biossegurança.

Entre as vantagens esta a sensibilidade do TRM-TB que é maior comprados baciloscopia (cerca de 90%, comparada a 65%). Além disso, o teste detecta a resistência à rifampicina com 95% de sensibilidade. Outra grande vantagem são as altas especificidades para a detecção do M. tuberculosis (99%) e para a resistência à rifampicina (98%).

3 - As correlações entre saúde bucal e Diabetes Mellitus

O Diabetes é uma doença que tem como característica principal o excesso de glicose no sangue e, quando não controlada, pode ocasionar complicações sistêmicas crônicas, como, por exemplo: problemas renais, oculares, vasculares e bucal, entre outras. O problema bucal mais comum e mais prevalente encontrado nos portadores de Diabetes é a doença periodontal. Sendo assim,  seus níveis de glicose no sangue quando não controlados, o diabético tem maior chance de desenvolver doença gengival avançada podendo evoluindo para uma periodontia e consequentemente a perder de estrutura dentel quando comparado a pessoas que não têm diabetes. Dessa forma, como todas as infecções, a doença gengival pode ser um fator que eleva o açúcar do sangue e pode tornar o controle do diabetes mais difícil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com