TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do cirurgião dentista no psf

Por:   •  4/5/2018  •  Monografia  •  3.489 Palavras (14 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 14

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI

A IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO DENTISTA NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA 

HIAGO DIAS GARCIA

JANAÚBA-MG

 2017


        

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI

A IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO DENTISTA NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA 

HIAGO DIAS GARCIA

Artigo científico apresentado a FAVENI como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Saúde da família

Janaúba - MG

2017


AGRADECIMENTOS

“AGRADEÇO A DEUS, POIS SÓ ATRÁVES DELE TUDO É POSSÍVEL.”


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...........................................................................................
  1. Breve resumo sobre a história da odontologia: dos modelos assistencialistas ao PSF
  2.  A situação da saúde bucal no PSF
  3.  Atribuiçoes do cirurgião dentista no PSF

5

7

8

9

2. METODOLOGIA........................................................................................

10

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO.................................................................

10

4. CONCLUSÃO............................................................................................

13

5. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................

14

6. ANEXOS ..................................................................................................

35

7. APÊNDICE.................................................................................................

36

A IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO DENTISTA NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA 

Janaúba 2017

Hiago Dias Garcia  

                                                                                                                                                                         

                                                                                             

RESUMO

O sistema de saúde brasileiro passou por muitas mudanças nas ultimas décadas. A principal foi a criação do Sistema Único de Saúde,na década de 80, com o objetivo de corrigir o modelo assistencial de saúde no país. Para reestruturar esse sistema que só funcionava até então na teoria foi criado o Programa de Saúde na Família em 1994, tendo ele o principal objetivo priorizar as ações de proteção e recuperação, além de alcançar a integralidade e a universalidade e atenção sobre os problemas de saúde bucal da população brasileira, pois a partir de então foi propiciado o acesso,planejamento e viabilidade de uma Odontologia com qualidade no SUS. Portanto esta pesquisa tem o objetivo de mostrar a importância da inclusão da odontologia no PSF, não somente do ponto de vista de recuperação à saúde, mas também ao vinculo estabelecido junto a população atendida. Esta pesquisa trata-se de um estudo bibliográfico que visa relatar a história da saúde bucal brasileira nos modelos assistencialistas antecedentes ao SUS e a inclusão da odontologia no PSF, a coleta dos dados foi realizada em livros, artigos,de revista e periódicos de várias bases de dados.Foram utilizados nessa pesquisa textos em português publicados nos últimos 14 anos.

Palavras chave: odontologia, SUS, PSF, importância.

 

1. INTRODUÇÃO

  Foram grandes as mudanças ocorridas no campo da odontologia nas ultimas décadas, principalmente no que diz respeito à eficiência, capacidade de oferta e a qualidade das novas técnicas oferecidas à população. Algumas melhorias da saúde bucal da população brasileira foram conseguidas a partir da fluoretação das águas de abastecimento sendo ainda pouco relevante, pois num país populoso como o Brasil ainda nos deparamos com uma população em situação precária, no que diz respeito á saúde bucal, onde pouco ainda tem acesso ao tratamento odontológico.

A saúde brasileira também passou por mudanças sendo a principal delas a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1988, com intuído de possibilitar um acesso mais democrático às ações de serviços de saúde, sendo esse novo sistema norteado pelos princípios da equidade, integralidade, universalidade e igualdade, trazendo para odontologia brasileira o desfio da reformulação de suas práticas para que esses princípios fossem assegurados.

Em 1994 houve uma reestruturação do SUS, sendo criado Programa de Saúde da Família (PSF), sendo a odontologia incluída seis meses após a criação do programa, motivada pela situação caótica que se encontrava a saúde bucal da população brasileira, através da assinatura da portaria 1.444 de 28 de dezembro do ano 2000 pelo então ministro da saúde José Serra. Essa inclusão tinha em vista o aumento da cobertura de serviços básicos odontológicos no Brasil através de sua implantação nos programas de atenção básica.

 As equipes do PSF eram compostas apenas de médico e enfermeiro. Em 1997, foram incorporados o auxiliar de enfermagem e quatro a seis agentes comunitários de saúde. O cirurgião-dentista foi inserido nessa proposta somente no ano 2000, com a criação das Equipes de Saúde Bucal para mudar os serviços odontológicos prestados. Somente a realização de procedimentos curativos não estava gerando o resultado esperado, ou seja, a necessidade de ampliação do acesso da população brasileira às ações de promoção, prevenção e recuperação da Saúde Bucal; a necessidade de melhorar os índices epidemiológicos da Saúde Bucal da população e a necessidade de incentivar a reorganização da Saúde Bucal na atenção básica foram os motivadores da implantação das ações da Saúde Bucal no Programa de Saúde da Família. O cirurgião-dentista, o auxiliar de consultório dentário e o técnico de higiene dental foram incluídos na equipe (LIMA, WATANABE, PALHA,2006).
                  Diante das considerações acima, é de grande relevância as informações sobre a história da odontologia, desde os modelos assistencialistas ao atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (168.6 Kb)   docx (390.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com