TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia

Por:   •  23/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

ASSÉDIO MORAL

Todo o tipo de assédio, tanto moral quanto físico, em um ambiente comum ou de trabalho deve ser denunciado e apurado pela polícia. Porém também temos que ter cuidado com a má fé das pessoas, que às vezes, simplesmente por serem cobradas pelo seu serviço, denunciam dizendo que estão sendo assediadas; porém, para esse serviço de apuração, nós temos a polícia.

Muitas vezes caímos no erro de culpar uma instituição inteira por conta do erro de um único indivíduo, as instituições privadas ou estatais, são formadas por indivíduos, que devem ser responsabilizados individualmente, se um gerente de uma companhia por exemplo, comete assédio com seus funcionários, esse, deve ser punido rigorosamente individualmente, porque não foi a instituição que agiu, o poder de fazer o bem ou o mal não vem de instituições e sim de indivíduos, ou seja, o gerente que cometeu o assédio que deve ser punido unicamente.

Muito se fala em como combater o assédio moral no trabalho, se você combate o assédio moral com o intuito de punir os que assediam seus colaboradores, acho válido; porém, se diz que irá acabar com o assédio moral completamente, creio que essa pessoa diz essas palavras pra ganhar algo com isso, porque não tem como controlar ações de indivíduos, humanos tem o livre-arbítrio, então esse tipo de situação sempre irá acontecer em uma sociedade, o que podemos fazer pra evitar que esse tipo de situação ocorra, é através da valorização da cultura, da educação e do respeito entre os indivíduos, fazendo boas ações pra que sirva como exemplo pro seu próximo, respeitando o seu chefe ou o seu empregado. Uma sociedade é composta de indivíduos, e cada um responsável pelo seus próprios atos, ou seja, se cada um se preocupar com a sua própria conduta, iremos viver em uma sociedade mais tolerável.

Uma boa forma de combater o assediador é o uso da tecnologia existente hoje, qualquer pessoa consegue facilmente um equipamento que filme hoje em dia, portanto, o uso dessa tecnologia é de suma importância, pois assim, será a prova definitiva do assédio, não havendo espaço pra defesa do assediador. Então o que poderia ser feito é trabalhar na conscientização do trabalhador, para que ele possa saber como agir nesse caso.

“ O homem é por natureza um animal social” (Aristóteles). E também por natureza é um animal que tem a capacidade de decisões, então devemos saber lidar com a liberdade de cada um, sem generalizar problemas, e passar a culpar indivíduos, através da ordem e respeito mútuo, esses problemas irão melhorar, nunca irão desaparecer, mas deixará de ser algo comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com