TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Lentes de Contato

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.427 Palavras (10 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 10

ENCERAMENTO DIAGNÓSTICO

Quando múltiplas alterações estiverem indicadas, um enceramento diagnóstico deve ser realizado sobre os modelos de estudo para facilitar a visualização da forma, posição e proporção das futuras restaurações, que devem ser realizadas de acordo com o melhor arranjo funcional e estético possível. Este enceramento é muito interessante para os pacientes com dificuldade de imaginar todas as possíveis modificações que podem ser realizadas em seu sorriso após o tratamento restaurador. Além de facilitar a comunicação entre profissional e paciente, o enceramento diagnóstico pode ser muito útil durante os procedimentos diretos e indiretos. Sua aplicabilidade clínica será melhor comentada posteriormente. O enceramento diagnóstico é uma reprodução em cera das modificações que podem ser realizadas nos dentes. A cera é esculpida sobre um modelo de gesso, que é uma copia quase fiel da situação inicial do paciente. Enquanto o enceramento está sendo feito, o esquema oclusal é desenvolvido de maneira apropriada para a situação específica encontrada. Através das técnicas de enceramento, as características naturais dos dentes serão obtidas e analisadas.
O enceramento de diagnóstico realizado nos modelos de estudo irá auxiliar o cirurgião-dentista a verificar os possíveis locais propostos para a instalação dos implantes, bem como definir a localização, direção e inclinação destes, e o seu alinhamento e relacionamento com os dentes remanescentes, facilitando, desta forma, a tarefa na obtenção da prótese final. O enceramento de diagnóstico é uma etapa essencial na avaliação do paciente.

O enceramento diagnóstico permite um estudo da arcada e das dimensões de cada elemento dentário do paciente. É confeccionado a partir de um modelo de gesso que será encerado em laboratório de acordo com as dimensões ideais de cada elemento dentário e de sua respectiva arcada permitindo assim uma reanatomização dos mesmos. Com isso, a reprodução dessa nova anatomia se torna possível através da moldagem deste enceramento diagnóstico a partir da qual será confeccionado um mock-up, que é um dispositivo confeccionado em resina acrílica ou resina bis-acrílica com o objetivo de transferir para a cavidade bucal do paciente uma espécie de restauração provisória que permite a visualização dos resultados do trabalho final proposto no plano de tratamento.

USO DO ENCERAMENTO DIAGNÓSTICO PARA LAMINADOS CERÂMICOS

Os laminados cerâmicos baseiam-se na idéia de reposição do esmalte dentário por uma fina lâmina de cerâmica aderida ao dente, estes são nada mais nada menos do que finas camadas de porcelana que são colocadas sobre os dentes para mudar seu formato, cor ou tamanho. Em casos específicos, não há necessidade de realização do preparo dentário. Para o desgaste da superfície do esmalte é essencial restabelecer o volume original do dente. Para isto, o uso de um enceramento diagnóstico e uma correspondente matriz de silicone é imperativo a esta consideração.
Para os procedimentos indiretos, a forma e a espessura do preparo dental são variáveis possíveis para o sucesso das restaurações cerâmicas e diferentes geometrias de preparos podem ser encontradas na literatura. Dentre as várias técnicas de preparo descritas, independente do autor e tipo de tratamento proposto, um dos objetivos principais é a máxima preservação das estruturas dentais sadias, desta forma, pode-se utilizar uma matriz para nortear a espessura de desgaste. Esta matriz é obtida pela moldagem do enceramento diagnóstico e deve ser recortada no sentido horizontal, de forma a utilizar somente a face vestibular da mesma. Posiciona-se a matriz nos dentes antes de iniciar o procedimento de preparo para verificar sua estabilidade e correto assentamento, porém quando o posicionamento dos dentes não permitir que isto ocorra, alguns desgastes prévios serão necessários. Durante o preparo dental esta mesma matriz deve ser novamente posicionada para avaliar os locais específicos a serem desgastados, permitindo assim preparos mais conservadores. O espaço necessário na região incisal pode ser controlado com uma matriz palatal e após a finalização de todo preparo é necessário o posicionamento da matriz para verificar se há uma espessura adequada para a confecção da restauração. Portanto, a quantidade de desgaste da estrutura dental é calculada tendo em vista o resultado final da restauração cerâmica e não em relação ao que está presente no paciente, como era realizado na técnica convencional da silhueta. Resulta-se assim em preparos minimamente invasivos e com máxima preservação da estrutura dental sadia. Assim demonstra que a utilização do enceramento diagnóstico com o auxílio das matrizes de silicone facilita a confecção de restaurações diretas, auxilia no planejamento de laminados cerâmicos e permite a realização de preparos dentais tendo em vista o resultado final estético desejado.

A IMPORTÂNCIA E A TÉCNICA DO ENCERAMENTO DIAGNÓSTICO PARA LAMINADOS CERÂMICOS E RELATOS SOBRE O CASO

Basicamente, o enceramento serve para reconstruir a porção desgastada dos dentes e substituir os dentes ausentes, de modo a determinar corretamente o plano oclusal, os contatos simultâneos nos dentes posteriores e guia anterior.
A importância do enceramento diagnóstico associado a um planejamento integral para a obtenção de reabilitação oral ideal foi evidenciada porque também atribuiu a esta técnica a função de ser guia e, ao mesmo tempo, servir de demonstração para o paciente do trabalho a ser executado e do provável prognóstico funcional e estético. Este autor relatou um caso de micrognatismo, perda de dentes e de dimensão vertical cuja reabilitação oral só foi possível após análise oclusal, enceramento diagnóstico, planejamento integrado com especialidades afins e instalação de próteses métalo-cerâmicas superior e inferior. Com o enceramento diagnóstico é possível prever a estabilidade oclusal, a liberdade de movimentos mandibulares e a ausência de interferências, que, por sua vez, são essenciais para o equilíbrio do aparelho estomatognático. Na análise do inter-relacionamento da prótese dentária com implantodontia fundamentada na literatura pertinente, concluíram pela importância do enceramento diagnóstico para o nivelamento do plano oclusal. Recomendaram, para tanto, a perfeita sintonia no trabalho dos cirurgiões e protesistas, uma vez que, para a realização de implantes, é crucial a condição do rebordo alveolar. É por meio deste procedimento - o enceramento diagnóstico - que os protesistas podem avaliar o caso antes de qualquer cirurgia para posicionamento de implantes ósseo integrados ou da colocação de próteses fixas, de modo a garantir o resultado final ideal da prótese colocada.
A importância do enceramento diagnóstico extrapola a fase de planejamento. A sua relevância tem sido atestada também na fase de tratamento , durante a qual o sobre contorno das regiões cervicais deve ser evitado, de modo que se evite, igualmente, o acúmulo de placa bacteriana e se facilite o acesso à higienização . Isso, porém, só é possível a partir do preparo adequado que, por sua vez, depende do melhor entrosamento possível com o técnico de laboratório. Habitualmente, o enceramento diagnóstico é realizado pelo protético em laboratório. Para tanto, o cirurgião dentista clínico molda a boca do paciente, procede ao vazamento que resulta no modelo em gesso da boca deste paciente e executa a montagem em articulador. O protético, então, se encarrega de esculpir os espaços edêntulos ou completar dentes desgastados ou quebrados. Trata-se, contudo, de um processo relativamente complexo para o aluno de graduação em Odontologia ou para técnicos menos experientes. Por outro lado, o mercado dispõe de fôrmas dentárias cujo uso dispensa que os alunos tenham que esculpir a superfície oclusal, procedimento mais difícil e delongado. Este trabalho, portanto, refere-se ao relato de um caso em que a técnica de enceramento diagnóstico foi realizada com modificações, no sentido de torná-la mais fácil e mais rápida para o aluno, permitindo-lhe otimizar o atendimento odontológico público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (183.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com