TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atenção Primária de Saúde

Por:   •  15/12/2019  •  Seminário  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

A atenção primária de saúde (APS) expressa um entendimento de uma atenção não especializada, ofertada em locais que deveriam ser o primeiro contato dos pacientes ao um sistema em que ela pertence. Teve sua primeira definição na “Conferência Internacional Sobre Cuidados Primários de Saúde”, realizada em Alma-Ata em setembro 1978 na República do Cazaquistão. De acordo com a declaração, os cuidados essenciais à saúde, baseados em tecnologias acessíveis, que levam os serviços de saúde o mais próximo possível dos lugares de vida e trabalho das pessoas, constituindo assim, o primeiro nível de contato com o sistema nacional de saúde e o primeiro elemento de um processo contínuo de atenção. A APS tem como objetivo ser o primeiro nível de atenção de um sistema de serviços de saúde, o qual funciona como uma porta de entrada. É a APS que determina o trabalho de todos os outros níveis do sistema, organizando a utilização dos recursos, básicos e/ou especializados, direcionados para a promoção e manutenção da saúde, fornecendo um cuidado para o indivíduo e não só o agente principal da enfermidade. Sendo assim, cabe à APS realizar a articulação com os demais níveis de complexidade, formando uma rede integral de serviços de saúde.

Os cidadãos de Porto Alegre podem ter acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) por Unidades Básicas de Saúde (UBS) que oferecem essa atenção primária. As unidades realizam atendimento como: pré-natal, consultas, vacinas, procedimentos para crianças e adolescentes, mulheres, homens e idosos, o A APS tem como objetivo ser o primeiro nível de atenção de um sistema de serviços de saúde, o qual funciona como uma porta de entrada. É a APS que determina o trabalho de todos os outros níveis do sistema, organizando a utilização dos recursos, básicos e/ou especializados, direcionados para a promoção e manutenção da saúde, fornecendo um cuidado para o indivíduo e não só o agente principal da enfermidade. Sendo assim, cabe à APS realizar a articulação com os demais níveis de complexidade, formando uma rede integral de serviços de saúde.

Os cidadãos de Porto Alegre podem ter acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) por Unidades Básicas de Saúde (UBS) que oferecem essa atenção primária. As unidades realizam atendimento como: pré-natal, consultas, vacinas, procedimentos para crianças e adolescentes, mulheres, homens e idosos, orientações em saúde, teste rápido de doenças sexualmente transmissíveis e outros atendimentos eletivos. No momento da entrada no serviço, os usuários contam com o acolhimento realizado pela equipe para auxiliar na identificação do melhor atendimento para a sua necessidade.

As equipes de saúde são compostas basicamente por técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, que podem ser médicos de família ou clínicos gerais, pe

A APS tem como objetivo ser o primeiro nível de atenção de um sistema de serviços de saúde, o qual funciona como uma porta de entrada. É a APS que determina o trabalho de todos os outros níveis do sistema, organizando a utilização dos recursos, básicos e/ou especializados, direcionados para a promoção e manutenção da saúde, fornecendo um cuidado para o indivíduo e não só o agente principal da enfermidade. Sendo assim, cabe à APS realizar a articulação com os demais níveis de complexidade, formando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com