TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE ODONTOLOGIA ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA VI

Por:   •  30/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.500 Palavras (14 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

CURSO DE ODONTOLOGIA

ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA VI

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Unidade de saúde do bairro Jaqueline – Içara

CRICIÚMA – 2015

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

CURSO DE ODONTOLOGIA

ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA VI

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Unidade de saúde do bairro Jaqueline – Içara

Trabalho realizado com o intuito de verificar a situação de saúde bucal e geral do município de Içara, mais precisamente bairro Jaqueline. Sob supervisão dos professores Diego Anselmi, Luiz Gustavo e Luiza Lessa.

Acadêmicos:

Aline Rech

Caio Henrique Dos Santos

Deivid Freitas

Eduarda Dagostim

Felipe Léoli

Henia Karolina

Isabela Vieira Gonçalves

Kamyle Arns

Maria Cláudia Celestino

Mariel Muller

Ramon Bocianoski

Rosimeri Pereira

Soraia P. Da Cunha

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1        METODOLOGIA        4

2        RESULTADOS E DISCUSSÃO        5

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

4        REFERÊNCIAS        8

APÊNDICES        9

1 INTRODUÇÃO

        

O Programa de Saúde da Família(PSF) começou em 1993 e apresentou um grande crescimento nos últimos anos. A consolidação do PSF causou mudanças nas Unidades Básicas tradicionais (unidades de saúde integradas por clínico gerais, ginecologistas, obstetras, pediatras e enfermeiras que não trabalham em equipe) para torná-las unidades de saúde da família (unidades só com Equipes de Saúde da Família). A Saúde da Família deve ser entendida como um modo de mudar o atendimento às pessoas (reorientação do modelo assistencial) mediante a implantação de equipes integradas por diferentes profissionais (multiprofissionais) em Unidades Básicas de Saúde (UBS). A Estratégica de Saúde da Família(ESF) busca concretizar os princípios de integralidade, universalidade e participação social e constitui importante pilar para a ampliação do acesso, qualificação e reorientação das práticas sanitárias embasadas na promoção da saúde.O município de Içara,de acordo com o IBGE,a população em 2014, era aproximadamente de 52.284 mil habitantes, sendo implantado o PSF em maio de 2000 e hoje conta com 18 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e 06 equipes de saúde bucal (ESB).

        A saúde bucal influencia com certa relevância a saúde geral das pessoas, assim como o bem estar. Boa saúde bucal significa melhor convivência social, comunicabilidade, melhores condições de mastigação, que proporcionam prazer na degustação de diversos tipos de alimentos, autoconfiança social, ou seja, qualidade de vida(PETRY et.al.,2000).

A maioria dos problemas bucais é passível de prevenção por meio de métodos investigativos e ações. Quando a saúde bucal está comprometida, o sofrimento ocasionado pelas doenças bucais tendem a interferir nos diversos setores da vida. Dor, desconforto, noites mal dormidas causadas pelas patologias bucais, tais como a cárie dentária, a doença periodontal, as erosões dentárias, a fluorose dentária ou o câncer bucal, compromete a saúde como um todo(PETRY et al.,2000).

Programas preventivos são pouco comuns nos países em desenvolvimento, justamente onde são maiores os problemas de saúde bucal e menores as ofertas de serviços curativos. No Brasil, sabe-se que a odontologia curativa - por seu caráter privado, individualista e de altos custos - tornou-se inacessível a cerca de 90% da população brasileira(PINTO,2013).

Segundo (BRASIL,2004) a Política Nacional de Humanização (PNH) preconiza que os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tenham suas ações pautadas em princípios de integralidade e gestão participativa. Visa um trabalho conjunto entre a rede de serviços, gestores e profissionais da saúde, juntamente com a atuação dos usuários, sempre levando em conta as sugestões sobre o processo de atenção, criando um ambiente propício para promoção da saúde e de cuidados cada vez mais dignos e humanos. Para que isso aconteça, é necessário a junção de fatores: financiamento e tecnologia, vontade política e social, postura   ética    dos   profissionais e co-gestão   visando a desfragmentação e desverticalização dos processos de trabalho.

Como em qualquer outra atividade, no setor de saúde a informação deve ser entendida como um redutor de incertezas, um instrumento para detectar focos prioritários, levando a um planejamento responsável e a execução e ações de que condicionem a realidade às transformações  necessárias.Planejamento é um processo de tomada de decisões que,com base na situação atual,visa a determinação de providências a tomar objetivando atingir uma situação futura desejada.A Organização Mundial da Saúde define Sistema de Informação em Saúde(SIS),como um mecanismo de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária para se planejar, organizar, operar e avaliar os serviços de saúde.Considera-se que a transformação de um dado em informação exige, além da análise, a divulgação, e inclusive recomendações para a ação.Assim,como o SIS,o DATASUL,visa promover a agregação de dados,para planejar ações voltadas ás necessidades da comunidade.O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional (BRASIL,2004).

Com intuito de melhorar a qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde,o Ministério da Saúde desenvolveu uma estratégia para avaliar e acompanhar o desempenho dos profissionais,além da infraestrutura,equipamentos,a disponibilização dos medicamentos e a satisfação dos usuários. Lançado em 2011, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso á Atenção Básica( PMAQ) contemplou em seu primeiro ciclo a adesão de equipes de Saúde da Família e de Atenção Básica, incluindo equipes de saúde bucal. Existem quatro fases dentro deste programa:adesão,desenvolvimento,avaliação externa e pactuação;seria desde o planejamento dos compromissos acordados até certificação das respectivas unidades que alcançaram os resultados.Junto ao PMAQ,outro programa foi implantado para estabelecer o incentivo financeiro federal,voltados a construção,reforma e ampliação das unidades,seria o Requalifica UBS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (431.9 Kb)   docx (268.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com