TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCRIÇÃO MODELO DE CARGOS NATURA

Por:   •  27/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  3.287 Visualizações

Página 1 de 6

DESENHO DE CARGOS

De acordo com Chiavenato (2009, p. 206) “cargo é um conjunto de funções (conjunto de tarefas ou atribuições) com uma posição definida na estrutura organizacional, isto é, no organograma. A posição define as relações entre o cargo e demais cargos da organização”.

[pic 1]        

Fonte: google.imagens.com.br


O posicionamento de um cargo no organograma indicará as vinculações, condições e relações do cargo em questão.

Um cargo no organograma terá definido:

- Seu nível hierárquico

- Sua subordinação (a quem se reporta)

- Seus subordinados (quem responde para ele)

- Sua divisão ou departamento.

        Considerando o organograma acima temos como exemplo um colaborador, o qual integrou-se à organização como vendedor em uma loja física. O mesmo possui um nível hierárquico de acordo o seu cargo, tendo como sua subordinação um supervisor de vendas e como subordinados os vendedores “ a campo” o qual todos fazem parte do departamento/ divisão de vendas.

        [pic 2]

Fonte: google.imagens.com.br

A administração de cargos na empresa Natura procura determinar a posição de cada cargo com os demais. O desenho do cargo é extremamente importante para a empresa, pois com ele é possível definir todas as atribuições dos cargos, dos métodos de trabalho, sua relação entre demais cargos e consequentemente a definição dos níveis hierárquicos da empresa.

De acordo com Chiavenato (2010, p. 200 – 201), o desenho do cargo especificará o conteúdo do cargo, os métodos de trabalho e a relação com os outros cargos da organização. Também apresenta como sendo a forma como cada cargo é dimensionado e estruturado. Envolve conteúdo do cargo, qualificação e recompensas, bem como o seu posicionamento na estrutura organizacional.

DESCRIÇÃO MODELO E DESENHO DE CARGOS

O grupo Natura prioriza o recrutamento interno como forma de valorizar, motivar, desenvolver e oferecer oportunidades de crescimento a nossos colaboradores.

O processo de elaboração e descrição dos cargos serve para gerenciar o plano de carreira dos mesmos analisando estratégias e planos táticos, após esta etapa seguimos para validação e descrição do cargo o qual passará pela aprovação da presidência ou sindicato irá validar o cargo de acordo a faixa salarial proposta.

Após concluída essas duas etapas teremos o processo de especificação de requisitos, ex:  Ensino superior em gestão de RH, uma vaga a qual temos como pré-requisito: inglês intermediário, boa comunicação, fluência verbal, informática avançado e perfil de liderança, posteriormente temos a titulação da vaga a qual iremos determina- lá como: Analista de RH.

Todos os cargos devem ter um perfil definido pela empresa, para que sejam ressaltadas as competências essenciais e funcionais. O recrutamento interno ou externo deve respeitar esse perfil, principalmente no que refere às competências essenciais da Natura, logo abaixo temos o organograma da empresa.

[pic 3]

Fonte: google.imagens.com.br

MONITORANDO PESSOAS

        Monitorar significa seguir, acompanhar, orientar e manter o comportamento das pessoas dentro de determinados limites de variação. Em uma cultura democrática, o controle externo deve ser substituído pelo autocontrole e autonomia das pessoas em direção as metas resultadas a serem alcançados.        

        O planejamento   e desenvolvimento   dos colaboradores do grupo Natura são realizados de forma contínua, não se restringindo ao período de contratação.     Ao   longo na permanência do funcionário são avaliados no desempenho de suas funções, potencial individual, vontade de crescimento profissional e em seus desejos de mobilidade.

        O processo de monitoração de pessoas relacionado com o desenho organizacional e de cargos, e a avaliação de desempenho. Este processo objetiva posicionar as pessoas dentro das organizações mostrando suas devidas tarefas e esclarecendo o seu papel, objetiva também conhecer as exigências de cada cargo em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes. A avaliação de desempenho revê as atividades passadas avaliando o desempenho frente aos objetivos organizacionais.

        A partir dessa avaliação é construído um plano de desenvolvimento individual, para que o colaborador Natura esteja pronto para desenvolver várias atividades em diferentes áreas já no Brasil ou em uma filial internacional. O Grupo Natura busca acompanhar as atividades para garantir que o planejamento seja bem executado e os objetivos alcançados adequadamente.

BANCO DE DADOS DE RH

        O processo de monitorar envolve o banco de dados e sistemas de informações de gestão de pessoas. Tendo como objetivos acompanhar, seguir, orientar e manter o comportamento em certos limites. Um banco de dados deve controlar todas as informações cadastrais do pessoal, e os sistemas de informações serão utilizados para acompanhar e controlar as atividades.

        Banco de dados é a base de todo o sistema de informações. Ele é como um sistema de armazenamento e acumulação de dados devidamente codificados e disponíveis para obtenção de informações (conjunto integrado de arquivos relacionados logicamente).

        O Grupo natura utiliza do sistema SAP desde 2003, como ferramenta visando facilitar a implementação destes dados os dados são registros que quando classificados, armazenados e relacionados entre si permitem a obtenção de informação.

Neste novo sistema implantado SAP HR, contém informações de 6,8 mil colaboradores como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (588.2 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com