TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos de Gestão Natura S/A

Pesquisas Acadêmicas: Modelos de Gestão Natura S/A. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.926 Palavras (16 Páginas)  •  964 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ASPECTO ESTRUTURAL EMPRESARIAL 4

2.1.1 Modelos de Gestão Natura S/A 5

2.1.2 Gestão de Pessoas 7

2.1.3 Gestão de Riscos 8

2.1.4 Identificação no Setor de Atuação 9

2.2 CÓDIGO DE ÉTICA 11

2.3 SISTEMA DE INFORMAÇÃO 12

3 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

A empresa Natura nasceu numa garagem em 1969, e hoje é uma das marcas mais valiosas do Brasil.

NATURA, a marca que virou sinônimo de cosméticos no Brasil, foi fundada em 1969 por Antonio Luiz Seabra, Guilherme Leal e Pedro Passos, como um laboratório e uma pequena loja de cosméticos, situada na rua Oscar Freire, em São Paulo. Nela, Seabra, seus sócios e apenas sete de funcionários, vendiam seus produtos e prestavam consultoria. Foi atendendo e conversando com seus clientes que constatou o potencial transformador dos cosméticos, visto que o ato de tratar da pele é expressão de auto-estima do indivíduo.

A marca foi lançada baseada na qualidade dos seus produtos e na força do conceito de ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e a serem mais felizes. A NATURA era movida pela paixão do produto cosmético como importante veículo de autoconhecimento e percepção e seu poder de transformação na vida das pessoas.

Alguns anos depois passou a ser líder de mercado, a empresa também foi quatro vezes considerada a melhor empresa brasileira do setor, pela publicação: “Melhores e Maiores" da revista Exame e 10 anos no Guia da Melhores: 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006.

Por essas e por outras razões que hoje a Natura é uma das empresas mais bem vistas perante o mercado empresarial, seus modelos de gestão e vendas são um exemplo a ser seguido.

Seguido por seu crescimento desde cooperados a funcionários ela busca mais que a excelência, mas um modelo de boas práticas onde o diferencial é cuidar bem desde o fornecedor, colaborador até o cliente final.

Sua trajetória fez com que nosso grupo se identificasse e buscasse mais informações no site da empresa e fez com que admirássemos ainda mais seu modelo organizacional.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ASPECTO ESTRUTURAL EMPRESARIAL

A Natura é uma empresa privada, líder no mercado nacional na produção e comercialização de cosméticos, fragrâncias e itens de higiene pessoal.

Razão Social: Natura Cosméticos S.A.

CNPJ/MF: 71.673.990/0001-77

Endereço: Rodovia Régis Bittencourt, s/n. º, km 293, Potuverá, Edifício I, CEP 06882-700 – Itapecerica da Serra – SP

A Natura está presente no Brasil, Argentina, Peru, México, Colômbia e França onde mantém uma loja e um centro-satélite de pesquisa e tecnologia.

O fundador da Natura sonhava na sua criação, em oferecer junto com os produtos, o bem-estar para as pessoas, tornando-as, assim mais felizes consigo mesmas, nos seus relacionamentos e em harmonia com o meio ambiente. Surge então, a razão de ser que é a "criação e comercialização de produtos e serviços que contemplem e promovam o binômio bem-estar/estar bem" (catálogo informativo da empresa). A visão de mundo do fundador está presente na criação da empresa e justifica que o Bem-Estar é a relação harmoniosa, agradável do indivíduo com o outro, ou seja, com o mundo.

Porte da empresa: classificada como empresa de grande porte, a Natura é uma empresa que recebe tratamento diferenciado por alguns governos por possuir uma estrutura de maior capacidade de produção, pela quantidade de empregados e faturamento da empresa, vários bancos investem em empréstimos em especial o BNDS.

O número de funcionários hoje passa de 5.000 (cinco mil) colaboradores e mais de 500.000 (quinhentos mil) consultores espalhados em pelo menos 4.900 (Quatro mil e novecentos) municípios no Brasil e no exterior.

Hoje a empresa esta estrutura no seguinte organograma:

Fonte: pesquisa internet

2.1.1 Modelos de Gestão Natura S/A

A Natura, fundada em 1969, começou como uma pequena empresa na Vila Mariana, que produzia somente cosméticos destinados ao cuidado com a pele, e que eram comercializados em uma única loja localizada na Rua Oscar Freire, no bairro dos Jardins, em São Paulo. Nesses 44 anos, incluindo as linhas de produtos da empresa incluem itens de perfumaria, maquilagem, cuidados com a pele, shampoo e banho, e com um faturamento bruto de mais de 3,246 bilhões de Reais, tornou-se, em 2005, a primeira empresa desse segmento de mercado, superando a Avon, que no mesmo ano obteve um faturamento estimado de 3,1 bilhões de Reais, e que até 2004 era líder de mercado (CORREA, 2006).

De acordo com Pedro Passos, Presidente de Operações, a história do crescimento da empresa se caracteriza por ciclos. O primeiro vai de 1969 até o final da década de 1980. Nos primeiros cinco anos, a empresa lutou com todas as dificuldades das pequenas e microempresas, buscando alternativas para sobreviver e expandir. Em 1974, com a adoção do modelo de venda direta, iniciou-se a primeira fase de expansão.

O ano de 1989 marca o início do segundo ciclo de crescimento da empresa, com a fusão das quatro empresas que formavam o sistema Natura - Natura, L’Arc en Ciel e duas distribuidoras - e ampla reorganização interna que deram início à constituição atual da Companhia, além de uma nova composição acionária que possibilitou acomodar interesses divergentes (CORREA, 2006).

A década de 1990 caracterizou-se como uma nova fase de expansão dos negócios com intensos investimentos em pesquisas de novos produtos, adoção de novas tecnologias e início do processo de profissionalização da empresa, com o afastamento gradual dos três acionistas principais do dia-a-dia da empresa.

Com a implantação do plano Real em 1994 e a consequente estabilização da economia, a Natura passou por um novo período de expansão e chegou ao final da década como uma das empresas líderes de mercado.

O terceiro ciclo da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com