TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIRETRIZES DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE BUCAL

Por:   •  25/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

LUCAS STEIN HUNTERMANN E NATHAN WALTER

DIRETRIZES DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE BUCAL

Balneário Camboriú

2017


LUCAS STEIN HUNTERMANN E NATHAN WALTER

[pic 3]

DIRETRIZES DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE BUCAL

Trabalho apresentado à disciplina de Saúde Pública e Sistema Único de Saúde,do Curso de Graduação em Odontologia, da Faculdade AVANTIS, como requisito parcial para aprovação.

Prof. Orientador: Nome do professor, Titulação do Professor.

Balneário Camboriú

2017[pic 4]


INTRODUÇÃO

As idéias apresentadas no artigo apresentam uma reorganização da atenção em saúde bucal, tendo o conceito do cuidado como a parte mais importante de redirecionar o modelo, aderindo a uma concepção de saúde não centrada somente no auxilio aos doentes, mas principalmente na promoção da boa qualidade de vida e diminuição nos fatores que a colocam em risco.

Inicio para a cidadania, o desenvolvimento da consciência dos aspectos que condicionam e determinam um dado estado de saúde e dos recursos existentes para sua prevenção, promoção e recuperação. A construção do cuidado traz a proposta de humanização do processo de desenvolver ações e serviços de saúde. Enfatiza a responsabilização dos serviços e dos trabalhadores da saúde, em construir, com os usuários, a resposta possível às suas dores, angústias, problemas e aflições de uma forma para que não apenas se produzam consultas e atendimentos, mas que o processo de consultar e atender venha a produzir conhecimento, responsabilização e autonomia em cada usuário.

  Os profissionais da equipe de saúde bucal devem desenvolver a capacidade de propor alianças, seja nas ações desenvolvidas com as áreas de saneamento, seja no interior do próprio sistema de saúde de saneamento, educação, assistência social, cultura, transporte, entre outras. Na área da assistência essas diretrizes são apontadas como fundamentais para a ampliação e qualificação da atenção básica, possibilitando o acesso a todas as faixas etárias e a oferta de mais serviços.

PRINCÍPIOS NORTEADORES DAS AÇÕES

O artigo cita alguns princípios norteadores como principal para o desenvolvimento de ações de cuidado em saúde bucal.

        

Conseguir definir de uma forma democrática a política de saúde bucal, assegurando a participação de usuários, trabalhadores e prestadores, em todas as camadas do governo, assim como conseguir o acesso universal para a assistência e dar atenção a toda demanda contida, assim criando ações coletivas e assumindo a responsabilidade por todos os problemas de saúde da população de um determinado espaço geográfico, responsabilizar a unidade ou serviço de saúde na solução dos problemas em sua área de atuação, a partir da oferta de ações qualificadas, eficazes e que permitam que o usuário controle o momento da sua execução.

        O vínculo é parte da humanização da relação com o usuário e sua construção necessita que os membros da equipe definam as responsabilidades pelas tarefas necessárias ao atendimento nas situações de rotina, sejam elas previstas ou não. O vínculo é o resultado das ações do acolhimento e, principalmente, da qualidade da resposta recebida pelo usuário, conhecimento do contexto familiar e laboral, condicionando o tempo necessário à escuta da queixa e ao atendimento e providências possíveis, criando suportes para a atenção integral à saúde e às necessidades dos diferentes grupos populacionais.

PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE BUCAL

A adequação do processo de trabalho em saúde bucal requer atenção ao modelo citado.

As ações de promoção de saúde se tornam mais efetivas se a escola, o local de trabalho, o comércio, a mídia, a indústria, o governo, as organizações não-governamentais e outras instituições estiverem envolvidas. A equipe deve estar capacitada a oferecer de forma conjunta ações de promoção, proteção, prevenção, tratamento, cura e reabilitação, tanto no nível individual quanto coletivo. A busca por promoção neste sentido implica envolver no planejamento os setores que apesar de diferente influem na saúde humana: entre outros a educação, agricultura, comunicação, tecnologia, esportes, saneamento, trabalho, meio ambiente, cultura e assistência social.

Buscando assegurar a utilização da capacidade instalada da rede de serviços, Sugere-se o desenvolvimento de políticas de abastecimento de instrumentos e material de consumo e de conservação, manutenção e reposição dos equipamentos odontológicos, de modo a garantir condições adequadas de trabalho. O processo de trabalho deve ser discutido entre as coordenações de saúde bucal, buscando garantir a dignidade no trabalho para profissionais e usuários, a qualidade dos serviços prestados e observando as normas de biossegurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (154.8 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com