TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indice de o leary

Por:   •  20/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  9.278 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

        A má escovação ou a falta da mesma pode causar uma simples gengivite até uma doença periodontal, que tem como seu principal agente etiológico o biofilme dentário podendo estar relacionado à higiene bucal inadequada. Por isso a importância do papel do cirurgião dentista na instrução e motivação da correta escovação, dando informações suficientes para que os pais ou responsáveis possam acompanhar a saúde bucal de suas crianças e a dos próprios adultos em questão.

        O índice de O'Leary é um índice quantitativo que utiliza substâncias reveladoras para fazer a contagem do biofilme dentário evidenciado por corantes, o que facilita ao indivíduo visualizar suas deficiências de escovação, servindo assim de motivação.

        A escovação dentária é o método mais conhecido e acessível à população para a manutenção da saúde oral. Um dos desafios da Odontologia é despertar essa vontade e a necessidade para o paciente no meio que ele está inserido, o interesse e a cooperação para a prática e a manutenção adequada da higiene bucal.

        O objetivo deve trabalho é aplicar o índice de O'Leary explicando através do processo de evidenciação do biofilme dentário a contagem para o controle e assim na motivação que influenciaram na mudança de hábitos de higiene oral.

DOS SANTOS, E; CRIVELLO, A; MARTINS, D; FÚRIA, H; PALLOS, D. Índice de placa em odontopediatria: estudo comparativo entre os métodos de PASS e O’Leary

Conceito

        O Índice de O'Leary é um método de identificar a porcentagem de placa bacteriana, sem se importar com a sua extensão, nas faces de todos os dentes presentes na arcada.

Objetivo

        O índice de placa de O’ Leary proposto em 1972, funciona como um elemento de motivação, pois determina a presença ou ausência de biofilme, levando em consideração as faces do dente junto a gengiva marginal.

        Esse índice de placa é um método muito eficiente, de obtenção rápida e passível de ser utilizado como fator de motivação do paciente, já que este compreende melhor informações expressas em termos de porcentagem.

Metodologia

        O índice de O'Leary é um dos mais utilizados, especialmente em pediatria. Ele consiste em avaliar a quantidade de biofilme, o seu controle, a qualidade da higiene, servindo como motivação para o paciente.        

        Para que o índice seja realizado, é preciso que o paciente faça o uso do evidenciador, um tipo de corante que marca, colorindo, a placa bacteriana, que pode ser em forma de um líquido ou pastilha.

        Os dentes que apresentam um acúmulo maior de placa bacteriana, as manchas serão mais fortes e marcadas.

        Cada dente é considerado que compreende quatro superfícies, depois de colocado o evidenciador , é registrado no diagrama todas as faces coradas:

               

        Em seguida, é realizado a fórmula abaixo, que irá fornecer a porcentagem de biofilme dentário:

                           

        E se o resultado for até 25% ele é satisfatório, se for de 25% a 40% é irregular e de 40% acima é insatisfatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com