TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Odontologia

Por:   •  28/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 5

DISCUSSÃO

Dentre os resultados das entrevistas destaca-se o maior percentual de adultos (68,42%), mulheres (57,9%) e assalariados (47,4%), quando se refere ao perfil sociodemográfico dos usuários entrevistados nas clínicas odontológicas da PUC Minas no 2° semestre de 2015.

De um modo geral, as mulheres se sobresaem em relação à população masculina quando se refere aos cuidados com a saúde. Constituem o grupo que mais procuram os serviços de saúde, seja para realização de exames de rotina ou para cuidado preventivo, consultas médicas ou no atendimento odontológico. A população masculina por sua vez, busca mais cuidados de forma curativa, enquanto a feminina, de forma preventiva. 

Quanto aos adultos, estes formam a população mais larga que utilizam o serviço de saúde bucal e por sua vez podem influenciar no comportamento de seus dependentes, como por exemplo, adolescentes e idosos.  Esses dois últimos grupos citados são seqüentes em percentual nos resultados das entrevistas realizadas, quando se refere à variável Ciclo de Vida; constituindo os adolescentes 26,32% do total de entrevistados, seguida pelos idosos, 5,26%. Os adolescentes, apesar de comporem a segunda maior parte dos entrevistados, constituem um grupo que relaciona à saúde bucal a aspectos que interferem na socialização e na aparência por exemplo. Além disso, esses são os que mais negligenciam o autocuidado e a ingestão exagerada de açúcar, que contribui aumentando o potencial cariogênico das bactérias da cavidade bucal e desenvolvimento de cáries e doenças periodontais. A conduta dos idosos por sua vez, é explicada pelas mudanças do perfil demográfico brasileiro que alteram a estrutura populacional, proporcionando o aumento da expectativa de vida e a longevidade da população. Este fator associado ao avanço das tecnologias na área da saúde e a valorização da promoção à saúde vem contribuindo para uma população de indivíduos que alcançam cada vez mais uma idade mais avançada e de maneira saudável.

Os assalariados também formam um grupo predominante em número de entrevistados. A condição econômica pode ser um fator determinante na escolha do estilo de vida, pois o nível socioeconômico pode determinar acesso à informação, aos serviços e a melhor qualidade de vida, ou seja, quanto maior a condição econômica, mais saudável o estilo de vida adotado; quando este não sofre outros tipos de influência por comportamento.

Na estatística descritiva da escolaridade, foram entrevistados no total, 19 usuários.  O resultado obtido quanto aos anos de escolaridade desses, foram diversos, variando de 5 a 17 anos, originando uma média de 9,95. O grau de escolaridade, assim como a renda, pode ser considerado um fator determinante na escolha por estilos de vida mais saudáveis ou não, influenciando a percepção do indivíduo sobre a própria a saúde e no autocuidado. Segundo estudos, pessoas com maior nível educacional demonstram um comportamento mais cuidadoso com seus dentes, realizando cuidados preventivos e fazendo julgamento sobre significado de doenças. Portanto, baixos níveis de escolaridade, torna-se um fator associado às piores condições de saúde bucal em geral.

Quanto à percepção dos usuários entrevistados em relação ao acolhimento nas clínicas odontológicas da PUC Minas, todos afirmaram ser bem recebidos tanto pelos alunos, quanto pelos funcionários do departamento, sendo que 2, não conheciam o professor responsável pela instrução do aluno no setor. A atenção e comunicação do aluno direcionada ao paciente, de forma dinâmica e não somente técnica, é de importância imprescindível para que ocorra uma interação baseada em confiança. Resaltando que, quando o aluno transmite segurança ao paciente, associado aos outros fatores descritos, o último passa a sentir-se confortável, mesmo com a ausência de um professor supervisionando a atividade realizada pelo aluno, tendo também as exceções dos casos. Tão importante como o bom acolhimento pelo aluno, é também ser bem acolhido por todo o departamento, a fim de ter clientes satisfeitos de modo geral e fortificar a credibilidade da clinica assim como dos serviços prestados.  

Em relação ao tratamento dos usuários entrevistados nas clínicas odontológicas da PUC Minas, do total de 19 indivíduos, 17 confirmaram ter recebido esclarecimentos sobre o tratamento que seria realizado, assim como tiveram espaço para tirar dúvidas sobre o mesmo, ficaram a vontade para explicar o problema envolvido e estão satisfeitos com o andamento do tratamento; ocorrendo também duas negações quanto aos mesmos questionamentos. Quando questionados sobre o resultado, se esse foi esperado no caso do término do tratamento, 3 usuários confirmaram e 16 negaram. Dos 19 entrevistados 11 disseram que o problema que os levou a procurar a clínica foi resolvido, enquanto 8 ainda não foram solucionados; e 9 reconheceram ter resolvido algum problema que não tinham conhecimento, diante na afirmação negativa dos 10 restantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com