TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbiologia endodôntica resumo

Por:   •  9/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

Os microrganismos possuem um importante papel no desenvolvimento de patologias pulpares e perirradiculares; ademais, o tecido necrosado, quando não existe infecção, não possui a capacidade de sustentar ou estimular o desenvolvimento de lesões perirradiculares (LOPES, SIQUEIRA JR., 2014).

Fatores físicos e químicos podem ocasionar uma patologia pulpar ou perirradicular, no entanto, não possuem capacidade de prosseguir com o processo patológico.

Quanto à classificação, os microrganismos causadores dessas patologias podem ser: cocos, bacilos ou espiroquetas; sua coloração será diferenciada de acordo com seu tipo, Gram+ possuem coloração azul arroxeada e Gram- possuem coloração rosa avermelhada; a relação destes microrganismos pode ser: aeróbia (necessitando de 21% de O² para o crescimento), microaerófila (necessitando de 5% de O², podem, portanto, crescer na presença de oxigênio mas maior parte de sua energia é obtida por via anaeróbica), anaeróbia facultativa (podendo crescer na presença e na ausência de O²), Anaeróbia estrita (necessitando 0 a 8% de O²).

Os microrganismos anaeróbios facultativos e estritos são comumente encontrados em túbulos dentinários, no interior de tecidos degenerados, ramificações, ístmos, lacunas de reabsorção e no interior de lesões, além disso, não sofrem os efeitos do ar atmosférico.

Inicialmente, as infecções endodônticas desenvolvem-se por meio das bactérias facultativas (carboidratos); após 7 dias, 50% das bactérias encontradas são anaeróbicas (aminoácidos e peptídeos); após 3 meses, 85% delas são anaeróbicas, após 6 meses, 90% destes microrganismos são bactérias anaeróbias estritas.

A cárie e a polpa necrosada consistem em uma fonte de microrganismos que, ao atingirem o periodonto, desequilibram o organismo, instalando um processo infeccioso. Inicialmente, as toxinas alcançam a polpa antes dos próprios microrganismos, mas em uma polpa jovem em saudável a intensidade da resposta inflamatória depende da quantidade de bactérias e virulência que atingem a polpa. Quando a microbiota expande-se para a região perirradicular, a resposta imunológica inespecífica é acionada, bem como um conjunto de proteínas ativadas em cascata, o que ocasiona a reabsorção óssea da lesão e a expansão da lesão.

São microrganismos que causam danos diretos: enzimas, exotoxinas e produtos metabólicos, poliaminas, modulinas, fimbrias; os microrganismos que causam danos indiretos são aqueles que ativam elementos de defesa do hospedeiro, os quais levarão ao dano tecidual e ao aparecimento de lesões (macrófagos, prostaglandinas, proteinase). Destaca-se que a penetração nos túbulos dentinários depende de fatores como: anatomia, tipo de bactéria e fatores nutricionais.

A principal via de acesso para a infecção é a exposição pulpar, a qual pode ocorrer devido à progressão da lesão da cárie, podendo ser de forma iatrogênica ou em situações de trauma. Assim, a lesão ocasionada pela cárie destrói o tecido dentinário permitindo a exposição da polpa aos microrganismos e aos produtos presentes na lesão cariosa e na saliva. Portanto, os fatores que podem ocasionar este fenômeno são: número e virulência dos microrganismos, resistência ao hospedeiro, estado de microcirculação, grau de edema gerado pela inflamação, trauma, Iatrogenia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com