TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO ARTIGO MICROBIOLOGIA ALIMENTAR

Por:   •  30/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO ARTIGO MICROBIOLOGIA ALIMENTAR

Associação de práticas de higiene e saneamento de máquinas e instalações de processamento     com ocorrência de Listeria monocytogenes em peixes prontos para consumo.

A Listeria monocytogenes causa a doença transmitida por alimentos listeriose, que apresenta alta letalidade entre as pessoas .

Os produtos do mar prontos para consumo são considerados veículos particularmente arriscados. No artigo foram examinados os processamento de pescado e higiene com a ocorrência de L.

monocytogenes em peixes embalado a vácuo (salgado a frio) e defumado a frio produtos de salmão , truta entre outros. Com  amostragem de produtos de 21 fábricas de processamento de pescado. foi realizado também procedimentos operacionais relativos ao controle de L.  monocytogenes em produtos   processados.  Notou – se contaminação do produto por monocitogenes :  máquinas de processamento e deficiências no processamento e saneamento  de maquinário e de pessoal  além de áreas com baixa higiene. Doença de origem alimentar,  listeriose ( causada pela bactéria Listeria monocitogenes)  tem se tornado cada vez mais prevalente na Finlândia e outros países.

A listeriose é fatal em 20-30% dos casos e grupos de risco incluem recém-nascidos, mulheres grávidas, idosos, e indivíduos imunocomprometidos, o aumento da incidência desta doença grave pode ser parcialmente devido à aumento de populações suscetíveis, mas também levanta preocupações sobre a ocorrência de alimentos contaminados com L.  monocytogenes entre os produtodutos disponíveis para consumo .

Monocytogenes cresce tanto em aeróbio quanto condições anaeróbicas e em uma ampla faixa de temperatura e pH ,esses fatores impedem o controle da bactéria na cadeia alimentar através dos meios tradicionais de salga, refrigeração e embalagem atmosférica modificada.  Os produtos de peixe embalados prontos para comer (RTE), como  (salgado a frio) e produtos defumados a frio que não passam por listericidas térmicas , sendo considerados alimentos particularmente perigosos para contrair a doença.

L. monocytogenes ocorre no solo e na água e, portanto, em fazendas de peixes e sendo assim o peixe cru pode transportar a bactéria como também  através de instalações de processamento de alimentos contaminados e em ambientes de processamento quando ocorrem condições favoráveis ,Assim, práticas de processamento anti-higiênicas e manutenção e saneamento das instalações contribuem para o produto pesqueiro sejam contaminados com L. monocytogenes  podendo ser reduzida por intervenções rigorosas visando higiene e práticas de trabalho.

As formas atuais de gestão riscos de segurança alimentar  incluem boas práticas de fabricação, procedimentos operacionais padrão de instalação e análise e controle de perigos  como 'análise de risco e pontos críticos de controle', ou seja, HACCP. Sendo assim, sistemas de verificação (sistemas de gestão), que são uma compilação de planos, auto vigilância e execução de programas de pré-requisitos e protocolos higiênicos, são, portanto, cruciais para L. monocytogenes em instalações e em superfícies de contato com alimento.

Foram feitos vários testes com etapas de processamento na produção  de peixe defumado a frio embalado a vácuo nas fábricas de processamento de pescado.

Foi visto que com aumento no número de máquinas de processamento aumentou o risco de contaminação do produto com L. monocytogenes , o que provavelmente explica porque a bactéria ocorreu principalmente em produtos.  Nesse artigo foi considerado o movimento de pessoal das áreas de processamento com pouca higiene em um dia de trabalho  e foi considerada associada com um risco aumentado de contaminação do produto com L. . monocytogenes. Em resumo, tem que se adequar a um ambiente altamente higiênico, além de infraestruturas adequadas e recursos disponíveis para uma boa pratica de higiene para uma contínua prevensão de  L. monocytogenes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com