TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ODONTOLOGIA

Por:   •  19/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FLORIANO

CAMPUS ARUDÁ BUCAR

ODONTOLOGIA

WEMERSON BRITO DE CASTRO

   

RELATÓRIO

Floriano, PI

2019


  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório faz referência ao relato da aula prática da disciplina de fisiologia dos alunos residentes no curso de odontologia da FAESF- faculdade de ensino superior de floriano, sobre supervisão do profissional de sala; tem como objetivo o relato da aula pratica de movimentos reflexos; reflexo é nada menos que uma resposta natural que podem se mostrar exacerbado, discretos ou ausentes; o reflexo somático realizados no esperimento da aula pratica foram: reflexo plantar, corneal, patelar , aquileu e tricipital.

Arco  reflexo    é  a  resposta  imediata  à  excitação  de  um  nervo, sem  vontade ou consciência ou seja, é um estimulo que não chega áte o encéfalo, ele recebe resposta na medula, o arco  reflexo contem alguns componentes básicos, dentre eles: receptor, nervo sensorial, sinapse e nervo motor. Os receptores capitam estimulos através de vias aferentes que vai informar para um centro integrador que envia uma resposta por vias eferentes ou motora, o nervo sensorial conduz o potêncial de ação gerada pela ativação dos receptores para o sistema nervoso central.

  1. OBJETIVOS

A aula prática tinha como objetivo entender na prática como ocorre as manifestações reflexas (atos reflexo) somáticas, e reforcar o conteúdo de reflexos da aula teórica; ver na prática os diferentes tipos de  refrexo, plantar, patelar, corneal, aquileu e tricipital. Para isso foi necessário conhecermos os instrumentais, martelo de borracha e objeto pontiagudo plástico em forma de alfinete. Os acadêmicos foram divididos em duplas para que cada um pudesse observar as manifetações reflexa na sua dupla e fazer suas anotações.

  1. METODOLOGIA E RESULTADOS

A aula prática teve inicio com a apresentação dos instrumentais pelo professor, instrumentais esses que seriam utilizados e como seriam utilizados para a realização dos movimentos; foi solicitado que os acadêmicos realizarem a prática dos quatro movimentos somáticos citados anteriormente e fizessem observações e anotações. Foi realizado o teste de reflexo patelar, que consiste na uilização do martelo de buck que é batido de leve no tendão patelar, O teste foi feito com o colega de dupla (João victor), a qual estava sentado e a perna flexionada livre de modo que ele tivesse relaxado, foi realizado também o movimento com manobra ( bracos intrelaçados), de modo geral o primeiro movimento foi de grande amplitude e pouca velocidade, já o segundo movimento foi de mesma amplitude porém com menos velocidade foi realizado o movimento, embora o resultado, é necessário levar e, consideração que podem ocorrer falhas na tentativa de aplicação dessas técnicas de refrexo, depende muito da concentração e relaxamento, se  a cobáia estiver apreensivo dificilmente o movimento será execultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (219.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com