TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Tratamento

Por:   •  9/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Leia a situação descrita abaixo e execute o que se pede:

Determinada paciente de 75 anos de idade, com mal de Alzheimer em estágio intermediário, colaboradora, foi encaminhada a consulta odontológica com suspeita de dor de dentes, que se manifesta ao consumir alimentos doces e beber líquidos mais gelados. É mantida sob cuidados, durante o dia, com cuidadora informal. Reside com a única filha, que é divorciada e cria sozinha dois filhos adolescentes. Ao exame clínico, observa-se a presença de restos radiculares (36,31, 47, 18, 26); os dentes 14, 15, 25, 27, 34, 33, 32 apresentam raízes expostas com cáries radiculares; nos dentes 16 e 17 apresentam cavidades extensas sem exposição pulpar; nota-se nos dentes 13 e 23, lesões cariosas na superfície palatina; 11, 21 e 22 lesões de média a profunda nas superfícies mesial e distal. Há grande acúmulo de placa bacteriana e na região anteroinferior cálculos supra e subgengivais. Ao ser questionada, a filha informou que a própria paciente realiza os cuidados de higiene bucal, e que a alimentação dela é mais pastosa, e cariogênica, já que a mãe coopera mais quando alimentos doces que não requerem muita mastigação são oferecidos. Considerando esse caso clínico e os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, ELABORE UM PLANO DE TRATAMENTO A SER EXECUTADO NA CLÍNICA ODONTOLÓGICA ESCOLA JASMINA WAQUIM BUCAR.  

PLANO DE TRATAMENTO

Restos radiculares 36,31, 47, 18, 26: a paciente necessita da exodontia dos restos radiculares, que podem ser feitos com fórceps 65 ou 69.

Dentes 14, 15, 25, 27, 34, 33, 32 com raízes expostas com cáries radiculares: necessita primeiramente ser encaminhada para a clínica de periodontia para a raspagem radicular nos dentes em questão e a restauração dos mesmos com Cimento de Ionômero de Vidro.

Dentes 16 e 17 com cavidades extensas sem exposição pulpar: restauração dos elementos dentários com material restaurador compatível com as indicações clínicas e princípios adequados.

Dentes 13 e 23, lesões cariosas na superfície palatina: remoção das lesões cariosas e posteriormente a restauração com material restaurador compatível com o elemento dentário.

Dentes 11, 21 e 22 com lesões de média a profunda nas superfícies mesial e distal: necessita de remoção das lesões cariadas, posterior aplicação de CIV + sistema adesivo e restauração.

- Após o tratamento dos elementos acima, a mesma deverá ser enviada para clinica de reabilitação oral para a confecção de uma prótese parcial removível ou implante dos elementos dentários perdidos.

- A paciente em questão necessita de uma adequação ao meio bucal, uma higiene oral meticulosa, uma orientação dietética e a sua escovação deve ser supervisionada pela sua acompanhante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com