TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário de Clínica Integrada de Atenção Básica

Por:   •  29/7/2022  •  Seminário  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 5

ESCOLA DA SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA

Clínica Integrada de Atenção Básica I – CIAB I

 

TABAGISMO

Seminário de Clínica Integrada de Atenção Básica I – 2021-2

 

1-      INTRODUÇÃO

 O que é o tabagismo:

O tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina

O tabaco e seus derivados:

O tabaco pode ser usado de diversas maneiras de acordo com sua forma de apresentação:

Inalado: cigarro, charuto, cigarro de palha

Aspirado: rapé

Mascado: fumo-de-rolo

Porém sob todas as formas ele é maléfico à saúde.

Substâncias contidas no cigarro:

Nicotina: é a causadora do vício e é cancerígena

Benzopireno: substância que facilita a combustão do papel que envolve o fumo

Substâncias radioativas: Polônio 210 e carbono 14

Agrotóxico: DDT

Solvente: benzeno

Metais pesados: Chumbo e cádmio níquel e arsênio

Doenças causadas pelo uso do tabaco e derivados:

O tabagismos causa 50 doenças diferentes, dentre elas:

Doenças cardiovasculares: hipertensão, infarto angina e derrame...

Câncer: pulmão, boca, laringe, faringe, estômago, pâncreas...

Doenças respiratórias: bronquite crônica, e enfisema pulmonar

2-      PROBLEMÁTICA

Seu João, 68 anos, é um senhor animado que não perdia um baile da terceira idade antes da pandemia. Ele não abre mão do seu chimarrão de manhã cedo, nem de "pitar" o seu cigarrinho. Porém, uma ferida que não cicatriza em seu lábio tem o deixado preocupado.

 

3-      DESENVOLVIMENTO

  • Exame clínico

Evolução:

A lesão iniciou no vermelhão do lábio inferior em apenas um lado da linha média. A lesão propriamente dita, apresenta uma pequena área irregular, sendo uma lesão endurecida e com incidência de ulceração, devido à pequena extensão da lesão, não chegou a evoluir para um defeito catriforme ou produção de crescimento tecidual proliferativo, exofítico.

Ainda no exame clínico, apresentava:

  • Dentes pigmentados e mau hálito.
  • Periodontite.

  • Diagnóstico

A Doença Periodontal é uma infecção na gengiva e dos ossos ao redor dos dentes. Devido a interferência do tabagismo sobre o sistema imunológico, torna-se difícil o corpo combater as bactérias causadoras. Os dentes pigmentados podem ser explicados através do manchamento do alcatrão do cigarro e por consequência, o mau hálito.

A hipótese diagnóstica foi:  Carcinoma de células escamosas.

O diagnóstico clínico é estabelecido em função de uma série de dados obtidos por meio de anamnese e exame físico. O carcinoma de células escamosas tem como causa multifatorial, dentro do caso clínico, mostra-se evidente o uso do tabaco.  Devido ao uso exacerbado, as células escamosas (ceratinócitos, principais células estruturais da epiderme) se tornam cancerígenas. Na boca apresenta-se como úlceras crônicas e tumores pré-cancerígenos como manchas brancas ou avermelhadas. Tem aparência espessa, descamativa e irregular mas não é regra geral, manchas inflamatórias que não cicatrizam podem ser suspeitas. Quando aumenta, o tumor pode ficar um pouco alto e duro, às vezes com superfície parecida à superfície de uma verruga. O câncer acaba se tornando uma ferida aberta e cresce atingindo os tecidos subjacentes.

  • Prognóstico

   A maioria dos pacientes toma conhecimento em 12 a 16 meses, antes de ser realizado o diagnóstico formal. No momento do diagnóstico, menos de 2% dos pacientes possuem nodos linfáticos envolvidos, normalmente na região submentoniana. Na maioria dos casos, o prognóstico é excelente para pequenos tumores removidos em estágio inicial e de maneira adequada. O tratamento é geralmente eficaz e a maioria das pessoas sobrevive. A maioria dos carcinomas de células escamosas afeta apenas a área ao redor, apenas em tecidos próximos. Porém, alguns se espalham para partes distantes do corpo, e podem ser fatais. Cerca de um terço dos casos sofreu metástases antes do diagnóstico, com isso a chance de sobreviver nos próximos 5 anos, mesmo com o tratamento, é de apenas 34%.

  • Tratamento

Para o tratamento periodontal, foi sugerido a, abordando terapia periodontal regenerativa ou seja, enxertos ósseos, regeneração tecidual guiada. Entretanto, a terapêutica periodontal não vai ser totalmente eficaz uma vez que o consumo de cigarro age influenciando negativamente no processo de reparação.

     A conduta exercida foi a realização de uma biópsia incisional, com anestesia local e realizando, em sequência, a remoção de fragmentos de duas regiões do lábio inferior e remoção de pontos após 7 dias.

  • Extração do tumor (muitos métodos diferentes).

     O CD trata o carcinoma de células escamosas por meio de raspagem e cauterização com uma agulha elétrica (curetagem e eletrodissecação) ou através de ressecção, ou eliminando o câncer usando frio extremo (criocirurgia) ou ainda aplicando medicamentos para quimioterapia na pele.

O médico também pode usar terapia fotodinâmica, ou seja, produtos químicos e laser são aplicados na pele ou, ocasionalmente, radioterapia para tratar carcinoma de células escamosas. As pessoas cujos carcinomas de células escamosas voltaram ou são grandes devem ser tratadas com uma técnica chamada cirurgia de Mohs microscopicamente controlada. Depois da cirurgia pode ser feita radioterapia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (42.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com