TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema CAD/CAM

Por:   •  12/4/2018  •  Monografia  •  5.982 Palavras (24 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 24

SOCIEDADE EDUCACIONAL HERRERO FACULDADE HERRERO/ UNIDADE DE PÓS-GRADUAÇÃO

TAGUATINGA – DF

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PRÓTESE

RAÍZA MARIA NEVES GOMES

SISTEMAS SIRONA® E ZIRKONZAHN®: CAD/CAM

BRASÍLIA-DF 2017


RAÍZA MARIA NEVES GOMES

SISTEMAS SIRONA® E ZIRKONZAHN®: CAD/CAM

Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Prótese do Curso de Especialização em Prótese da Faculdade Herrero/Unidade de Pós- Graduação Taguatinga – DF.

Orientador: Prof. MsC Tarcísio Pinto

Brasília 2017



Dedico esta, bеm como todas as minhas demais conquistas, аоs meus amados pais Arí Neves e José de Heremitas.


AGRADECIMENTOS

A Deus, por ser essencial em minha vida e autor do meu destino.

Agradeço a ABO – Taguatinga pelo ambiente oferecido aos alunos e os profissionais qualificados que disponibiliza para nos ensinar e ter nos dado a oportunidade de realizar este curso.

Aos meus professores e monitores por toda orientação, ajuda, paciência, dedicação e ensinamentos que possibilitaram que eu realizasse este trabalho.

Ao meu professor orientador Tarcísio, por sua admirável sabedoria e inteligência na transmissão de seus conhecimentos.

Aos meus pais, pelo amor, carinho, por não medirem esforços para que eu pudesse levar meus estudos adiante.

Agradeço às minhas amigas, que estiveram ao meu lado me apoiando e motivando. Em especial, meu muito obrigado a vocês.


A tecnologia tornou-se uma poderosa aliada na odontologia motivando a elaboração de sistemas que permitem a confecção de peças protéticas de forma precisa e rápida através dos sistemas CAD/CAM (Computer-Aided Design/Computer-Aided Manufacturing). O objetivo desta pesquisa consiste em analisar a tecnologia CAD/CAM usada na odontologia contemporânea, através de duas marcas comerciais pioneiras e atuantes no mercado, sistema Sirona® e Zirkonzahn®, destacando aspectos positivos e negativos. A metodologia definida para este trabalho foi uma revisão bibliográfica tendo como fonte artigos científicos e de sites confiáveis que abordam o uso e funcionamento do sistema. De forma conceitual, CAD refere-se aos sistemas computacionais das áreas exatas, enquanto CAM é o responsável pela produção da manufatura tridimensional. As principais desvantagens referem-se ao investimento inicial, ao custo de insumos do equipamento e à necessidade de mais estudos de longevidade dos materiais novos.

Palavras-chave: CAD/CAM, Sirona®, Zirkonzahn®.


The technology has become a powerful ally in dentistry, motivating the development of systems that allow the manufacturing of restorations in a precise and fast way through Computer-Aided Design (CAD)/Computer-Aided Manufacturing (CAD) systems. The aim of this research is to analyze the CAD/CAM technology used in contemporary dentistry through two pioneering and market-leading brands, Sirona® and Zirkonzahn®, highlighting both positive and negative aspects. The methodology defined for this work was a bibliographical review based on scientific articles and reliable sites that address the use and functioning of the system. Conceptually, CAD refers to the computational systems of the exact areas, while CAM is responsible for the production of three-dimensional manufacturing. The main disadvantages are the initial investment, cost of equipment inputs and the need for further longevity studies of new materials.

Keywords: CAD/CAM, Sirona®, Zirkonzahn®



1 INTRODUÇÃO

A tecnologia digital utilizada na Odontologia evoluiu levando mudanças significativas para os cirurgiões - dentistas que precisam de uma solução moderna para tratar seus pacientes de forma eficiente, simples e rápida. Como em outros campos, esta tecnologia surpreendeu com a fabricação de aditivos de impressão com o Computer Aided Desing - Computer Aided Manufacturing (CAD /CAM), que projeta o desenho de uma estrutura para um computador e seguido de sua confecção por uma máquina de fresagem.

O sistema CAD/CAM é uma ferramenta utilizada para o desenho de uma estrutura protética num computador seguido da sua confecção para uma máquina de fresagem (UEDA, 2015). Várias empresas têm desenvolvido sistemas CAD/CAM, como a Sirona®, pioneira mundial no desenvolvimento de modalidades de tratamento digitais e a empresa Zirkonzan®, marca Italiana de alta tecnologia. Ambas se baseiam em três componentes fundamentais: sistema de leitura de preparação dentária (scanner), software de desenho da peça protética (CAD), e fresagem da estrutura protética (CAM) (CORREIA et al., 2006).

A saúde e a informática, como áreas do conhecimento, possuem características em comum como a generalização de novos conhecimentos e a troca constante de procedimentos e de aplicações, fazendo com que na odontologia exista redução de serviço laboratorial extenso e passível de imprecisões (CORREIA et al., 2008).

Dessa maneira, se faz necessário entender e compreender suas etapas de produção para poder escolher os tipos de scanners; tipos de softwares e hardwares disponíveis; tipos e formas de fresagem, e as variedades de materiais, com o objetivo de  atingir uma excelente qualidade e melhores resultados.

Segundo Lopes (2015), o número atual de empresas fornecedoras de máquinas CAD/CAM é relativamente alto observando um déficit de informações científicas sobre algumas marcas nacionais e comparativas sobre o assunto, que englobem as principais diferenças, vantagens e desvantagens dos sistemas CAD/CAM comercializados.

O objetivo deste trabalho é analisar a tecnologia CAD/CAM usada na odontologia contemporânea, através de duas marcas comerciais pioneiras


atuantes no mercado, sistema Sirona® e Zirkonzahn®, destacando aspectos positivos e negativos, por meio de uma revisão sistemática de literatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.5 Kb)   pdf (257.9 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com