TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DO SISTEMA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES DEFINIÇÃO E APLICAÇÃO DO CAD/CAM

Por:   •  14/6/2018  •  Artigo  •  2.759 Palavras (12 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 12

CONCEITOS DO SISTEMA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

DEFINIÇÃO E APLICAÇÃO DO CAD/CAM

RESUMO

Diante da dificuldade que a empresa tem em. buscar uma posição de destaque na moderna empresa industrial e desenvolver melhorias em seus procedimentos internos e externos, apresenta uma pesquisa sobre procedimentos e técnicas para otimizar a qualidade do produto, por meio de processos gerenciais Alguns programas federais de apoio e incentivo a projetos, composto por um conjunto de atividades e operações envolvidas na produção de bens ou serviços que interagem entre si, cada qual com sua responsabilidade e essa integração vai determinar o resultado do sistema como um todo

Palavras - Chave: Industria de base, qualidade, diferencial competitivo.

ABSTRACT

Faced with the difficulty that the company has in. seek a prominent position in the modern industrial company and develop improvements in its internal and external procedures, present a research on techniques and procedures to optimize a quality of product, through managerial processes Some federal programs of support and incentive to projects, composed of A set of activities and involvement in the production of goods or services that interact with each other, each with its responsibility and integration. determine the outcome of the system as a whole

.

Key words: Basic industry, quality, competitive differential.

1 INTRODUÇÃO

As organizações devem buscar melhorias constantes para seus processos e produtos, o mercado está em constante desenvolvimento comumente empresas quebram por não se atualizarem.

Os últimos 50 anos constituíram uma época de grandes mudanças na gestão e organização do sistema produtivo das empresas industriais em todo o mundo. Dois grandes grupos de mudanças foram marcantes nesse período. O primeiro foi o grande desenvolvimento tecnológico ocorrido em termos de máquinas, sistemas de informações, automação, robótica, telecomunicações, entre outros, que tornaram possível um planejamento e controle mais eficiente das operações. O segundo está relacionado às transformações relativas às novas filosofias, conceitos e métodos de gestão de recursos humanos.

Os conhecimentos de gestão desenvolvidos por Taylor, Ford e Sloan trouxeram, desde o início do século XX, avanços sem precedentes à produtividade. Alguns dos fatores foram: produção em grande escala e em grandes lotes com correspondente redução dos custos unitários; elevada especialização do trabalho no chão-de-fábrica; inexistência de envolvimento do trabalhador com a qualidade, sugestões ou melhorias das operações; o máximo possível em termos de verticalização da produção.

Durante a década de 70, a Administração da Produção adquiriu nos Estados Unidos e a nível mundial, uma posição de destaque na moderna empresa industrial. Os fatos históricos que levaram à essa posição foram o declínio norte americano em termos de produtividade industrial e no comércio mundial de manufaturas. Desta forma o crescimento de algumas potências nesses aspectos como o Japão foi inevitável que há mais de 30 anos vem encarando a produção industrial e a geração de novos produtos como os elementos-chave no mercado interno e à nível internacional.

A Toyota buscou uma forma alternativa à produção em massa para gerenciar o sistema de produção. Os princípios da produção em massa já não se ajustavam à difícil situação econômica e ao novo mercado de seu país naquele momento. Surge, então, a “produção enxuta”, com princípios diferentes dos da produção em massa, particularmente em relação à gestão dos materiais e ao trabalho humano nas fábricas. Alguns alicerces desse novo modo de produção, o Just-in-Time, a automação, a polivalência dos trabalhadores, o defeito zero, a produção em pequenos lotes, entre outros, passaram a ser os elementos do paradigma que se firmava.

Ao longo do processo de modernização da produção, a figura do consumidor tem sido o foco principal, pois é a procura da satisfação do consumidor que tem levado as empresas a se atualizarem com novas técnicas de produção cada vez mais eficazes, eficientes e de alta produtividade.

Com um caráter descritivo, essa pesquisa tem como tema principal aprofundar-se sobre os conceitos do sistema de produção e operações, definição e aplicação do CAD/ CAM, este artigo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, pois considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. (TURRIONI E MELLO, 2012) quanto aos objetivos, a pesquisa se apresentou como exploratória e descritiva à medida que visou levantar informações históricas para a compreensão de como se desenvolveu a gestão de projetos do passado até os tempos atuais. A pesquisa exploratória tem o proposito de proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. Já a pesquisa descritiva tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis. (GIL, 2010) O principal procedimento utilizado foi a pesquisa bibliográfica, a partir de livros e periódicos sobre gestão de projetos e novas tendências em gestão de projetos. Marconi e Lakatos (2010) afirmam que a revisão de literatura ou pesquisa bibliográfica é um apanhado geral sobre os principais trabalhos já realizados, revestidos de importância, por serem capazes de fornecer dados atuais e relevantes relacionados com o tema escolhido. O estudo da literatura pertinente pode ajudar a planificar o trabalho e representa uma fonte indispensável de informações.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITOS DO SISTEMA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Um sistema é visto como input? Processo de transformação? Output, onde inputs são as entradas no processo como materiais, informações, consumidores, funcionários, instalações, que serão processados e transformados em produtos ou serviços (outputs).

O sistema de produção interage com as outras funções da organização, sofrendo influências do ambiente interno e externo. No ambiente interno, é influenciado pelas outras áreas funcionais da empresa como marketing, finanças, recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com