TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA SOBRE O QUE É CAD CAM?

Por:   •  18/5/2015  •  Seminário  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

CAD/CAM - Computer Aided Design / Computer Aided Manufacturing

DEFINIÇÕES:

CAD – significa Computer Aided Design (Desenho Auxiliado por Computador), é um software gráfico utilizado nas áreas de Engenharia para criar desenhos em 2 dimensões ou modelos tridimensionais de produtos, ou seja, é o uso de uma tecnologia de computador para um projeto e documentação de um projeto.

CAM – significa Computer Aided Manufacturing (Fabricação Assistida por Computador), é um software que utilizada a geometria (usa os modelos e montagens) criada no software CAD, e gera os programas CNC para a fabricação. Os sistemas CAM são desenvolvidos para auxiliar etapas de fabricação, onde são empregadas máquinas CNC (Controle Numérico Computadorizado). Baseado na geometria construída no CAD, o software CAM calcula as movimentações da máquina e as trajetórias da ferramenta para realizar a fabricação.

OBJETIVOS E APLICAÇÕES:

As aplicações do CAD/CAM são utilizadas para tanto projetar um produto e processo de fabricação do programa, especificamente, usinagem CNC.

O sistema CAD/CAM é mais frequentemente usado para usinagem de protótipos e peças acabadas. Essa tecnologia corresponde à integração das técnicas CAD e CAM num sistema. Esses Sistemas CAD/CAM atuais podem trabalhar de forma associada. Utilizando um sistema CAD, as alterações realizadas em um produto que se encontra em etapas de fabricação, são transferidas para o CAM automaticamente. Esta comunicação permite maior segurança e agilidade de trabalho.

Sendo assim, pode-se projetar em componente qualquer na tela do computador e uma Máquina CNC.

UTILIZAÇÃO:

 O software CAD é utilizado pela Engenharia, Geologia, Arquitetura, Design e diversas disciplinas de Engenharia, para facilitar o projeto e desenhos técnicos, como por exemplo, os maiores sistemas de CAD do mundo são: AutoCAD ou Microstation.

O software CAM é utilizado para fabricação das peças desenhadas em CAD, e os seus benefícios incluem um plano de fabricação devidamente definida que proporciona resultados esperados numa produção. O CAM pode maximizar a utilização de uma gama completa de equipamentos de produção, incluindo a alta velocidade, de 5 eixos, multi-função e os tornos, eletroerosão (EDM) e equipamentos de inspeção CMM.

O conhecimento sobre esta tecnologia CAD/CAM torna-se imprescindível para uma formação profissional capacitada, relacionada às áreas de Engenharia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com