TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso Da Ozonioterapia Na Odontologia

Por:   •  25/3/2024  •  Relatório de pesquisa  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 2

O USO DA OZONIOTERAPIA NA ODONTOLOGIA

¹Karúsia Vitória Costa de Paula Matos (karúsiadepaula01@gmail.com);

²Gisvani Lopes de Vasconcelos (gisvani.lopes@uninta.edu.br).       

1Discente do Curso de Odontologia pelo Centro Universitário Inta – UNINTA

²Docente do Curso de Odontologia pelo Centro Universitário Inta – UNINTA

Introdução: Diferente do ozônio utilizado para fins industriais, o ozônio medicinal é obtido a partir do oxigênio medicinal puro, que é formado pela inclusão de um terceiro átomo à molécula de oxigênio, o que no ponto de vista bioxidativo o torna mais ativo na sua ação biológica. Atualmente vem ganhando grande preferência entre os cirurgiões-dentistas, já que uma das principais vantagens de se utilizar o ozônio é que não há produção de resíduos prejudiciais à saúde humana, pois sua ação oxidante produz como subproduto apenas o oxigênio. Objetivo:  Mostra a importância da ozonioterapia na odontologia, onde e quando se pode estar usando a ozonioterapia e suas diferentes técnicas. Metodologia: Trata-se de um resumo simples buscado na literatura com artigo dos últimos 3 anos, disponíveis nas bases de dados online da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed. Os descritores utilizados foram ozônio, ozonioterapia, saúde e Odontologia. Foram incluídos artigos publicados em texto completo, nos idiomas português e inglês. Resultados e Discussão: A ozonioterapia pode ser atuada nas seguintes práticas odontológicas: Dentística (tratamento de cárie), Periodontia (prevenção e tratamento dos quadros inflamatórios/infecciosos), 5 Endodontia (potencialização da fase de sanificação do sistema de canais radiculares, infecções agudas e crônicas), Cirurgia (auxílio no processo de reparação tecidual), Dor e disfunção de articulação temporomandibular (diminuição da sintomatologia), Necrose dos maxilares (osteomielite, osteoradionecrose e necroses induzidas por medicamentos). Considerações Finais: A ozonioterapia reafirma-se como uma abordagem preventiva e terapêutica promissora com ampla aplicação na Odontologia. Ressalta-se a importância do uso da técnica e a continuidade de estudos de aplicabilidade e eficácia do ozônio que pode ser usado na Odontologia preventiva, nas cáries, nos tratamentos de canais, nos tratamentos gengivais e em todos os atos cirúrgicos periodontais, implantes, extrações, incluindo sua interferência no microbioma oral e na homeostase sistêmica.

Palavras–Chave: Ozônio – Ozonioterapia - Saúde – Odontologia.

SilvaH. M. da; OliveiraE. C. M.; LiraL. M. S. S. de; RochaL. M. B. M.; GainesA. P. L.; MarinhoR. R. B.; LimaE. K. N. S. Aplicação da ozonioterapia na odontologia: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 8, p. e8648, 25 ago. 2021.

MARTINEZ, Carlos Henrique Mancía; LAU CHAVES, Tauane Procópio de Brito; DE CAMPOS, Francisco Ubiratan Ferreira. OZONIOTERAPIA APLICADA NA ODONTOLOGIA: revisão de literatura. Revista Eletrônica de Ciências Jurídicas, 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com