TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MATERIAS DENTÁRIOS

Por:   •  5/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA

Sociedade de Pesquisa Educação e Cultura

Dr. Aparício Carvalho de Moraes Ltda.

Graduação em Odontologia.

MATERIAIS DE MOLDAGEM

Isabela Theodoro da Silva Guimarães

Vilhena, setembro de 2020.

Isabela Theodoro da Silva Guimarães

MATERIAIS DE MOLDAGEM

Trabalho apresentado na disciplina de Materiais Dentários das Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA no Curso de Odontologia, como finalidade da ampla visão para o conhecimento e obtenção parcial de nota.

Professor: Gheovana Zamperini.

Vilhena, setembro de 2020.

  1. MATERIAIS DENTÁRIOS

Proporcionar às pessoas melhores condições de vida e saúde sempre foi o objetivo da odontologia. A busca por melhores materiais e o desenvolvimento de novos protocolos para sua aplicação vem ocorrendo há séculos e ainda está em evolução. O desenvolvimento de pesquisas científicas oferece a cada ano novos materiais com propriedades aprimoradas, buscando assim garantir a qualidade do trabalho profissional e maior conforto ao paciente. 

A variedade e modernidade dos produtos disponíveis e constantemente introduzidos no mercado tornam imprescindível o conhecimento de suas propriedades físicas, químicas e mecânicas, pois tais informações auxiliarão o profissional na escolha do material mais adequado para cada tratamento.

“O conhecimento das propriedades física, químicas e mecânicas dos materiais é fundamental para orientar sua seleção.” (CHAIN, 2013).

  1. CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS DENTÁRIOS

Os materiais dentários podem ser divididos em três tipos, como metálico, cerâmico e polimérico:

Os metais são utilizados em sua forma pura e, portanto, principalmente as ligas metálicas encontradas em peças protéticas, suspensórios, limas endodônticas, implantes e instrumentos dentários.

As cerâmicas possuem propriedades físicas semelhantes às da estrutura dentária e, além disso, apresentam excelente capacidade de reproduzir a estética dentária. São resistentes à corrosão, apresentam excelente biocompatibilidade e dureza adequados ao esmalte e apresentam baixa condutividade térmica.

Os polímeros são muito utilizados para renovação, portanto, são substâncias compostas por cadeias de monômeros, também são metacrilatos, encontrados em resinas acrílicas, compósitos, cimentos, materiais de moldagem, selantes e adesivos.

  1. MATERIAS DE MOLDAGEM 

  1. – GESSO 

O gesso é obtido através de um processo de calcinação, que nada mais é do que a queima da pedra de gesso (gipsita), neste processo a gipsita perde a sua água de cristalização. A gipsita é encontrada na natureza, quimicamente chamado de sulfato de cálcio di-hidratado, representado por: CaSo4 2H20.

Os variados tipos de gessos são adquiridos conforme a sua forma de calcinação podendo ser calcinação em forno aberto (gesso comum), calcinação em forno fechado (gesso pedra) e calcinação em forno fechado a vácuo (gesso pedra melhorado). A presa do gesso é chamada de cristalização.

- Tipo I – gesso para impressão;

- Tipo II – gesso paris ou comum, no qual é utilizado para estudo, onde não exige resistência;

- Tipo III – gesso pedra, usado para modelo de trabalho com maior resistência; 

- Tipo IV OU V – (especial) – pedra de alta resistência, utilizado em toqueis, por ter maior dureza e resistência;

3.2 – ELASTÔMEROS 

São borrachas sintéticas semelhantes às borrachas naturais, formada a partir de uma rede tridimensional de grandes moléculas (polímeros), interligados por ligação cruzada. São indicadas para moldagem de pacientes dentados e desdentados, áreas retentivas (sulco fissura, etc.).

SÃO CLASSIFICADOS EM:

  • Polissulfetos/Mercaptanas excelente reprodução dos detalhes, compatível com modelos de gesso, alta resistência ao rasgamento. É indicado para moldagem de rebordo, transferência de implantes (unitários ou múltiplos), moldagem de coroa total com casquete.
  • Desvantagem: odor desagradável, manchamento de roupa, dificuldade na manipulação e longo tempo de presa.

  •           SILICONA DE CONDENSAÇÃO

Apresenta-se na forma de pasta base e uma pasta catalizadora, manipula-se com a mão, comprimindo-as entre os dedos. Tempo de trabalho e polimerização adequado, odor agradável, não mancha roupas, resistência ao rasgamento adequado, melhores propriedade elásticas na remoção.

Desvantagem: precisão inadequada se não for vazada imediatamente, vida útil curta e custo elevado.

  • SILICONA DE ADIÇÃO

Excelente estabilidade dimensional pode fazer vários modelos de um mesmo molde, sabor agradável, não causa irritação na mucosa.  

Desvantagem: alto custo.

  • POLIÉTER

Excelente reprodução de detalhes, grande estabilidade dimensional.   Desvantagem: gosto do material bastante ruim, rigidez e custo elevado.

3.3 – ANELÁSTICOS

  • GODIVA

É um material de moldagem anelástico reversível, apresenta-se em forma de placa e de bastão, termoplástico (em temperatura ambiente são sólidos e quando aquecidos até a sua temperatura de fusão, tornam-se maleáveis, baixa condutividade térmica e alta risco de distorção).

É utilizado para moldagem anatômica de rebordo (PT), moldagem de dente preparado para coroa. Sua reação de presa chama-se de PLASTIFICAÇÃO.

  • PASTA ZINCO EUGENÓLICA

É um material de moldagem anelástico, possui alta estabilidade dimensional, mais fluidez (reproduz melhor os detalhes), é composta por uma pasta base (óxido de zinco, óleos e acetato de zinco) e uma pasta catalisadora (eugenol e carga).

É indicado para moldagem funcional de prótese total.

3.4 – HIDROCOLOÍDE

O molde dentário pode replicar a arcada dentária do paciente da mesma maneira. Para sua fabricação, podem ser utilizados hidrocolóides.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (449.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com