TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SISTEMAS CERÂMICOS E A CIMENTAÇÃO ADESIVA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Por:   •  6/4/2018  •  Monografia  •  8.958 Palavras (36 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 36

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PERNAMBUCO

MARÍLIA SOUZA ARRUDA DE QUEIROZ

SISTEMAS CERÂMICOS E A CIMENTAÇÃO ADESIVA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Camaragibe - PE

2017


MARÍLIA SOUZA ARRUDA DE QUEIROZ

SISTEMAS CERÂMICOS E A CIMENTAÇÃO ADESIVA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Odontologia de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (FOP-UPE) como pré-requisito para obtenção de Grau de Cirurgiã Dentista.

Orientadora: Prof.ª Drª Maria do Carmo Moreira da Silva Santos.          

Camaragibe – PE

2017

AGRADECIMENTOS

Aos meus pais, por estarem sempre ao meu lado e por muitas vezes me enxergarem melhor do que sou. Obrigada por toda dedicação.

A minha orientadora, por toda atenção, confiança e dedicação que me teve, por sempre me incentivar, fazendo com que eu buscasse o meu melhor. Não tenho como agradecer a oportunidade de ter sido orientada por você. Sempre compreensiva, amiga e disposta a ajudar, orientando com paciência e sabedoria.

Aos meus irmãos, por todo companheirismo e incentivo nessa jornada.

As minhas amigas, Alycianne Nóbrega, Mariana Lins, Thamyris Alves, Rafaela Marinheiro e Roberta Alencar por poder contar com vocês em todos os momentos. Em especial à minha amiga, Ana Isabella Ribeiro, pelo apoio, suporte e paciência em todos os momentos.  

À Faculdade de Odontologia de Pernambuco, instituição que tanto me orgulha, onde tive a honra de conhecer tantos profissionais dedicados e preparados.  

RESUMO

A presente pesquisa trata-se de uma revisão de literatura sobre os sistemas cerâmicos e a cimentação adesiva. Tem como objetivo estudar os diferentes tipos de sistemas cerâmicos e cimentos indicados para cimentação em Prótese Dentária. A correta cimentação da peça protética é imprescindível para o sucesso clínico, pois esta etapa influencia diretamente na longevidade e estabilidade do procedimento restaurador indireto. Vários fatores contribuem para o êxito deste procedimento, dentre eles: o conhecimento da cerâmica utilizada, os tipos de cimentos existentes, o tratamento da estrutura dental, o tratamento da peça protética e a cimentação propriamente dita.

Palavras-chave: Cerâmicas; Cimento resinoso; Cimentação adesiva; Tratamento de superfície.

ABSTRACT

The present research is a review of the literature on ceramic systems and adhesive cementation. Its objective is to study the different types of ceramic systems and cements indicated for cementation in Dental Prosthesis. The correct cementation of the prosthetic part is essential for clinical success, since this step directly influences the longevity and stability of the indirect restorative procedure. Several factors contribute to the success of this procedure, among them: the knowledge of the ceramics used, the types of existing cements, the treatment of the dental structure, the treatment of the prosthetic part and the cementation itself.

Keywords: Ceramics; Cement resin; Adhesive cementation; Surface treatment.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

2 REVISÃO DE LITERATURA        8

2.1. CERÂMICAS        8

2.2 CIMENTOS        13

2.3 SISTEMAS ADESIVOS        19

2.4 TRATAMENTO DA PEÇA PROTÉTICA        21

3 OBJETIVOS        23

4 METODOLOGIA        24

5 DISCUSSÃO        25

6 CONCLUSÃO        28

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        29


1 INTRODUÇÃO

      Escavações arqueológicas no Vale do Rio Nilo comprovaram a existência de fragmentos cerâmicos datados em 13 mil anos. Relatos demonstram que desde o século X a China utilizava a cerâmica. No século XVII já era utilizada na Europa como "louças". Em 1720, os europeus comercializaram uma porcelana bastante fina e translúcida, feita com feldspato e óxido de cálcio, porém, apenas em 1774 foi introduzida na odontologia, quando Alexis Duchateau e Nicholas Dubois de Chemant, verificando a durabilidade, lisura e resistência ao manchamento trocaram os dentes de marfim das próteses totais por dentes de porcelana.

     Com o tempo ganharam grande atenção nos laboratórios de pesquisa, e a principal razão para isso é que, até o momento, nenhum outro material reproduz resistência, beleza e naturalidade dentária como elas. Devido a esses avanços, antes restritos apenas às regiões anteriores, as cerâmicas passaram a ser utilizadas em regiões posteriores. Mais recentemente, Della Bona (2015), confirma suas características incomparáveis, como elevada estabilidade química, resistência à compressão, estética e biocompatibilidade com baixa adesão de placa.

     Os sistemas totalmente cerâmicos surgiram com o intuito de eliminar as infraestruturas metálicas, além de promover melhor reflexão da luz, resultando em melhor estética. Podem ser fabricados em uma única camada, como as cerâmicas à base de dissilicato de lítio ou de leucita, e posteriormente pintadas para permitir as características de cor. Entretanto, podem ser confeccionadas em camadas composta pela infraestrutura cerâmica ou a de cobertura (BONFANTE, 2010). Entre os sistemas disponíveis, destaca-se o sistema IPS e.max, que reproduz com naturalidade a estrutura dentária. É considerado por Figueroa et al. (2014) um sistema versátil, além de tornar-se atualmente em uma excelente alternativa como sistema de reabilitação, tanto esteticamente quanto funcionalmente sendo capaz de alcançar um excelente equilíbrio entre o sorriso do paciente e estética das reabilitações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.4 Kb)   pdf (278.2 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com