TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Odontologia Molecular dos Odontoblastos

Por:   •  12/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.560 Palavras (11 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo discutir a Biologia Molecular dos Odontoblastos por se tratar de uma célula precursora de tecidos importantes dos elementos dentários. Foi realizado uma pesquisa de caráter bibliográfico nas bases de dados on line dos principais sites brasileiros sobre odontologia, levando como critério de inclusão artigos e periódicos direcionados ao desenvolvimento celular e biologia molecular dos odontoblastos em português. Foi observado poucas produções, ao tema em questão, se encontram disponíveis no idioma escolhido. Contudo, os trabalhos analisados mostram que existem diversos fatores que estão intimamente ligados ao desenvolvimento dos odontoblastos e a sua importância na diferenciação dessas células em tecidos dentários, como o tecido pulpar e a dentina, os quais dão sustentação ao esmalte, tecido considerado mais forte do corpo humano.

Palavras chaves: Histologia dentária. Biologia Molecular dos Odontoblastos.

ABSTRACT

This work aims to discuss the Molecular Biology Odontoblasts because it is a precursor cell of important tissues of the teeth. It carried out a bibliographic research in online databases of the main Brazilian sites about dentistry, taking as a criterion for inclusion articles and journals targeted to cellular development and molecular biology of odontoblasts in Portuguese. few productions noted, the issue at hand, are available in the chosen language. However, the analyzed studies show that there are several factors that are closely linked to the development of odontoblasts and their importance in the differentiation of these cells in dental tissues such as dental pulp and dentin, which give support to the enamel, fabric considered stronger Human Body.

Key words: Dental Histology. Molecular Biology Odontoblasts.

⦁ INTRODUÇÃO

Odontoblastos são células especializadas da polpa. São originárias da crista neural e após migrarem por baixo do epitélio oral, se diferenciam em células que irão organizar e regular a síntese de matriz de dentina mineralizada. Todo esse processo requer interações recíprocas do epitélio oral com o ectomesênquima, cujo funcionamento envolve contatos intercelulares, interações mediadas por componentes da matriz extracelular e induções célula a célula por meio de fatores indutores. Diversas moléculas são responsáveis pela regulação do processo, dentre os quais merecem destaque os fatores de transcrição, fatores de crescimento e componentes da matriz extracelular. Quando estas células se diferenciam em odontoblastos maduros adquirem uma morfologia específica para ser incorporado no processo de formação dos túbulos dentinários que se estendem desde a Junção amelodentinária (JAD) na coroa ou a junção cemento-dentinária (JCD) na raiz até a parede externa da polpa. Após a posição da pré-dentina e a sua conseqüente maturação em dentina, os odontoblastos permanecem na polpa ao longo da parede externa no interior do dente.

A nutrição dos odontoblastos provém do liquido que passa através do túbulo, o qual é originado a partir dos vasos sanguíneos localizados no tecido pulpar adjacente. No interior do túbulo dentinário encontra-se um espaço de tamanho variável que contem o fluido dentinário, um processo odontoblástico e, possivelmente, um axônio aferente. O processo odontoblástico é um extensão celular longa localizada no interior do túbulo dentinário e presa a maior parte do corpo da célula blástica localizada na polpa.

Em alguns túbulos, encontra-se um axônio sensitivo ou aferente, associado a uma parte do processo do processo odontoblastico. Essa fibra mielínica, envolvida somente na sensibilidade para a dor, pode não se estender muito alem do processo e dessa forma, não ser observada nas proximidades das JAD e JCD. Já o corpo celular do neurônio está localizado na polpa, junto e paralelamente com o odontoblasto.

Os dentes são densamente inervados pelos neurônios sensoriais primários localizados no gânglio trigeminal. O suprimento nervoso do complexo dentina-polpa é composto de fibras A-delta e fibras C. As fibras A-delta estão localizadas na porção coronal do limite polpa-dentina e concentrados nos cornos pulpares. Trinta a setenta porcento dos processos celulares odontoblasticos estão em contato com terminações nervosas, por isso são localizados em um lugar estratégico no complexo dentina-polpa e matem uma relação estreita com a parte vital dentaria, mais especificamente com terminações nervosas e capilares sanguineos.

A vitalidade do complexo dentina-polpa, tanto em condições normais como após injurias, depende da atividade celular da polpa e de processos sinalizadores que regulam o comportamento dessas células. Pesquisas mais recentes tem conduzido uma melhor compreensão do controle molecular do comportamento celular. Os fatores de crescimento desempenham um papel fundamental na sinalização de eventos de formação e reparo tecidual do complexo dentina-polpa.

O presente estudo tem por objetivo discorrer sobre a fisiologia dos odontoblastos em condições normais e patológicas apresentando principais fenômenos ocorridos em cada uma de suas etapas .

⦁ OBJETIVOS

⦁ Geral

Analisar a Biologia Molecular dos Odontoblastos através de uma revisão sistemática da literatura.

⦁ Específicos

Discutir a produção cientifica referente a biologia molecular dos odontoblastos produzidas em português;

Verificar como ocorre a diferenciação dos odontoblastos nos tecidos dentários.

⦁ JUSTIFICATIVA

Os odontoblastos são células especializadas pulpares pós-mitóticas, organizadas numa camada linear de células em paliçada ao longo da interface polpa-dentina, com 3 a 5 camadas celulares, cujos prolongamentos penetram na pré dentina. Constituem a camada odontoblástica da polpa que representa uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (578.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com