TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Odontologia baseada em evidência e divulgação de informações científicas

Por:   •  15/12/2022  •  Resenha  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Crítica:         Odontologia baseada em evidência e divulgação de informações científicas

O principal objetivo dos profissionais da saúde ao produzir e publicar estudos científicos é oferecer melhorias na saúde e na qualidade de vida da população, por meio do avanço científico e tecnológico. Logo o acesso dessas informações científicas deve chegar a benefício da sociedade, sendo o profissional responsável por essa comunicação. Ou seja, o cirurgião dentista precisa acessar essas informações, avaliá-las e aplicá-las no atendimento clínico do paciente.

Desse modo, é indubitável a importância da divulgação de informações científicas para a odontologia, visto que á medida que os profissionais da área têm acesso a informações qualificadas, maiores são as possibilidades de desenvolver o pensamento crítico e a partir dele criar mecanismos para aplicar na prática clínica, obtendo assim melhores resultados nos tratamentos odontológicos e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

O conhecimento crítico é essencial em todos os casos, visto que “nem toda referência é evidência”. Diante disso, podemos dizer que os artigos não são perfeitos e não podem ser tomados como verdade absoluta. É preciso saber refletir sobre a informação, pois além dos erros, a interpretação de cada pessoa é diferente.

A pesquisa translacional tem justamente o papel de transformar o conhecimento científico, laboratoriais e obtidos através de estudos em intervenções aplicadas nos pacientes visando melhorias na saúde da população. Isso nos leva à odontologia baseada em evidência, que deve considerar as necessidades e preferências do paciente, sendo necessária a busca das mais atuais evidências científicas, e a capacidade do profissional para executar os protocolos obtidos com essas informações.

Não existem evidências para todos os desfechos, mas existem evidências para embasar o conhecimento. Por isso, não se deve apegar-se apenas há uma verdade absoluta no meio científico. É necessário que o profissional esteja sempre se atualizando, pesquisando por fontes seguras e recentes para se apropriar de uma ciência.

Logo, é notório que a busca por evidências cientificas auxilia na formação profissional dos cirurgiões dentistas, e os permitem tomar decisões clínicas com mais clareza e segurança, tornando os tratamentos odontológicos muito mais satisfatórios.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com