TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Direitos Humanos

Por:   •  15/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES DISCURSIVAS

Questão nº01.

Questão Enade 2013.

[pic 1][pic 2]

O debate sobre a segurança da informação e os limites de atuação de governos de determinados países tomou conta da imprensa recentemente, após a publicidade dada ao episódio denominado espionagem americana. O trecho a seguir relata parte do ocorrido. (...) documentos vazados pelo ex-técnico da Agência Central de Inteligência (CIA), Edward Snowden, indicam que e-mails e telefonemas de brasileiros foram monitorados e uma base de espionagem teria sido montada em Brasília pelos norte-americanos.

O Estado de São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado).

Considerando que os textos e as imagens acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo (máximo 15 linhas) a respeito do seguinte tema:

Segurança e invasão de privacidade na atualidade.

No direito à privacidade esta abrangido entre os principais, os direitos à intimidade, o direito à honra, à imagem e a inviolabilidade do domicílio. A privacidade é um direito fundamental de qualquer cidadão aprovada pela ONU em 1948. Mesmo após tantos anos a preocupação com a imagem vem sendo abrangida e comentada em todo mundo, visando formas de garantias para assegurar que a mesma seja cada vez mais sigilosa, ainda mais de quando se trata de informações tão importantes a cada indivíduo.

Ninguém pode ser objeto de intervenções arbitrárias ou abusivas em sua vida privada, em sua família, em seu domicílio ou em sua correspondência, nem de ofensas ilegais à sua honra ou reputação, toda pessoa tem direito à proteção da lei contra tais infrações ou tais ofensas.

Os direitos à intimidade e à própria imagem formam a proteção constitucional à vida privada, salvaguardando um espaço íntimo intransponível por intromissões ilícitas externas. Para isso, a proteção constitucional já consagra no inciso X do art. 5.º e refere-se tanto a pessoa física quanto a pessoas jurídicas, abrangendo, inclusive, à proteção à própria imagem frente aos meios de comunicação em massa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (234.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com