TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Traumas Dentários

Por:   •  29/2/2016  •  Monografia  •  4.431 Palavras (18 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 18

1 INTRODUÇÃO

Segundo Castro; Mello (2013), os traumas dentários consistem nas injúrias aos tecidos dentais, bem como aos tecidos moles que os circundam. São reconhecidos como um problema de saúde pública, por causa da sua alta frequência com que ocorrem e aos custos envolvidos no seu tratamento.

Os traumatismos são classificados de acordo com uma variedade de fatores e pelo sistema adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), podendo ser aplicada tanto a dentição decídua, como a permanente (ANDREASEN e ANDREASEN, 2001).

Os dentes mais acometidos por traumatismos dentários são os incisivos centrais e laterais, isso em ambas as dentições. Alguns fatores podem aumentar a predisposição dos indivíduos a essas injúrias, como a oclusão do tipo classe II de Angle, overjet maior que 4mm, mordida aberta anterior, lábio superior curto ou hipotônico e respiração bucal. Combinados a fatores de enfraquecimento das estruturas dentárias, como amplas restaurações, lesões de cárie e dentes tratados endodonticamente (CASTRO; MELLO, 2013).

Traumas dentários em crianças na dentição decídua ou mista são muito comuns, principalmente em bebês que estão aprendendo a andar ou crianças na fase escolar, casos de avulsões dentárias são mais frequente devido também à fragilidade do tecido ósseo infantil favorecer (LOSSO et al, 2011).

As causas principais dos traumatismos dentários nos jovens são acidentes automobilísticos, jogos e esportes em geral, bem como agressões. Nos casos com adultos, os traumatismos ocorrem principalmente por envolvimento em acidentes de trânsito ou por violência interpessoal (ANDREASEN; ANDREASEN, 2001).

Para Lopes; Siqueira Jr (2010), acidentes acometendo traumas dentais se torna uma situação traumática e dolorosa ao paciente, exigindo ter um diagnóstico rápido e correto, para que o tratamento seja o mais preciso possível. A priori o cirurgião dentista precisa ter o controle da situação acalmando o paciente e/ou responsáveis, visto que ele pode ser o primeiro profissional da saúde a examiná-lo, devendo realizar uma avaliação das condições gerais e exame local do mesmo.

Segundo Andreasen; Andreasen (2011), perguntas do tipo: ”Quando ocorreu o acidente? Como ocorreu? Onde ocorreu? Qual o tempo decorrido desde a hora que houve o trauma dental, até a chegada ao consultório?” São importantes para determinar a conduta clínica relacionada ao estado pulpar, possibilidade de reimplantes dentais ou outros atendimentos, influenciando no tipo de tratamento a ser realizado e o prognóstico.

Descrever os conceitos, as classificações, cuidados imediatos em traumas dentários, causas dos traumas dentários e os pacientes que estão mais propensos a estes acidentes.

A relevância deste trabalho consiste em esclarecer que o trauma dentário é uma das principais razões que levam as crianças e adultos aos consultórios médicos e odontológicos. Esclarecer a importância do tratamento adequado do trauma dentário, pois quando negligenciados influenciam na função e na estética bucal do paciente, podendo afetar também o seu comportamento social.

O presente trabalho será realizado com base nas pesquisas de literatura produzidas a respeito do tema. 

Como principal ferramenta de trabalho serão utilizados títulos literários com embasamentos científicos, fornecidos pela Faculdade de Macapá. Outra ferramenta importante será a internet, para pesquisas de artigos científicos em sites de renomes nacionais e internacionais como o portal do Ministério da Saúde, Revista Index e Scielo, revista da Sociedade Brasileira de Estudo da Dor e Pub Med.

Portanto, este trabalho é baseado em uma rigorosa revisão literária, através de trabalhos desenvolvidos pelos autores reconhecidos e fontes seguras, dando credibilidade a esta monografia.


2TRAUMAS DENTÁRIOS: CONCEITUAÇÃO, ETIOLOGIA E FATORES PREDISPONENTES

Conceituar-se-á trauma dentário, discorrer-se-á sobre as etiologias e os fatores predisponentes.

2.1 Conceituações

Para Castro;Mello (2013), traumas dentários são todos os impactos de difusões agudas ao dente e às estruturas de sustentação, visto que os traumatismos podem ser desde deslocamento dentário ou esmagamento dos tecidos de sustentação, até fratura do elemento dental.  Os traumas dentários são casos de importância bastante relevantes e frequentes nos consultórios odontológicos, que requer do cirurgião dentista um atendimento ágil e meticuloso.

Para Vasconcellos; Marzola; Genu (2006), os traumatismos dentários são situações de urgência odontológica que impõem ao profissional um atendimento rápido, porém minucioso e influenciam a função e a estética do indivíduo, afetando seu comportamento.

Já para Sanabe et al (2009), consideram-se lesões traumáticas dentárias desde uma simples fratura em esmalte até a perda definitiva do elemento dentário.

Segundo Lanfredi (2015), os traumas dentais são lesões traumáticas que podem envolver desde os dentes, o osso que os circundantes, as mucosas orais, mucosas jugais e mucosas labiais.

As lesões dentárias traumáticas envolvem a dentística e a endondontia, mas podem vir a envolver também outras especialidades odontológicas, como a cirurgia e da reabilitação oral (MOTA JR; SILVA, 2009).

Em se tratando de classificação, Andreasen e Andreasen (2001) descrevem os traumatismos dentários como lesões aos tecidos duros dos dentes e a polpa; lesões aos tecidos periodontais e lesões na gengiva ou na mucosa oral.

De acordo com Cohen; Hargreaves (2007), um trauma dental em um único elemento repercute a muitas estruturas dentárias e perirradiculares. Logo, o tratamento e a consequência destes traumas são multifatoriais, tornando-se nada menos essencial do que saber os tipos de cicatrização inter-relacionados.

Ciente da conceituação de traumas dentários faz-se necessário entender suas causas e origens, ou seja, a etiologia do referido assunto.

2.2 Etiologias

Para Castro; Mello (2013), a população não possui o conhecimento básico necessário para atuar ante esses traumatismos, visto que diante disto o trauma dental torna-se um problema de saúde pública. É dever de o cirurgião-dentista buscar conhecimento científico nesta área e transmiti-lo à comunidade. Informar sobre o prejuízo que hábitos deletérios como roer unhas, morder objetos, usar piercing oral, morder gelo, milho de pipoca podem causar, gerando sobrecarga nos dentes e fraturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (991.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com