TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL

Por:   •  20/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL

GOIÂNIA

2018

DAYANE HELLEN DOS SANTOS MARTINS – C89EDJ1

DÉBORA CAMARGO SOUZA – C009547

DIULLYENE BORBA DA COSTA – C5269F6

LARA ANTONELLI DOS SANTOS –

MYLLENA VILAS BOAS -

LUIZ FERNANDO TEODORO COSTA – N1166G5

MARLY MARÇAL BRITO DE JESUS – N7S2552

THAYNNARA RODRIGUES DOS SANTO – D08551-9

PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL

Trabalho apresentado no curso

De Graduação em Odontologia  

Da Universidade Paulista - GO.

GOIÂNIA

2018

INTRODUÇÃO

   Este relatório visa abordar problemas expostos pela Diretora e Coordenadora da escola a respeito do conhecimento das crianças em saúde bucal, que foram indicadas para participarem do estágio de salde coletiva.

   Em nossa primeira visita para conhecermos a diretora e instituição foi observado que as crianças já se tinham um certo conhecimento relacionado a escovação e problemas de saúde relacionados a doença cárie.

  O problema principal que identificamos era como a higiene bucal estava sendo feita em casa e o estado de conservação das escovas de dente.

DESENVOLVIMENTO

   Em reunião com a coordenação foi exposta a principal necessidade da escola ao nosso grupo, que era orientar as crianças em relação a importância da escovação, como ela deve ser realizada, o porquê evitar a doença cárie.

  Segue abaixo o relatório, com todas as informações e fatos que ocorreram durante todas as visitas na escola.

  No dia 15/03/2018 o grupo se reuniu com a Diretora na Escola Trenzinho do Saber situada na Av. Antônio Fidélis,993- Parque Amazônia, Goiânia-GO para o planejamento do desenvolvimento das atividades propostas pelo grupo.

  Foram propostas atividade de cunho educativo como teatro, palestra e um dia reservado para escovação coletiva. No teatro ressalta-se a relação entre dentes saudáveis e dentes acometidos pela doença cárie; na palestra mostramos a importância do uso do fio dental, escova de dente, dentifrício fluoretado e na escovação coletiva ensinamos a maneira correta de escovação.

  Foi acordado com a Diretora que crianças de 6 a 7 anos de idade participassem das atividades sendo um total de 17 crianças sendo divididas em 3 grupos para realização da escovação.

  Todas as visitas aconteceram nas datas estabelecidas entre a escola e o grupo de estagio sendo a primeira visita para atividade no dia 21/03 a segunda no dia 23/03 e a última no dia 09/05, com a participação de todos os integrantes do grupo para a realização das tarefas.

PRIMEIRA VISITA – Troca de informações entre alunos e instituição.

A nossa primeira visita foi para conhecermos a diretora e a instituição em que seria realizado o projeto “PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL” após um diálogo com trocas de informações foi observado que as crianças já se tinham um certo conhecimento relacionado a escovação e problemas de saúde relacionados a doença cárie.

SEGUNDA VISITA -  PRIMEIRA ATIVIDADE: Teatro infantil

   No dia 21/03/2018 foi realizado na escola um teatro com informações de como melhorar a higiene bucal nas crianças, e quais ferramentas podem ser usadas para tal feito. Tivemos a participação de todo o grupo na apresentação da peça teatral, com o seguinte contexto: ''Uma história de um dentinho saudável e feliz que sempre mantinha sua higiene oral bem-feita, e era cuidado por sua mãe. Até que um dia em um passeio com sua mãe o dentinho encontra uma amiga sendo ''atacada'' por duas bactérias que causam a doença cárie, então o dentinho convida a sua amiga para uma visita ao dentista que apresentou a ela a escova de dentes, fio dental e pasta de dente floreada, mandando assim novos padrões de saúde.

  A escolha desse recurso foi motivar as crianças de uma forma lúdica a importante relação da saúde bucal com a higiene oral de forma simples e envolvente.

  O teatro foi baseado em um artigo científico da autora ANA LIDIA SOARES COTA, BARBOSA JESSICA DE ASSUNÇÃO COSTA, onde relatam que as ações de saúde bucal particularmente relacionados ao público infantil que devem ser apresentadas de forma dinâmica e fácil compreensão.

  Outro fato que levou a escolha da peça foi o nível de interação das crianças e aceitação ao grupo de estágio. Ensinamos uma música educativa falando a importância da escova de dentes e pasta dental para manter os dentes limpos. Ao ver a empolgação das crianças posteriormente as professoras também criaram uma música falando da importância de comer frutas e verduras.

TERCEIRA VISITA - SEGUNDA ATIVIDADE: Palestra

    No dia 23/04 realizamos uma palestra sobre importância da escovação e uso do fio dental. Fizemos slides para ficar mais didático. No slide apresentamos as técnicas de escovação de FONES. Segundo dados estatísticos os autores comprovam que é a mais efetiva para crianças em idade escolar de mais ou menos 6 anos (FERRAZ,1973; PINTO,1976) por ser mais simples e por ter seu aprendizado recomendado para crianças menos hábeis.

   A técnica consiste em: as cerdas são aplicadas nas faces vestibulares dos dentes (paciente com a boca semicerrada) descrevendo trajetória circular higienizando dentes superiores e inferiores, além de massagear a margem gengival. Nas regiões lingual e palatina o movimento da escova deve ser pendular, preocupando-se com a lingual de molares e pré-molares. O tempo de escovação preconizado é de 2 minutos, quatro vezes ao dia (ARTIGAS, IBIRA,2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com