TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevenção de traumatismo na dentição decídua

Por:   •  5/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 6

Prevenção de Traumatismos na Dentição Decídua

Autores dos capítulos

Integrantes do grupo

Os traumatismos representam um desequilíbrio do individuo com o seu meio, portanto sua prevenção deve ser baseada em dados epidemiológicos para atuar diretamente em sua etiologia, desenvolvendo medidas que vão desde a atenção geral (ambiente, habitação) ate atenção complexa (protetores bucais).

Quanto à etiologia, o trauma pode ser divido em trauma acidental, aquele que pode ser evitado e não é intencional que causa lesões físicas e ou emocionais no âmbito domestico ou outros ambientes sociais, e o trauma resultado de violência, o não acidental, representado por ações realizadas em indivíduos, grupos, classe ou nações, ocasionando danos físicos, morais ou emocionais.

O trauma acidental possui caráter multifatorial, tendo influencias das condições físicas (automóveis e bicicletas), nível sócio econômico, idade, obesidade, temperamento, educação, alterações locais e sistêmicas, alterações neurológicas, deficiência física, trespasse horizontal acentuado alterações do esmalte localizado (lesões de carie, hipoplasias). A compreensão do caráter multifatorial dos acidentes permitira o direcionamento da prevenção dos traumas.

O trauma não acidental é mais comum nos primeiros anos de vida, sendo seu acontecimento nas estruturas orofaciais freqüente nos casos de maus tratos infantis. O mau trato infantil engloba a violência sexual, psicológica, abandono ou negligencia. Já o abuso é uma forma de mau trato com violência física e psicológica, geralmente repetitiva. Negligencia é privar a criança de algo que ela necessite, quando isso é essencial ao seu desenvolvimento sadio.

O estatuto da criança e do adolescente torna obrigatório aos profissionais da área de saúde a notificação dos maus tratos. Para notificação o profissional pode optar por fichas padronizadas ou uso de relatórios, o mais completo possível, encaminhando ao conselho tutelar do município ou na falta deste ao juizado da infância e da juventude na vara da família, ou ministério publico ou qualquer outra autoridade judiciária existente no local onde reside a criança.

Quando ha suspeita de que a lesão é advinda de abusos aspecto como: localização, estagio de cura, cor, natureza são fatores determinantes para determinação da causa, tempo do ocorrido, repetições, verificação de ocorrência do relato com exame físico. O mau trato de mais difícil diagnostico é a síndrome de Murchausen por procuração, na qual a agente mãe relata historias fictícias, produz falsos sinais e sintomas e fabrica a doença na criança, resultando em demoradas avaliações medicas exames e hospitalizações.

As crianças vitimas de abuso muitas vezes, apresentam-se hiperagressivas, com distúrbio de sono reduzido envolvimento com o mundo externo.

O CD desempenha o papel de agente ativo na educação para segurança, visando a diminuição dos índices de lesões traumáticas.

Há duas formas de proteção contra o traumatismo: proteção passiva e proteção ativa.

A proteção passiva e aquela em que as vitimas são protegidas independente da sua ação, colaboração ou conhecimento. Em casa podemos citar moveis com bordas arredondados e protetores de tomada. Em playground é vedado o uso de pregos e parafusos devem ser protegidos por acabamento arredondado o piso deve ser coberto por material que absorva o impacto de uma queda (areia).

A proteção ativa é realizada em situações de risco e requer uma determinada ação da vitima, como por exemplo: utilização correta da cadeirinha, banquinho e cinto de segurança, protetores bucais, capacetes e protetores de face.

O aconselhamento em segurança visando a prevenção de acidentes envolve um conjunto de ações educativas repetidas e com o nível de compreensão adequado a população, orientando a prevenção em relação a idade, em afogamentos, queimaduras, quedas, envenenamento acidentes de transito entre outros.

Exame do Paciente

O profissional deve adquirir informações através do exame clinico, a fim de elaborar um diagnostico. Porém este muitas vezes é deixado para outro momento, devido a o estado emocional das crianças e dos seus pais. O CD deve transmitir tranqüilidade ou alertar aqueles pais que se apresentam indiferentes ao traumatismo da dentição decídua, por desconhecer os riscos.

A fim de se possibilitar um atendimento satisfatório deve se realizar a Adaptação comportamental, onde o profissional não apenas explica técnicas, mais também obtém a confiança da criança. Os pais devem ser informados sobre as regras do consultório, a técnicas utilizadas e assinar o TCL. As abordagem usadas para adaptação comportamental, possuem etapas gradativas:

- abordagens lingüísticas: - Sugestão (comunicação verbal e reforço positivo)

- Persuasão (diga-mostre-faça e distração)

- Coação moral (controle da voz)

- abordagem física: - contenção física

- mão sobre a boca

-abordagem farmacológica: - sedação consciente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com