TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VISITA A USF JARDIM AEROPORTO II / SANTOS DUMONT

Por:   •  10/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  2.112 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DE VISITA A USF JARDIM AEROPORTO II / SANTOS DUMONT

No dia 28 de Agosto de 2017, por intermédio de atividade prática da disciplina Clinica integrada de Atenção Básica II, que está proporcionando a oportunidade de ir a campo conhecer e analisar acerca das ações do SUS. Foi realizada visita à Unidade Saúde da Família (USF) Jardim Aeroporto II / Santos Dumont com a orientação da Professora Desirée Cavalcante. A unidade fica localizada na Rua Tonga nº 420 Jardim Santos Dumont, e funciona de segunda à sexta – feira das 8h00 ate às 17 horas.

Em um primeiro momento a Enfermeira Responsável Lívia Fernanda Martinez Nascimento, foi quem nos recebeu na unidade e fez a apresentação do local, falando todos os pontos positivos, e negativos que ali se encontravam.

Sobre a estrutura do serviço, foi possível observar que a unidade possui uma boa instalação, térreo, com estacionamento e adaptações para cadeirantes. A área abrange aos bairros Jardim Aeroporto I e II, e Jardim Santos Dumont I, II, III, fazendo limite com o rio Jundiaí onde começa a delimitação de outro bairro Conjunto Santo Ângelo e são 4.900 habitantes cadastrados na unidade.

A Estratégia Saúde da Família foi implantada como modelo de reorganização da Atenção Básica, por meio da atuação de equipe multiprofissional em Unidades Básicas de Saúde.

A USF Jardim Aeroporto II / Santos Dumont possui duas equipes técnicas, cada formada por um cirurgião-dentista generalista, um medico generalista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, seis agentes comunitários, um auxiliar em saúde bucal, um auxiliar de farmácia, um auxiliar administrativo, e um auxiliar geral (limpeza). Cada equipe tem sob sua responsabilidade o acompanhamento em ações de saúde de uma determinada quantidade de famílias de um território adscrito. A Estratégia Saúde da Família (ESF) prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação das pessoas de forma integral e continua. O atendimento é prestado de na Unidade Básica de Saúde ou no domicilio, pelos profissionais de saúde acima descritos. Assim esses profissionais criam vínculos de corresponsabilidades, o que facilita a identificação e o atendimento aos problemas de saúde da comunidade.

O que é oferecido à população:

• Consultas Médicas.
• Consultas Odontológicas.
• Consultas de Enfermagem.
• Visitas Domiciliares do Médico, do Cirurgião-dentista, da Enfermagem e do Agente Comunitário de Saúde.
• Grupos Educativos.
• Acompanhamento das Gestantes.
• Acompanhamento dos Hipertensos.
• Acompanhamento dos Diabéticos.
• Teste de gravidez.
• Exames / curativos / inalação.
• Vacinação.

A ESF permite ainda descrever o quadro epidemiológico da realidade local, facilitando o planejamento de intervenções mais resolutivas e eficazes. Na região foi descrito pela enfermeira Lívia que há dois casos de tuberculose, sendo um caso de recidiva em um adolescente de 16 anos. Existem também casos de sífilis localizados nas regiões mais precárias dessa região, e neste mesmo local (Jardim Santos Dumont) é onde se encontram um maior numero de gestantes adolescentes. Essa região mais precária, as pessoas moram a beira do rio Jundiaí, sem saneamento básico (agua, luz, esgoto), e suas moradias são locadas em lugares invadidos, e essa mesma população é a que mais costuma faltar em consultas agendadas na unidade.

Em um segundo momento, saímos para ver de perto a realidade da região que até então havia sido apresentada apenas pela enfermeira Lívia em um bate papo dentro da USF.

Saímos da unidade junto com a agente comunitária de Saúde Gislene, que nos levou para conhecer a região da qual a mesma faz acompanhamento de saúde nas famílias. A agente nos relatou que as visitas começam sempre no inicio do mês e acontecem diariamente ate o 20º dia do mês, sendo que por dia ela chega a fazer entre 10 a 15 visitas. Na região foi possível identificar que havia duas creches, uma na Rua Tonga, e outra na Rua Turquia, e uma escola de ensino fundamental localizada na Rua África. Durante a nossa caminhada pelo bairro foi relatado por Gislene um problema que para ela é um dos mais relevantes sobre a medicação feita aos idosos que possuem hipertensão arterial e diabetes mellitus, muitos desses pacientes moram sozinhos e não possuem alfabetização, e por vergonha falam que entendem a posologia de tal medicamento, mas acabam fazendo o uso errado desses fármacos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (343 Kb)   docx (487.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com