TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISITA TÉCNICA A FRIGORIFICO EM SANTO ANTONIO DE JESUS

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.431 Palavras (14 Páginas)  •  3.362 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA.

                                 

                                        Santo Antônio de Jesus-BA

Setembro 2016


[pic 2]

Adalberto Viveiros, Danilo Rocha, Gildo Fróis, Jean Aleksander e Werika Samantha³.

                                 

Relatório de Visita Técnica ao Frigosaj¹ - Frigorífico regional de Santo Antonio de Jesus. 

[pic 3]

Professor Orientador: Rycart Pinheiro²

                                   

                                          Santo Antônio de Jesus-BA

Setembro 2016

APRESENTAÇÃO

Atendendo à solicitação do professor MSc. Eng° CIVIL Rycart Emmanuel Pinheiro da Silva da disciplina Introdução a Engenharia, apresentamos o relatório das atividades desenvolvidas durante a visita a empresa de abate bovino Frigosaj – Frigorífico regional de Santo Antonio de Jesus. Localizada na BA-026, 2, Santo Antônio de Jesus - BA, Brasil.

.

OBJETIVO

  • Observa o processo da linha de produção;
  • Conhecer as atividades desenvolvidas na empresa;
  • Relatar possíveis atividades em andamento na empresa e seus objetivos;
  • A importância que se atribui a “qualidade dos serviços prestados” no contexto da empresa.

PROGRAMA (ROTEIRO)

  • Chegada a empresa às 08:00h;
  • Visita ao setor de produção;
  • Atividades desenvolvidas:
  • Acompanhamento da linha de produção;
  • Acompanhamento da unidade de tratamento de saneamento básico;
  • Término da visita às 10:30h.

INTRODUÇÃO

Fomos recepcionados pelo Sr. Cosme, gerente administrativo, que nos apresentou os setores de produção e área de tratamento de esgoto do FRIGOSAJ com detalhes.

O local é dividido em setores bem calculados, cada setor exercendo uma função há um cronograma de entrada e saída de animais, um ciclo de agilidade tornando o trabalho mais rápido. Inicialmente fomos para a recepção onde nos foi apresentado por um quadro fotográfico toda estrutura da empresa e seu processo de produção, desde a chegada dos animais até a sua saída para o cliente.

A Frigosaj, estabelece controle em todas as etapas desde o recebimento do animal até a entrega ao consumidor. A empresa busca sempre a fidelização e a satisfação do cliente através produtos e processos com padrões de qualidade bem definidos e assegurados. Os métodos de controle de qualidade durante o processo de produção, embalagem, armazenagem e expedição de produtos são desenvolvidos e monitorados pela GARANTIA DA QUALIDADE, setor responsável em garantir a qualidade do produto, com programas específicos como: BPF – Boas práticas de fabricação. Este programa, controla junto com a análise do produto final, a água, as contaminações cruzadas, as pragas, a higiene e o comportamento do manipulador, a higienizações das superfícies, o fluxo do processo, além de outras itens, conferindo maiores garantias de qualidade aos produtos.

A empresa, adota um padrão de abate estabelecido pelo Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento (MAPA) – Secretaria da Defesa Agropecuária – Departamento da inspeção de Produtos de Origem Animal. Existe uma demanda crescente do processo de ABATE HUMANITÁRIO como o objetivo de reduzir o sofrimento inúteis ao animal a ser abatido. Abate humanitário pode ser definido como o conjunto de procedimentos técnicos e científicos que garantem o bem-estar dos animais desde as operações de embarque na propriedade rural até a operação de sangria. O essencial é que o abate de animais seja realizado sem sofrimentos desnecessários e que a sangria seja eficiente.

As condições humanitárias não devem prevalecer somente no ato de abater e sim nos momentos precedentes ao abate (GRACEY & COLLINS, 1992). As etapas de transportes, descarga, descanso, movimentação, insensibilização e sangria dos animais são importantes para o processo de abate dos animais, devendo-se evitar todo sofrimento desnecessário. Neste sentido, o treinamento, capacitação e sensibilidade dos “magarefes”, colaboradores responsáveis pelo abate bovino, são fundamentais.

Os problemas de bem-estar animal estão sempre relacionados com instalações e equipamento inadequados, distrações que impedem o movimento do animal, falta de treinamento de pessoal, falta de manutenção dos equipamentos e manejo inadequado. (GRANDIN, 1996).

DESENVOLVIMENTO

OS ABATEDOUROS

[pic 4]

FRIGOSAJ – Frigorífico regional de Santo Antonio de Jesus. Localizada na BA-026, 2, Santo Antônio de Jesus - BA, Brasil.

No Brasil esses estabelecimentos de abate de animais são chamados de matadouros ou abatedouros e podem ser públicos ou privados. Henzel (2009, p.23), afirma que “a indústria de carnes é composta por estabelecimentos onde se procede à matança dos animais e ao preparo de carcaças e vísceras, locais de venda IN NATURA, chegando até os estabelecimentos de industrialização de produtos cárneos”.

Sob o ponto de vista da abrangência dos seus processos os matadouros ou abatedouros podem ser definidos como estabelecimentos que “realizam o abate dos animais, produzindo carcaças e vísceras comestíveis. Algumas unidades também fazem a desossa das carcaças e produzem os chamados cortes de açougue, porém não industrializam a carne”.

De acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Rio Grande do Sul (SENAI-RS, 2013), as instalações completas para o abate de animais envolvem currais, rampa de acesso à matança, área de atordoamento, sala de matança com subseções (sangria, esfola, evisceração, toalete, seções de miúdos), sala de desossa, expedição, setor de utilidades e áreas anexas (processamento de subprodutos: farinha de sangue e de osso, sebo, triparia, bucharia, couro, entre outras).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (656 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com