TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO RELATANDO AS VISITAS À UBS DO BAIRRO SANTO ANDRÉ/ LAJEADO/RS

Por:   •  10/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.941 Palavras (20 Páginas)  •  1.639 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2][pic 3]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CURSO DE FISIOTERAPIA

DISCIPLINA DE VIVÊNCIA I

PROFESSORA LYDIA CHRISTMANN ESPINDOLA KOETZ

PORTFÓLIO RELATANDO AS VISITAS À UBS DO

BAIRRO SANTO ANDRÉ/ LAJEADO/RS

Luiza Ariotti

Mariela Alexandra Zanata

Marina Pretto

Micaela Pozzebon

Lajeado, julho de 2015

Luiza Ariotti

Mariela Alexandra Zanata

Marina Pretto

Micaela Pozzebon

PORTFÓLIO RELATANDO AS VISITAS À UBS DO

BAIRRO SANTO ANDRÉ/ LAJEADO/RS

Trabalho apresentado para obtenção de nota na disciplina de Vivências I, do curso de Fisioterapia, do Centro Universitário Univates no semestre A/2015.

Professora: Lydia Christmann Espindola Koetz

Lajeado, julho de 2015

“Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura.”

Guimarães Rosa

CONCEITO DE SAÚDE

Saúde[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

doença                      VIDA [pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]

[pic 15][pic 16]

Saúde: é a vida num todo, não se resume somente a falta de doenças.

*Autonomia no cuidado (o que posso / o que não posso);

*Saúde coletiva / bem-estar coletivo;

*Educação em saúde (avaliar o que realmente vale a pena);

*Policiamento individual e coletivo.

SAÚDE + APS

*Educação em saúde: não impor conceitos e sim discuti-los;

*Saneamento básico: o quanto a falta dele interfere na qualidade da saúde;

*Imunização: campanhas de vacinação para prevenção de doenças epidêmicas;

*Prevenção e controle de doenças: estudar as doenças que mais afetam a população a ser trabalhada para organizar um método para tratá-las e preveni-las;

*Fornecimento de medicamentos essenciais: organizar um plano mensal para que, quando minha população precise, tenham em mãos sempre seus medicamentos.

PERCEPÇÃO DESTES CONCEITOS NAS VISITAS REALIZADAS

        Percebemos que todos estes conceitos, num geral, se aplicam na prática. Por a APS ser o primeiro contato entre usuário e SUS, percebemos fortemente a ideia de prevenção e do controle de doenças, não apenas focando na doença em si; também a participação popular por intermédio das agentes de saúde do bairro, que vão até a casa das pessoas e estas declaram abertamente suas opiniões; nas visitas também é evidente a educação em saúde, onde a agente não chega apenas impondo conceitos, e sim sempre procura discuti-los para o melhor entendimento por parte das famílias.

        Apesar do conceito “formal” de saúde atribuir à ela o significado de: bem-estar físico-psico-social, este nos passa a ideia de uma realidade plana, sem obstáculos nenhum, ou seja, assim                          , quando na verdade, o que temos é uma realidade completamente conturbada, melhor dizendo, assim [pic 17]

        Vimos, em nossas visitas na ABS que, num futuro, nada adiantará irmos trabalhar com uma ideia pré-formada sobre tudo, pois quando estaremos de frente com um problema, teremos de agir conforme ele e seu nível de gravidade; dependerá tão somente do nosso “jogo de cintura” para ser possível encontrar uma solução para ele.

ESTUDO AUTO-DIRIGIDO

  1. Descreva os princípios do SUS e da Atenção Primária em Saúde (APS) e como o grupo percebe estes princípios nas visitas realizadas na unidade.

Tanto o SUS como a ABS tem como princípio prioritário o contato da população com o sistema de saúde. A concepção da ABS desenvolveu-se a partir dos princípios do SUS, principalmente quando se trata da universalidade, descentralização, integralidade e da participação popular. Nosso grupo percebeu na primeira visita que o conceito da Política Nacional de Atenção Básica aplica-se na prática, onde na UBS há um conjunto de ações de saúde visando à promoção e proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde; este que ocorre tanto no conceito individual como no coletivo.

  1. Elabore um glossário contendo, pelo menos, dez palavras que são fundamentais para entender os conceitos discutidos. Após elencar as palavras, busque seus significados.

TERMOS

SIGNIFICADOS

APS (Atenção Primária em Saúde)

Um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo que abrangem a promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde.

SUS (Sistema Único de Saúde)

É um dos maiores sistemas de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda população do país. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira.

Declaração Alma- Ata

Foi um pacto assinado por 134 países, o documento descreve as ações  mínimas, necessárias para o desenvolvimento da APS nos diversos países.

SESP (Serviço Especial de Saúde Publica)

Foi criado a partir da década de 1940, realizou ações curativas e preventivas, ainda restritas ás doenças infecciosas e carenciais.

PIASS (Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento do Nordeste)

Surge nos anos 70 com o objetivo de chegar à população historicamente excluída de qualquer acesso à saúde um conjunto de ações médicas simplificadas, caracterizando-se como uma política focalizada e de baixa resolutividade.

INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Privada)

Foi criado pelo regime militar em 1974 pelo desmembrado pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), que hoje é o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); e tinha a finalidade de prestar atendimento médico aos que contribuíam com a previdência social, ou seja, aos empregados de carteira assinada.

AIS (Ações Integradas de Saúde)

Surgiu em 1983 e que adota como diretrizes a universalização e a equidade no acesso aos serviços, a integralidade dos cuidados, a regionalização dos serviços de saúde e implementação de distritos sanitários, a descentralização das ações de saúde, o desenvolvimento de instituições colegiadas e o desenvolvimento de uma política de recursos humanos.

Relatório Dawson (1920)

Dawson propôs pela primeira vez o esquema de rede, trabalhou na organização de serviços de emergência na Primeira Guerra.

Médico-privatista

O modelo médico-privatista que era representado pela centralização do INAMPS durou até os anos 80 quando surgiram as Ações Integradas de Saúde.

ABS (Atenção Básica à Saúde)

Essa designação adotada é para enfatizar a reorientação do modelo assistencial, a partir de um sistema universal e integrado pela atenção à saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (326.4 Kb)   docx (443 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com