TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DESCRITIVA DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA JUNTO À ESCOLA ESTADUAL SANTOS DUMONT

Por:   •  26/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

ANÁLISE DESCRITIVA DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA JUNTO À ESCOLA ESTADUAL SANTOS DUMONT

A Escola na qual nos reportamos a pesquisar foi a Escola Estadual Santos Dumont, localizada na BR-104, n°12, Rio Largo/Alagoas, na qual teve seu ano de fundação em 1952 não se sabe precisar a data específica, somente o ano. A escola Estadual Santos Dumont foi criada pela Aeronáutica à serviço daqueles que prestavam serviços a mesma, porém em 1990 a Aeronáutica passou a responsabilidade da escola para o Estado. No início de sua criação a Escola só lecionava ensino fundamental, mas com o passar do tempo isso deixou de ser seu foco, daí foram diminuindo as turmas do fundamental e foram criando mais turmas do ensino médio, só em 2000 começou o ensino médio, de fato. Hoje o que prevalece é o ensino médio, tendo em vista que é destinado ao Município os ensinos Fundamentais, já que estamos mencionando uma escola do Estado. Tivemos como entrevistado o diretor da escola José Henrique dos Santos, que ao mesmo tempo é formado em Ciências Sociais e que já atua como professor de sociologia no ensino médio há 13 anos, foi aluno da Universidade Federal de Alagoas, ou seja, essa carga de horária de trabalho que ele possui foi de grande relevância no concernente à entrevista, tendo em vista que o mesmo mencionou que fez parte da criação do “Referencial Curricular” (foi um dos professores convidado para a construção do mesmo). Segundo Amurabi de Oliveira e Vanessa Rêgo, “a justificativa para se criar um Referencial Curricular para a Rede Pública de Ensino é a busca por elevar a posição do Estado no ranking da educação no país que é definido pelas notas do IDEB (Índice de desenvolvimento da educação básica), atualmente o Estado ocupa a última posição.” Esse trabalho de Oliveira e Ferreira foi concluído em 2015, a atualidade a qual eles se remetem.

Não foi desde a criação da escola que se ensina Sociologia, até porque o discurso da obrigatoriedade da disciplina é bem mais recente e a escola só foi criada em meados de 50, contudo o ano de introdução da disciplina Sociologia foi no segundo semestre de 2005, no governo de Ronaldo Lessa, o qual “exigiu de certa forma o ensino da mesma”, segundo o diretor. A implantação da sociologia se deu antes da obrigatoriedade pela lei 11.684/08 “que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio.” (Brasil, MEC)

Tivemos contato com as cadernetas (anexo 1) usadas no ano da introdução da disciplina sociologia, onde na mesma encontra os planos de aulas, uma prova e avaliação de aprendizagem, tivemos acesso e inclusive tiramos fotos deste recurso utilizado pelo professor.

O desenvolvimento do currículo da disciplina Sociologia não obedeceu nenhum parâmetro estabelecido, a não ser que se considere o ENEM como modelo para se dar aula, ou seja, os professores (sociologia) usava o método avaliativo do ENEM para estabelecer o que seria lecionado nas salas de aula do ensino médio. Para isso, é importante frisar que a reforma curricular que incluía a sociologia teve grande crítica quando se refere a sua construção, pelo fato de que os profissionais que fizeram parte da construção em sua grande maioria não eram formados em Ciências Sociais, como relata Ferreira e Oliveira (2014):

A Reforma Curricular da Educação Básica de Alagoas teve início no ano de 2011 e ainda não foi finalizada. A primeira grande etapa da Reforma, a construção dos referenciais, foi finalizada no ano de 2014. No mesmo ano em que foi encerrada a primeira etapa iniciou‐se a segunda etapa, a implantação do Referencial, que vem sendo desenvolvida até o momento. Até o encerramento da nossa pesquisa esta etapa não tinha sido encerrada. Na verdade, havia uma incerteza se o processo terá continuidade, em virtude da mudança do Governo do Estado, que acarretará em mudança nas Secretarias do Estado, inclusive na Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas (SEE/AL). [...] A proposta desta construção curricular distingue‐se da construção do Referencial Curricular da Educação Básica para as Escolas Públicas de Alagoas – RECEB – publicado no ano de 2010. Caridá (2014), afirma que na antiga proposta “os professores não foram convocados para a elaboração do documento”. (p. 73‐74) Dos sujeitos que entrevistamos apenas um afirma ter participado da construção” do documento de 2010.

Não teve professores envolvidos no processo da construção do currículo de sociologia, pelo menos na escola mencionada, ou seja, era utilizado o ENEM como parâmetro para as aulas, por conseguinte, em 2007 obteve-se o primeiro livro didático cujos autores foram: Everaldo Lorensetti, Katya Cristina de Lima Picanço, Marilda Iwaya, Salvina Maria Ferreira, Sheila Aparecida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com