TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Cap 3 do livro Metodologia Do Trabalho Científico

Por:   •  21/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  1.471 Visualizações

Página 1 de 4

Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas de Pesquisa e do Trabalho Acadêmico – Capítulo 3: Pesquisa Científica (2° edição)[pic 1]

Camila Pinheiro Pantoja (UEA-ESA), Giselly de Carvalho Martins (Professora)

Universidade do Estado do Amazonas - Escola Superior de Ciências da Saúde UEA/ESA

Resumo

        O presente conteúdo expõem métodos e técnicas de pesquisas necessárias voltadas para trabalhos científicos, tendo como referencial o livro Metodologia do Trabalho Científico (2° edição). Permitindo, assim, melhor compreensão a cerca da elaboração de pesquisas científicas, suas categorias e subdivisões, seu método organizacional de elaboração a execução final, para fins acadêmicos.

        A pesquisa, como já dizia Demo (2000, p.20), compreende-se como um procedimento em que se fabrica conhecimento, assim como o procedimento de aprendizagem, sendo parte integrante de todo o processo reconstrutivo de conhecimento, ou simplesmente procurar respostas para indagações. Sua finalidade é obter novos conhecimentos e respostas, ou meramente saber de forma profunda a respeito do objeto que se estuda. Ressaltando que, a pesquisa científica necessita de um estudo planejado, desde o método de abordagem do problema até a investigação científica, seu objetivo principal visa a aprendizagem. Sabe-se que há critério para a classificação dos tipos de pesquisa, havendo a variação de acordo com o enfoque, interesses, campos, metodologias, situações e objetos de estudo.

        A ética na pesquisa científica é necessária e indispensável, pois só assim enaltece-se todo aquele conteúdo e seu sucessivo retorno, nas respostas e demais dados, foram executados e recolhidos na conduta moralmente correta. A honestidade intelectual, a apropriação indevida de obras intelectuais de terceiros, o pesquisador deve mostrar-se o autor de seu estudo, a reprodução integral de um texto sem autorização considera-se plágio, a utilização das normas técnicas (ABNT), acompanhando a Resolução CNS 196 (1996), o consentimento livre e esclarecido de participação voluntária no experimento não sendo apenas um princípio mas também exigência. Esses princípios éticos devem ser acompanhados na execução e elaboração de quaisquer trabalhos acadêmicos.

        A pesquisa científica completa é mais do que uma simples abordagem, necessita da preparação da pesquisa, trabalho de campo, processamento de dados, análise e interpretação de dados, e elaboração do relatório de pesquisa. Independente de sua natureza é necessário que preencha algumas características para classificar-se, para ingressar no patamar científico é necessário que tenha de discutido ideias e fatos seguido de um marco teórico bem fundamentado, assunto classificado como reconhecível tanto para pesquisador  quanto para o leitor, que possua uma finalidade ou para a ciência ou para a comunidade, que o autor domine o assunto capaz de criar uma crítica a partir da coleta de dados, apresentar com nitidez os procedimentos utilizados na pesquisa, ser capaz de emitir conteúdo capaz de contestar ou aceitar resultados, agir clara e rigorosamente  na coleta de dados em conjunto com a fonte utilizada, possuir uma comunicação de dados organizada e lógica, utilizar rigorosamente a gramática correta e precisa.

        Existem vários tipos de pesquisa, possuem em comum apenas o núcleo, e cada uma delas possui sua peculiaridade específica. Classificação de acordo com Demo (2000) se faz como teórica, metodológica, empírica, prática ou pesquisa-ação, as classificando de forma geral como ideológicas, porém, para Andrade (1997) a classificação ocorre de forma diferente, podendo ser observações ou descrições originais de fenômenos naturais, trabalhos experimentais, trabalhos teóricos de análise ou síntese.

         O tal estudo possui quatro importantes ângulos visionários, o ponto de vista da sua natureza classificado em pesquisa básica e pesquisa aplicada; ponto de vista de seus objetivos classificado em pesquisa exploratória, pesquisa descritiva, pesquisa explicativa; ponto de vista dos procedimentos dos técnicos classificado em pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa experimental, levantamento (survey), pesquisa de campo, estudo de caso, pesquisa ex-post-facto, pesquisa ação, pesquisa participante; e o ponto de vista da forma de abordagem do problema classificado em pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com