TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro Metodologia do Trabalho Científico

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  791 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez. 2007.

Esta obra apresenta- se em 7 (sete) capítulos, em edição revisada, reformulada (devido as atualizações contemporâneas, principalmente pela surgimento da informática) e com acréscimo da Introdução, que de acordo com o autor não havia nas publicações anteriores. Severino recomenda a leitura da introdução e do primeiro capítulo antes da realização das atividades e leitura dos capítulos seguintes.

O autor orienta sobre a importância da rotina acadêmica para os estudantes ingressos no nível superior. Faz apontamentos sobre as técnicas de leitura, por meio de destacamentos no texto com o uso de canetas marca-textos, fichamentos. Discorre sobre as diretrizes para a realização de leitura, análise e interpretação de textos. Explana sobre os caminhos a serem percorridos para melhor entendimento da leitura.

Exprime acerca da teoria e prática científica, apresentando um fluxograma que auxilia na construção e compreensão da metodologia, nos fundamentos epistemológicos e técnicas de pesquisa que serão utilizados para a elaboração dos trabalhos científicos. Destaca a importância em fundamentar o conhecimento epistemológico em bases teóricas ao invés de utilizar o senso comum. Apresenta também os tipos e as técnicas de pesquisa que existem e que serão utilizadas conforme a natureza do objeto a ser investigado.

Severino (2007) enuncia acerca da elaboração das estruturas dos projetos de pesquisa, devendo os mesmos serem realizados com método dedutivo, sendo necessário ter um segmento durante a sua elaboração, que deverá conter a delimitação do tema, objetivos, justificativa, dentre outros. O uso adequado dos verbos e a maneira de conjugá-los também são destacados pelo autor. As alterações poderão ocorrer ao longo do trabalho e as mesmas se fazem válidas para melhorar e amadurecer o objeto de projeto da pesquisa.

A obra expõe sobre as modalidades de trabalho, sendo a abordagem reduzida a um único assunto, porém com tratamento especifico conforme objetivo e natureza da pesquisa. São elencados estruturas metodológicas, técnicas e lógicas, assim como o uso de embasamentos bibliográficos e sites específicos de acordo com a temática a ser realizada. Os trabalhos didáticos mais exigidos na graduação são o TCC (Trabalho Conclusivo de Curso), resumos, resenhas, dentre outros.

A atividade cientifica na pós-graduação aborda a pesquisa com características qualitativas com reflexões que sejam pessoal, autônoma, criativa e rigorosa, que conforme o passar de anos acadêmicos irão variar de acordo com normas e nível de modalidade (tese e doutorado). Severino acredita que uma qualificação se faz relevante para o amadurecimento reflexivo e observador do objeto da pesquisa, contribuindo para resultar em um bom termo da pesquisa.

E por fim, o escritor vai explanar sobre a carreira docente apontando que o professor deverá sempre possuir a postura investigativa devido a situação pedagógica de ensino-aprendizagem. Recomenda o uso do livro como acessório para ser utilizado conforme o surgimento de dúvidas. Ao longo da obra o livro destaca pontos importantes por meios de quadros e no final apresenta bibliografia comentada para acréscimo de conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com