TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro: ” Metodologia do Trabalho Científico” de Antônio Joaquim Severino

Por:   •  23/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  9.532 Visualizações

Página 1 de 6

SEMINÁRIO TEOLÓGICO DO BRASIL

Curso de Teologia – Cadeira: Metodologia da Investigação Teológica

Resumo do Livro: ” Metodologia do Trabalho Científico” de Antônio Joaquim Severino

por

Henrique da Silva

Campinas, Maio de 2017.

Introdução

O livro tem por objetivo apresentar aos estudantes universitários alguns subsídios e práticos para o enfrentamento das várias tarefas que lhe serão solicitadas, com esses instrumentos, os estudantes e professores poderão conseguir maior aprofundamento na ciência de modo geral.

O contexto esclarecerá em que sentido a expressão está sendo usada em cada etapa do livro, este é o objetivo geral explicada para construção do texto, em algumas etapas do texto, conceitos e categorias foram destacadas para enfatizar sua significação e relevância.

Dado o seu caráter instrumental, este livro deve ser paulatinamente abordado, à medida que se solicitações vão surgir.

O índice de assuntos, inseridos ao final, servira de guia as demandas de consulta e de leitura.

De qualquer modo, caso se opte por uma exploração do conjunto do texto, recomenda-se que o leitor, quando docente, o perpasse de trás para diante, abordando-o na ordem inversa dos capítulos, enquanto o leitor, quando discente, o faça na ordem direta dos capítulos.

No entanto, a leitura do capitulo primeiro é muito importante antes de se utilizar os recursos técnicos e metodológicos disponibilizados pelo livro.

Capitulo 1. Universidade, ciência e formação acadêmica

A formação superior é uma forma, precisa ser intencionalmente assumida e comprometer o processo, e que faz perder sua consistência e eficácia.

Os objetivos do ensino superior. O ensino superior visa atingir três objetivos. Primeiro objetivo é as profissionais das diferentes áreas aplicadas mediante o ensino e o aprendizado.

Segundo objetivo é o da formação do cientista especialidades. Terceiro objetivo é aquele referente à formação do cidadão, do sentido da sua existência. Neste objetivo é levar o aluno a entender sua inserção. Para dar conta desse compromisso, a atividades essas que devem ser efetivamente articuladas entre si, a natureza especifica de seu processo básico de apoio e de sustentação de seu ensino e a extensão.

O conhecimento transmite os seus resultados no seio da sociedade. Esse modo radicalizado de ensino, entendido e sobretudo a transmissão de conteúdo acumulados de produtos do conhecimento.

A distinção entre as funções de ensino, de pesquisa e de extensão, é apenas uma estratégia operacional dos seus produtos desvinculados de seu processo de geração.

É assim que a própria extensão deve ser entendida como o processo que articula o ensino.

Por outro lado, a extensão tem que ser intrínseca ao exercício pedagógico.

Toda instituição de ensino superior tem que ser extensionista, investindo-o pedagogicamente na construção de sua nova consciência social.

Pensar um novo modelo de sociedade, nos três eixos das práticas humanas: do fazer, do poder e do saber, ou seja, levando os três entendimentos da nossa existência, cumprindo a sua missão.

Capitulo 2. O Trabalho acadêmico: orientações gerais para o estudo na universidade

No ensino superior, é muito importante que nós entendemos e adquirimos, aprendizados e eficazes na nossa vida estudantil, adquirindo toda experiencia que os professores venham nos ensinar.

Os instrumentos de trabalho é fundamental teoria, para se iniciar o aprendizado, para que se possa explorar com clareza o material desenvolvido.

As atividades ensinadas, é uma atividade de formação e orientação.

O conhecimento especifico, é o ato de disciplina em saber do que é real conhecer, quando se falar do instrumento teórico. Significa, coletar dados de pesquisa, leitura, informativos e documentar em arquivos.

Lembrando que temos que se organizar no tempo para que tenhamos disponibilidade para os estudos, isso gera conhecimento no progresso pessoal de qualidade e inteligência.

Quando pegamos o abito de registrar tudo que ouvimos estudamos, o conteúdo pode ser relembrado e estudado. Acrescentar sempre é bom, mesmo que tenha muitas referências, a leitura deve ser feita por etapas e capítulos para que você possa resumir e ter seus pensamentos renovados.

Capitulo 3. Teoria e Pratica Cientifica

No começo, o método era único, no entanto o conhecimento rompeu os paradigmas descobriu-se as necessidades e possibilidade de um novo conceito.

A ciência aplica métodos coerentes para dar-se fundamento. Para resolver problemas desgovernados dos nossos conhecimentos. Mais contendo técnica de como se pode usar recursos metodológicos, indo pela mesmo caminho de seguimento.

Em tendo que preciso criar um raciocínio de três caminhos, a seguir;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com