TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão literária sobre bruxismo 250 palavras

Por:   •  16/5/2015  •  Resenha  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 2

Bruxismo: Etiologia, Consequências e Tratamento.

O Aparelho Estomatognático é uma entidade fisiológica, funcional, composto por quatro unidades como a articulação temporomandibular, oclusão, periodonto e Sistema Neuromuscular cuja biologia e fisiopatologia são absolutamente interdependentes, envolvidos nos atos funcionais como fala, mastigação e deglutição dos alimentos, e nos atos parafuncionais. A parafunção é definida como toda a atividade não funcional do Aparelho Estomatognático, resultante da repetição de um ato, geralmente agradável para o indivíduo e geradora de hiperatividade nos músculos mastigatórios, aumento da pressão interna na articulação temporomandibular e danos às estruturas associadas. O bruxismo é uma atividade parafuncional e tem sido atribuído ao longo da história à vários distúrbios dentários, tais como o apertamento dentário (bruxismo cêntrico) e ou ranger dos dentes (bruxismo excêntrico). Atualmente essa parafunção acomete cerca de 8% a 20% da população adulta, sendo encontrada rotineiramente na prática clínica.

Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi revisar a literatura estabelecendo os fatores etiológicos, as consequências, e os possíveis tratamentos para essa desordem.

Realizou-se uma busca bibliográfica atual em bases de dados disponíveis (Pubmed, Scielo, Lilacs) com artigos em inglês e português. Foram seguidos critérios de inclusão do conceito de odontologia baseada em evidências, estudos tipo longitudinais, observacionais e revisões de literatura.

Com aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram encontrados 30 artigos. Após análise, observou-se que o bruxismo apresenta uma etiologia multivariada e diversas teorias, como teoria oclusal, teoria psicológica, neurológica, fatores iatrogênicos, fatores sistêmicos e medicamentosa, procuram explicar o desencadeamento dessa parafunção. Podem-se observar manifestações dentais, musculares, articulares e periodontais. Diversos tratamentos são propostos incluindo uma abordagem multiprofissional. Vale ressaltar que a odontologia atua de forma paliativa, visto que não elimina o fator causal.

O diagnóstico do bruxismo apresenta características complexas e o diagnóstico dessa desordem é bastante criterioso. Além disso, a importância de uma

equipe multiprofissional para controle dos episódios de bruxismo é fundamental, visto que o indivíduo é um ser biopsicossocial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com