TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário Direito do Consumidor

Por:   •  22/11/2017  •  Resenha  •  1.940 Palavras (8 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 8

Avaliação da atividade antimicrobiana in vitro de materiais odontológicos

Evaluation of antimicrobial activity in vitro of dental materials

Lauame Gomes Fantini

lauane.fantini@hotmail.com/fantini.lauane@gmail.com

Seminários da Pós-Graduação em Ciência dos Materiais – Prof. Dr. Rafael Zadorosny

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade antimicrobiana de diferentes cimentos e pastas, sendo estes: Sealapex, Fill Canal, Ketac Endo, AH-Plus, Calen, Calasept e Óxido de zinco. As cepas bacterianas foram usadas com os seguintes organismos: Micrococcus luteus ATCC 9341, Staphylococcus aureus ATCC25923, Staphylococcus epidermidis ATCC 12228, Enterococcus faecalis ATCC 10541, Streptococcus mutans WS, Escherichia coli ATCC 25922 e Pseudomonas aeruginosa AT8CC 27853. O método da difusão em ágar foi utilizado neste estudo com o ágar MH (Müller Hinton medium) e o ágar BHIa (Brain Heart Infusion ágar), sendo incubados a 37ºC durante 24 horas. As placas foram mantidas à temperatura ambiente para 2 horas para difusão do material, e em seguida, incubada a 37ºC para 24 horas e otimizada com 0,05g% TCC gel. Foram utilizados os métodos do poço e pontos de papel absorventes. Foi possível observar a atividade antimicrobiana in vitro e a cultura de otimização facilitou a observação dos halos de inibição.

Palavras-chave: cimentos, pastas, cepas bacterianas

Abstract

The objective of this study was to evaluate the antimicrobial activity of different cements and folders, being these: Sealapex, Fill Canal, Ketac Endo, AH-Plus, Calen, Calasept and zinc oxide. Bacterial strains were used with the following organisms: Micrococcus luteus ATCC 9341, Staphylococcus aureus ATCC25923, staphylococcus epidermidis ATCC 12228, Enterococcus faecalis ATCC 10541, Streptococcus mutatis WS, Escherichia coli ATCC 25922 and Pseudomonas Aeruginosa AT8CC 27853. The method of diffusion on Agar was used in this study with the agar MH (Müller Hinton Medium) and the BHIa agar (Brain Heart infusion agar), being incubated at 37ºC for 24 hours. The plates were kept at ambient temperature for 2 hours for diffusion of the material, and then incubated at 37ºC for 24 hours and optimized with 0,05g% TCC gel. The methods of the well and absorbent paper points were used. It was possible to observe the antimicrobial activity in vitro and the culture of optimization facilitated the observation of inhibition halos.

Keywords: sealers, pastes, bacterial strains

1. Introdução

As bactérias possuem um papel essencial para início e desenvolvimentos de doenças pulpais e periapicais, pois quando há a presença delas na cavidade oral, elas podem invadir o canal radicular durante o tratamento endodôntico tornando infecções nos canais. Para ter o êxito do tratamento endodôntico, depende da redução ou eliminação das bactéricas presentes na infecção. Mesmo com todo o preparo químico-mecânico (PQM) cuidadoso, ele não é capaz de destruir completamente os microorganismos, necessitando de uma medicação intracanal como um complemento para a desinfecação do canal radicular [1].

A medicação tem como função a barreira física para impedir o fornecimento de substrato e ocupar espaços, com o objetivo de barrar a multiplicação microbiana [2].

Com a mesma importância dos medicamentos, os cimentos endodônticos necessitam do alto poder antimicrobiano para inibir a infecção do canal recorrente e auxiliar no reparo dos tecidoss apical e periapical [3].

Existe poucos estudos que comparam os diferentes tipos de cimentos e pastas contra patógenos na endodontologia, principalmente com as bactérias anaeróbias estritas, no qual teve um grande aumento relacionados com infecções de canais[4].

A avalição da atividade microbiana dos materiais endondôticos pode ser realizada tanto in vitro como in vivo[3].

A utilização da difusão de ágar é o método mais utilizado para realizar a avaliação da atividade antimicrobiana dos materiais dentários e dos medicamentos utilizados na endodontia. Esse método possui vantagem de uma maior eficiência em relação aos outros, pois exibem a capacidade dos materiais de acabarem com as bactérias na cavidade oral[4].

O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade antimicrobiana in vitro de diferentes cimentos e pastas que são utilizadas na área endodôntica.

2. Materiais e Métodos

Foi avaliada a atividade antimicrobianaa de cimentos e pastas usados para o curativo de tratamento de canal (Tabela 1) através do método de difusão de ágar usando poços ou pontos de papel absorvente.

As cepas bacterianas (Tabela 2)  foram utilizadas da American Type Culture Collection, exceto a Streptococcus mutans, pois essa foi obtida através da saliva de um paciente na clínica dental, que foi isolada no laboratório de Microbiologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Brasil).

O inóculo foi obtido através da semeadura das cepas no ágar MHb (Müller Hinton medium) e o ágar BHIa (Brain Heart Infusion ágar), conforme as características fisiológicas e incudabas a 37ºC para 24 horas.

O método do poço foi conduzido em placas de duas camadas em triplicado. A primeira camanda, base, foi composta por 10,0ml de meio de cultura esterilizado e foi aquecido aproximadamente a 50ºC em placas de petri estéreis de 20x100mm. Após solidificação, adicionou-se uma camada de sementes de 5,0ml, obtida através da adição do inóculo numa concentração de 106 colônias formadoras unidades/ml. Em seguida, os poços foram realizados através da remoção do ágar em alguns pontos equidistantes. Os cimentos e pastas foram aplicados em cada um poços até ser preenchido totalmente, no qual foram feitos conforme as instruções do fabricante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (170.8 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com