TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Odonto

Por:   •  4/5/2021  •  Resenha  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

Sugira novas abordagens que possam vir a melhorar a condição da saúde bucal da população brasileira:

Seria um maior investimento financeiro por parte do governo para comprar materiais/e ou a contratação de mão de obra qualificada?

Certamente um maior investimento do governo, juntamente com os fiscais de saúde bucal. As pesquisas mostram a dificuldade de uma verba específica para saúde bucal. De acordo com técnico da esfera estadual ‘’Na saúde bucal não existe uma porcentagem específica da parte de saúde’’. A maioria das discussões, Congressos e até na Conferência Nacional de Saúde, foi discutido, justamente isso: ter um repasse já fixo para a saúde bucal. Porque o coordenador de Saúde Bucal, muitas vezes, nem fica sabendo se realmente o dinheiro está sendo aplicado na saúde bucal, mesmo os próprios incentivos que chegam para o programa saúde da família.

Seria a realização de mais campanhas de promoção de saúde?

Sim, a Política Nacional de Saúde Bucal (Brasil Sorridente) constitui-se num marco na história das políticas públicas no Brasil, na medida em que incorpora uma agenda em discussão desde o Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira e traduz os princípios do Sistema Único de Saúde em seus pressupostos operacionais. Ao trabalhar os eixos da atenção à saúde bucal a partir do incremento da atenção básica por meio da Estratégia Saúde da Família, da implementação dos centros de especialidades odontológicas como elementos estruturantes da atenção secundária, além das ações de caráter coletivo, o Brasil Sorridente se insere no conjunto de programas estratégicos na atual política de saúde.

Seria uma intensificação de mais atendimentos individuais ou a criação de novos programas de saúde bucal?

A meu ver, seria melhor a intensificação dos programas de saúde. O Brasil aprendeu, ao longo destes últimos onze anos, a investir na redução da pobreza e das desigualdades regionais, e na saúde bucal não foi diferente. O significativo crescimento de 390% das equipes de saúde bucal, a criação de 865 centros de especialidades odontológicas, a habilitação de 674 municípios com laboratórios de próteses dentárias, a distribuição de 72 milhões de kits de escova e pasta dentária, a ampliação do acesso à água tratada e fluoretada para cerca de sete milhões de brasileiros proporcionaram a redução do número de dentes extraídos. Houve ainda a ampliação do acesso aos serviços públicos odontológicos, principalmente para os mais pobres, elevando o Brasil ao grupo de países com baixa prevalência de cárie.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com